Você já ouviu falar no conceito marketplaces? Talvez você não conheça por esse nome, mas provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de comércio online.
Marketplaces são ótimas ferramentas utilizadas para ajudar as lojas virtuais de pequeno ou médio porte a alavancar suas vendas e alcançar um público muito maior.
Interessado em saber mais sobre os marketplaces? Então continue lendo!
O que é marketplace?
Imagine uma pequena vendinha de sucos localizada em uma rua de uma cidade do interior. Apesar do pouco movimento, a vendinha consegue se sustentar, mas não obtém o lucro que gostaria.
Um dia, vários outros empresários donos de vendinhas de sucos se juntam para ocupar um lugar numa praça de grande movimentação, que passa a ser conhecida como a “Praça do Suco”, cujo local é visitado por pessoas interessadas em provar os diferentes tipos de sucos da região.
A vendinha entra nesse negócio e agora ganha o dobro ou o triplo, apesar da concorrência no mesmo local.
Essa história pode ser considerada uma analogia a um marketplace, pois, basicamente, estamos falando de locais na internet que reúnem vários e-commerces e lojistas para divulgarem seus produtos para uma audiência bem maior. Entendeu? 🙂
Os melhores marketplaces do mercado
Abaixo, listamos 11 dos marketplaces mais famosos do Brasil para alavancar de vez o seu negócio. Confira:
1- Mercado Livre
O Mercado Livre é o marketplace mais conhecido do Brasil. O site reúne todos os tipos de produtos comercializáveis e também representa uma ótima opção de divulgação para micro e pequenos empresários.
Esse marketplace possui milhões de visitantes por mês,o que mostra que ainda pode ser muito vantajoso utilizá-lo para começar a vender online ou para aumentar as vendas do seu negócio.
Nele, produtos de todos os tipos podem ser vendidos, mas devem ser cadastrados dentro da própria plataforma. Assim, apesar de poder ter uma loja virtual fora do Mercado Livre, será preciso criar outra lá dentro.
Vender no Mercado Livre é sinônimo de alcance – afinal, a plataforma opera não só no Brasil, mas também na Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Chile, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Panamá e Portugal.
Nesse marketplace, o cadastro de produtos é ilimitado e os pedidos são registrados automaticamente. Além disso, há um gerenciamento personalizado de perguntas, respostas e comentários.
Categorias:
- Acessórios para veículos;
- Alimentos e bebidas;
- Animais;
- Bebês e brinquedos;
- Beleza e cuidado pessoal;
- Roupas e acessórios;
- Casa, Móveis e Decoração;
- Celulares e Telefones;
- Eletrodomésticos;
- Livros;
- E a lista continua…
2- Casas Bahia
É nacionalmente conhecida e possui presença física em 17 estados, além do Distrito Federal, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. As vendas na internet começaram há 10 anos, tornando-a referência para os consumidores online.
A diferença é que as Casas Bahia aceitam menos categorias de produtos do que as outras listadas acima – livros, por exemplo, não costumam ser vendidos por esse marketplace.
Esse marketplace também apresenta vantagens para os lojistas. Confira:
- Não há cobrança de taxa fixa, apenas por vendas realizadas;
- Visibilidade por ser uma marca famosa;
- Ao vender nas Casas Bahia, seus produtos são expostos nos sites do Extra e Ponto Frio automaticamente.
3- Extra
O site do Extra iniciou sua operação em 2013, como uma extensão da rede supermercadista surgida em 1989.
Assim como o Submarino, o Extra possui um sistema de marketplace no mesmo sistema de API, listando seus produtos dentro do próprio Extra.
Podem ser listados produtos de diversas categorias por lá, atraindo milhares de visitantes por dia, tendo mais de 26 milhões de visitantes mensais e 10 milhões de clientes.
Uma vantagem de vender neste marketplace é que ele está vinculado ao grupo Via Varejo, de forma que o parceiro pode vender no Extra, Casas Bahia e Ponto Frio após preencher um mesmo cadastro e com uma única integração. Ademais, não há taxa de adesão ou mensalidades.
4- Ponto Frio
O Ponto Frio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e veicular propagandas na TV. E isso ainda na década de 50.
Com 12 milhões de acessos mensais, o Ponto Frio é outro marketplace nacional de grande importância, especialmente para quem trabalha com móveis ou eletrodomésticos.
O sistema do Ponto Frio é similar aos já listados e tem uma oferta de produtos parecida com o das Casas Bahia.
5- Submarino
O Submarino é um marketplace brasileiro muito popular, mas funciona de modo diferente dos outros citados na lista.
O sistema do Submarino funciona com uma API inserida na sua loja virtual, que passa a disponibilizar os seus produtos na listagem do próprio Submarino.
Ele faz parte do B2W Marketplace e contabiliza sozinho 174 milhões de pageviews por mês. Entre suas conquistas está presença na lista do Prêmio e-Bit desde 2008, também obteve algumas vezes a posição de melhor loja diamante (o maior grau da premiação) no Brasil.
Existem muitas vantagens em vender neste marketplace, por isso listei algumas para você. Dá uma olhada!
- Credibilidade para a sua marca;
- Diversos meios de pagamento;
- Solução na entrega dos produtos;
- Sistema antifraude.
6- Shoptime
Ao longo de 20 anos, o marketplace Shoptime virou a marca mais multicanal do varejo, atuando através de TV, app, site e catálogo. O marketplace conta com soluções que integram plataformas de e-commerce ou hubs, sistemas self-service de anúncios e entregas, para as lojas do marketplace otimizarem sua operação.
A comissão sobre os pedidos nesse marketplace é de 16% e as principais categorias são: eletrodomésticos, celulares, eletroportáteis, produtos de informática e utilidades domésticas; mas também é possível vender produtos de moda, beleza e saúde.
7- Americanas
É um dos maiores e-commerces da América Latina, sendo destino de 10 milhões de clientes e 20 mil empresas. Imagine seus produtos sendo vistos por estes tantos clientes em potencial!
Além disso, a Americanas Já foi eleita a loja número 1 na categoria de atendimento ao cliente, conforme Prêmio Reclame Aqui; vencedora do Prêmio e-Bit como a marca mais querida, após votação popular; vencedora do Prêmio Top Of Mind em e-commerce, além de ser vencedora de todos os Prêmios iBest na categoria júri popular desde o ano de sua criação.
8- MadeiraMadeira!
O marketplace MadeiraMadeira! é a maior loja de produtos para casa do Brasil. O site possui mais de 29 milhões de acessos mensais e as redes sociais superam 1 milhão de seguidores, proporcionando às lojas virtuais uma maior visibilidade, levando suas vendas às alturas.
Com um portal exclusivo para facilitar a gestão da sua loja no Marketplace MadeiraMadeira, você consegue analisar vendas, cadastrar produtos, alterar preços, visualizar pedidos e muito mais!
9- Elo7
A Elo7 é um marketplace de artesanato e outros produtos dos mais diversos nichos, desde produtos para festas de aniversário até roupas e objetos decorativos.
Esse não é um marketplace com volume de vendas tão grande quando comparado a outras plataformas, mas ainda pode pode ser um ambiente lucrativo para seu negócio e uma oportunidade de aumentar o alcance das suas vendas.
É considerado a principal plataforma de comércio de produtos autorais da América Latina. Em 2020, o Elo7 cresceu 11% e movimentou R$ 700 milhões em vendas (GMV). Após investir no mercado de casamentos, com faturamento estimado em R$ 17 bilhões por ano pela Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o marketplace foca no número de nascimentos para 2021. Não é para menos: produtos e serviços para bebês movimentam R$ 50 bilhões por ano, de acordo com o Sebrae.
Esse marketplace exige do empresário que a loja virtual seja incorporada na própria plataforma.
10- Estante Virtual
Estante Virtual é um marketplace especializado em sebos e livrarias. O aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar” registrou 23.446 downloads de cartilhas no primeiro mês de funcionamento. O programa dá acesso ao conteúdo gratuito de 170 cartilhas sobre os mais variados temas. O site fornece um serviço de loja virtual para sebos localizados no Brasil inteiro e faz a integração com o estoque físico dessas empresas.
11- Shopee
Com mais de 200 milhões de aplicativos baixados, a plataforma de e-commerce número 1 do Sudeste Asiático está finalmente aqui no Brasil.
Ao optar por fazer suas vendas online na Shopee Brasil, você vai ter muitas vantagens para o seu negócio:
- Praticidade: tudo o que você precisa para começar a vender e acompanhar seus resultados é um celular e internet, podendo criar novos anúncios e monitorar suas vendas de qualquer lugar.
- Visibilidade: participe das campanhas da Shopee e ganhe muitas visitas na sua loja. As pessoas poderão te encontrar ao navegar por nossas páginas principais e as suas vendas aumentarão.
- Suporte de vendas: você acompanha todos os dados de venda e rastreamento de entrega pela Central do Vendedor, além de contar com um Gerente de Contas para te ajudar quando necessário.
O que achou da nossa seleção de marketplaces? Ficou interessado em algum para ajudá-lo a divulgar o seu negócio? Comente conosco!
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.