O e-commerce é um dos setores que mais crescem em todo mundo. A cada ano grandes marcas e empresas investem em lojas virtuais, os internautas ficam cada vez mais confiantes para comprar e os números estão sempre crescendo.

 

No entanto, o e-commerce também é um dos setores com altos índices de fechamentos anuais. Para você ter ideia, 60% das lojas virtuais que são abertas no Brasil fecham com menos de 1 ano de existência.

 

O motivo do fracasso de tantos e-commerces são diversos, mas o despreparo diante do nicho de mercado é um dos mais recorrentes. E foi pensando nisto que separamos para o post de hoje 4 dicas para ajudar você a definir seu nicho de e-commerce e começar sua loja online com o pé direito! Confira:

Defina seu produto ou serviço, objetivo e propósito

Antes de pesquisar se há um mercado para seu e-commerce, você precisa ter muito claro qual é o seu produto/serviço, o seu objetivo e propósito. Primeiro, defina exatamente o que você vai vender e por quê. Liste os pontos fortes e fracos do seu produto e serviço. Depois responda qual é o seu objetivo: você quer crescer? Você quer se tornar uma empresa referência no mercado? Você quer vender produtos exclusivos? Faça também perguntas mais relacionadas à missão da sua empresa: por que você fundou sua empresa? O que você quer alcançar com ela?

 

Esta parte é importante, pois é a partir destas definições que vai conseguir enxergar com mais clareza em qual nicho o seu e-commerce está inserido. Se você começar sem saber o que exatamente você faz e vende, e o que você quer, correrá sérios riscos de acabar direcionando seus esforços para o público errado.

Invista em uma análise de mercado

Com objetivo, produto/serviço e missão definidos, é hora de descobrir qual é o nicho de e-commerce ideal para seu negócio. Neste momento não cabem “achismos”, é preciso dados sólidos e insights embasados. Ou seja, não vale você imaginar quem seria seu público-alvo, é preciso investir em uma pesquisa de opinião e em um planejamento detalhado com dados e informações sólidas, que cruzam a realidade de mercado com o posicionamento do seu produto.

Cuidado com mercados muito aquecidos

Entrar em um mercado onde já existem milhares de pessoas interessadas em comprar e com outras centenas de marcas oferecendo o mesmo produto é um risco. Isso é um mercado já aquecido, que movimenta vendas de empresas que já se solidificaram. Para entrar nestes nichos você precisa ter um produto com um grande diferencial, capaz de fazer as pessoas desistirem do concorrente e irem até você. Para isto, é preciso ter um alto investimento em comunicação. Afinal, as pessoas precisam saber que você existe para então decidirem comprar com você. Por isso, tenha cuidado, se você não tem um produto com diferenciais, as chances de acabar fracassando são grandes.

Tenha atenção com mercados muito inovadores

Outro nicho de e-commerce que representa um forte risco para novos empreendedores são os mercados muito inovadores — aquelas empresas que tem um produto ou serviço que não existe igual e que não há a certeza de que realmente existe uma demanda por ele. É o mercado das startups, por exemplo. Neste caso é preciso, antes de lançar seu e-commerce, validar seu nicho de mercado.

 

É preciso provar, principalmente para investidores, que há sim um potencial mercado consumidor interessado em seu produto. Se você não tiver como demonstrar isso com dados concretos, então pense duas vezes antes de investir.

 

Siga nossas dicas e trilhe o caminho certo para definir seu nicho de mercado e garantir o sucesso do seu empreendimento! Tem alguma dúvida? Comente com a gente e continue aqui no blog por dentro de mais dicas e novidades.

 

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