Apesar de seu baixíssimo custo e grande capacidade de alcance, são raros os empresários que ainda fazem uso de todo o potencial do e-mail. Há pouco tempo atrás ele foi considerado como uma técnica de divulgação pouco eficaz e ultrapassada, mas a realidade mostrou que quem afirmou isso estava redondamente enganado!

 

As taxas de abertura e retorno de investimento desse tipo de marketing simplesmente são as maiores do universo da internet! Em empreendedor inteligente não pode jamais abrir mão dessa estratégia. Quer descobrir quais são as 4 principais maneiras de usar todo o potencial do e-mail no seu e-commerce? Leia o texto a seguir:

1 – Incentive o cliente a deixar sua opinião sobre as compra

Essa é uma das maneiras que você pode usar essa estratégia para saber ao certo a opinião de quem interessa: o seu cliente! O e-mail permite a resposta imediata e fácil, fazendo com que seu comprador tenha pouco trabalho para lhe dar esse retorno. Basta ele perder poucos segundos de seu tempo para deixar sua opinião sobre as compras! E com esses dados em mãos você pode ter várias atitudes: realinhar estratégias para consertar algum campo que tenha sofrido muitas reclamações, reforçar o investimento nos produtos ou serviços que tenham mais elogios, além de situações mais específicas que podem surgir com esse retorno.

2 – Meça e teste suas taxas de abertura e clique

Uma das grandes vantagens de trabalhar com esse tipo de marketing é que ele lhe dá uma poderosa ferramenta de análise do comportamento do seu cliente, mesmo que ele não perceba. Você pode medir as taxas de abertura e clique, mas o que isso pode lhe dizer? Você saberá ao certo o quanto sua marca está sendo bem recebida, bem como quais são os itens que estão tendo mais altas taxas de cliques. Com isso você delimita estratégias para aquele cliente e sabe ao certo qual tipo de item você pode oferecer em e-mails em campanhas futuras.

3- Personalize suas mensagens

Já que o e-mail é um contato que seu negócio faz diretamente com os clientes, por que enviar uma mensagem generalizada? Mensagens muito gerais que abordam um grupo muito grande de pessoas podem não criar vínculos com os consumidores, deixando de atingir seus objetivos.

 

Por isso, use o nome e sobrenome do seu cliente, utilize de informações demográficas, socioeconômicas e comportamentais para oferecer conteúdos diferentes de acordo com os perfis de seus contatos, alcançando pessoalmente aquelas pessoas que consomem ou podem consumir produtos das sua marca!

4 – Não deixe seus clientes esquecerem-se de você

Uma bela maneira de dizer ao seu cliente: “oi, estamos aqui” é através de um e-mail. Envie em datas festivas, no lançamento de novas coleções ou mesmo quando aquela pessoa estiver muito tempo sem finalizar uma compra com você. Por vezes o cliente pode se animar em entrar em seu e-commerce e voltar a fazer negócio!

 

Essas são algumas das maneiras com as quais você pode se valer de usar um e-mail na relação com seu cliente. Essa maneira tão barata quanto eficaz pode fazer seu e-commerce ter resultados ainda melhores! Experimente!

 

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