Crise econômica? Não para quem deseja abrir um e-commerce. De acordo com dados do E-bit, o setor faturou aproximadamente R$ 10 bilhões no primeiro semestre de 2016. Ao todo, somaram-se 24,45 bilhões de pedidos pela internet, e o ticket médio do período aumentou em 7%, passando de R$ 373,00 para R$ 399,00. Com isso, o segmento ganha viabilidade, principalmente frente ao varejo off-line que, infelizmente, não tem apresentado os mesmos resultados.
É claro que, apesar de esse ser um excelente modelo de negócios, é muito importante que o gestor comece com o pé direito. Afinal, muitas empresas fecham as portas por conta de uma falta de planejamento, tanto operacional, quanto financeiro. Para ajudá-lo a não cometer nenhuma gafe nas fases iniciais, resolvemos trazer, nesse post, uma lista com erros ao abrir um e-commerce. Confira a seguir:
Não realizar um planejamento
Em primeiro lugar, é importante que você dedique bastante tempo ao planejamento estratégico do seu e-commerce, que, nas fases iniciais, se chama plano de negócios. Em uma parte mais abstrata, você deve definir quais serão os objetivos e metas da empresa, a missão e a visão de negócios, os valores e a cultura organizacional que deseja implementar.
Já em um olhar mais prático, você deve verificar qual será a estratégia de marketing a ser utilizada (no e-commerce, o marketing digital está com tudo), os servidores que utilizará, os produtos que serão vendidos, os processos, entre outras coisas.
Não garantir a segurança
Pode ter certeza, a cada dia, o consumidor está mais desconfiado. Por isso, ele prefere optar por sites que possam garantir a sua segurança ou que, simplesmente, tenham alguma confiabilidade — como é o caso dos grandes sites de vendas. Por isso, é muito importante que você tenha um sistema que garanta não só as informações do seu negócio, como também dos clientes.
Investir em uma landing page criptografada já é um bom começo, mas não para por aí. Você também deve definir um cadastro simples, que não pareça muito invasivo para o cliente. Por fim, mesmo que a sua empresa passe por gateways de segurança, como o PagSeguro, por exemplo, é importante garantir o certificado de segurança.
Não investir no layout e na responsividade
O site não pode apenas ser seguro, ele precisa aparentar essa segurança. Pode ter certeza que muitos negócios serão perdidos se o consumidor não se sentir à vontade para comprar com você. Por isso, é altamente recomendado procurar empresas que realizem sites de qualidade, dando atenção tanto à parte operacional — como a segurança, o sistema de pagamento, entre outros — quanto ao design.
Além disso, é muito importante que o site seja intuitivo. Quanto menos etapas, botões ou quaisquer outros tipos de interação que possam distrair o seu consumidor, melhor. O foco deve ser no call to action, que é o botão de compra.
Não apostar no marketing
Por fim, é importante deixar claro que o marketing é uma importância vital para o e-commerce — mais do que para um varejo off-line, por exemplo. Deve fazer parte de todo o planejamento do negócio. E a melhor forma para se fazer marketing nesse segmento é apostar no marketing digital.
Estratégias como links patrocinados, mídias sociais, marketing de conteúdo e SEO são indispensáveis para que a sua loja virtual possa atingir novos patamares. Portanto, abandone agora mesmo a ideia de que marketing é custo e pense nele como um investimento!
Agora que já descobriu os principais erros dos varejistas on-line, veja qual é a importância dos termos de uso para o e-commerce!