A Forrester Consulting realizou uma pesquisa com 1.048 internautas do mundo todo que efetuam compras online e 1/3 deles afirmaram que já abandonaram uma compra por causa de erros ou má qualidade do e-commerce. Isso é uma realidade que você, dono de uma loja online, não pode ignorar. Se o seu site não for atrativo, você vai perder vendas.
Mas o que você precisa considerar na hora de deixar seu site mais amigável para seus clientes? O que seus clientes procuram na hora de acessar seu e-commerce? Separamos no post de hoje uma lista de erros comuns nos sites do e-commerce para você evitar! Acompanhe com a gente!
Não ter um site responsivo
Um dos maiores erros de um e-commerce é pensar em desenvolver o site da loja apenas para visualização em computadores. Hoje, mais de 52 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular. Isso significa que se seu site não estiver adaptado para diferentes telas, você corre sérios riscos de perder clientes.
Na hora desenvolver o site da sua loja, peça sua equipe desenvolvedora para fazer um e-commerce responsivo, que é bem visualizado em todas as telas: tablets, smarthphones e computadores.
Ter blocos muito longo de textos
Grandes blocos de texto assustam as pessoas. Elas leem as primeiras linhas e abandonam o conteúdo rapidamente. Para você ter ideia, um internauta lê em média 28% de palavras em uma página. Então, na hora de descrever produtos ou divulgar alguma novidade ou promoção, opte por textos curtos e divididos em diversos parágrafos. Teste o uso de imagens também, pois elas sempre apresentam uma boa resposta dos internautas.
Ter um site que demora muito para carregar
Não há nada mais frustrante para um consumidor online do que acessar um site que demora muito para carregar completamente. Aquele tempo que o internauta passa na frente de um ícone de carregamento é o tempo que ele precisa para desistir de comprar na sua loja. E os números comprovam isso: 40% dos visitantes de um site abandonam a página se ela demorar mais que 3 segundos para carregar.
Então, fique atento ao tempo de carregamento do seu site. Faça ele ser o mais leve e o mais rápido possível. Quanto mais você entregar para seu visitante, em menos tempo, maiores são suas chances de fechar negócio.
Ter pop-ups e vídeos com autoplay
Se seu site é cheio de pop-ups que saltam na frente do internauta, ou contêm vídeos que dão play automaticamente, então você deve estar perdendo muitas vendas.
Este tipo de ação no seu site transforma a experiência do visitante na sua página em algo ruim e chato. Ele certamente irá abandonar a compra rapidinho. Então evite pop-ups demais e vídeos invasivos.
Não ter um canal de contato com você
Se você não tem um link fácil de contato, você vai perder vendas. Imagine um cliente que precisa tirar alguma dúvida sobre o processo de compra do seu e-commerce, se ele não for atendido rapidamente ele vai desistir de fechar negócio e, provavelmente, vai procurar a concorrência.
Tenha um link de contato fácil ou faça melhor: ofereça um chat ao vivo em tempo integral para os visitantes tirarem suas dúvidas a hora que precisar.
E você, comete algum desses erros que citamos? Não perca mais tempo! Siga nossas dicas! Lembre-se de que quanto melhor seu site for, mais vendas você vai efetivar!
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