Vender pela internet é, sem dúvida, uma ação inteligente adotada por empreendedores que se mostram atentos ao momento que estamos vivendo.
Mas é claro que as recompensas não vêm sem alguns esforços, como atrair e converter clientes. É por isso que é importante investir também em marketing, os resultados e benefícios que as estratégias de marketing podem trazer para o seu negócio são inúmeras.
No Brasil, atualmente, temos cerca de 116 milhões de pessoas na internet, o que equivale a mais ou menos 64% de toda a população do país. Então, sua empresa precisa estar na internet e realizando ações de marketing.
Pensando no seu sucesso, criei este post com 5 estratégias de marketing digital para e-commerce que podem ajudar sua loja a crescer! Além disso, leia até o final, pois separei um bônus para você ficar por dentro das novidades! Confira!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital que mais crescem no Brasil e no mundo, e com bons motivos. As marcas estão compreendendo o poder que o conteúdo tem na hora de direcionar o público para a aquisição de produtos e de serviços.
O Marketing de Conteúdo gira em torno da produção e divulgação de uma série de conteúdos diferentes que possuem propósitos e estratégias específicos de acordo com a etapa de compra que seu cliente esteja.
Por meio de uma boa estratégia de conteúdo você vai ver o ciclo de venda diminuir, bem como o custo de atração de clientes ser reduzido consideravelmente. E o melhor: clientes conquistados dessa forma são mais propensos a consumir mais vezes.
Sendo assim, no Marketing de conteúdo, alguns conteúdos são criados para aquecer, reaquecer ou converter os seus contatos e transformá-los em clientes, é o caso das páginas de oferta e funis de e-mail marketing.
Se você deseja entender mais sobre este assunto, tenho um post perfeito sobre: ‘’O que é Marketing de Conteúdo e como você pode aumentar suas conversões com isso’’.
E-mail marketing
O e-mail marketing tem tudo para ser um grande aliado da sua loja virtual, seja para manter o interesse do público pelo conteúdo que publica regularmente em seu blog ou para enviar listas de ofertas,descontos especiais e lançamentos de produtos. O e-mail marketing é a melhor estratégia de Marketing Digital para manter a comunicação com os seus clientes ativa.
Algo muito importante do e-mail marketing é a facilidade com que ele permite automatizar com eficiência parte da comunicação com os clientes, o que dá algum tempo para se concentrar em outras atividades importantes.
As estratégias de marketing para e-mail são divididos em formatos diferentes, para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados à conversão, outros mais voltados à informação, por exemplo: newsletter, e-mail promocional, comemorativo, sazonal e de boas-vindas.
Sobre os assuntos, existem palavras que devem ser evitadas, se você deseja saber mais, leia este post até o final: ‘’E-mail marketing: tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia!’’, mas a dica que te dou é sempre apostar em criatividade no momento em que for escrever os assuntos dos seus e-mails.
Redes sociais
Você começou seu negócio online, mas precisa melhorar as vendas. Sua loja virtual tem alguns clientes fiéis, porém, é necessário tornar o seu e-commerce mais conhecido. É aí que entra o marketing nas redes sociais.
As rede sociais constituem uma série de canais abertos de comunicação com seu público, e tudo que você precisa fazer é aproveitar bem esses espaços. Afinal, as pessoas estão ansiosas por experiências interessantes e conteúdo relevante nesses meios.
As ações online são baratas, mas trazem um ótimo retorno para o crescimento e o fortalecimento da marca. Existem diversas opções disponíveis, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn… Por isso, o primeiro passo para escolher a rede social é avaliar o perfil e as preferências do público-alvo da sua loja virtual.
É necessário entender como cada rede social funciona: quem a utiliza, que tipo de conteúdo faz mais sucesso, qual a melhor frequência de postagem e outros detalhes importantes que fazem diferença na criação de um perfil de sucesso.
SEO
O SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization (otimização para motores de busca, em português), pode ajudar muito nas vendas e na autoridade do seu e-commerce. O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas.
Por quê? Ele envolve melhorar o seu site para que a sua página apareça nos primeiros resultados de busca, em mecanismo de busca como o Google, quando as pessoas pesquisarem por produtos que a sua loja vende ou conteúdo relacionado a eles.
Assim, sempre que um cliente em potencial procurar algo relacionado à sua loja, vai encontrar primeiro o seu site, e não o dos concorrentes.
A estratégia de SEO começam com a pesquisa e escolha das palavras-chave, além disso, utilize diversos formatos de conteúdos nas suas páginas, como imagens, vídeos, sugestões de uso, avaliações, perguntas e respostas, infográficos e simuladores.
Portanto, o SEO para e-commerce exige dedicação, mas é atualmente uma das melhores estratégias para se destacar no Google e atrair tráfego para o seu site.
Links patrocinados
Os links patrocinados ( como Google AdWords e Facebook Ads ) são uma ótima opção, especialmente para dar o pontapé inicial no seu planejamento e atrair clientes para o seu e-commerce mesmo antes de as estratégias de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais estarem totalmente desenvolvidas.
O melhor dessas técnicas de marketing digital para e-commerce é que não há mistério por trás delas: é perfeitamente possível medir o retorno de cada uma a fim de fazer alterações e melhorias. Investindo nelas, você terá totais condições debater as metas definidas e impulsionar as vendas da sua loja.
O Google AdWords nada mais é do que uma ferramenta de anúncios, em que se pode, por meio de várias configurações e predefinições, criar campanhas publicitárias para a internet. Com as diferentes opções de divulgação do AdWords seu negócio pode explorar diferentes maneiras de abordar o público-alvo, com a sua marca aparecendo diversas vezes e em ambientes distintos.
Já no Facebook Ads é a ferramenta correspondente à rede social, oferece diversas possibilidades de segmentação de público, o que permite criar estratégias com alto grau de retorno. Além disso, com ele, é possível aumentar o número de seguidores nas mídias sociais, crescer o volume de acessos no site ou conquistar mais negócios.
Bônus: Remarketing
O Remarketing é um tipo de publicidade que busca re-impactar pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa, simplificando bastante. O Remarketing aumenta sua autoridade e a credibilidade da sua empresa.
Para praticar o remarketing, é importante ter sua própria loja virtual, uma vez que é ela pode e vai aumentar o reconhecimento de sua marca e tornar os consumidores clientes do seu negócio. Ademais, também é aconselhável ter uma conta no Google Analytics, no Google Ads, no Tag Manager e no Facebook Ads, para criar seus anúncios.
Siga estas estratégias e as dicas que dei neste post para ter sucesso com o seu e-commerce e ver sua loja virtual alcançar cada vez mais clientes! Boas vendas!
Gostou das nossas estratégias de marketing para impulsionar a sua loja? Então, continue com a visita em nosso blog e leia o post “A importância do design no seu e-commerce”!
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