Quem deseja vender alimentos online deve se preparar para diversas questões, que vão desde a fabricação até o transporte e o armazenamento dos produtos. Seguindo alguns passos, o sucesso do seu empreendimento só dependerá da aprovação do paladar dos consumidores.

 

Veja abaixo uma lista com 6 dicas para encarar esse desafio e se dar bem:

Escolha os produtos certos

Na hora de escolher o alimento que você vai vender on-line, tenha em mente que o produto não pode ser destruído durante o processo de transporte. Afinal, o consumidor não quer receber algo estragado. Veja alguns exemplos de alimentos que podem ser transportados — desde que bem embalados:

 

  • balas;
  • biscoitos;
  • cafés;
  • chás;
  • compotas;
  • doces em barra;
  • geleias;
  • nozes.

Esteja alinhado com a legislação em vigor

Alguns tipos de laticínios, como o iogurte e o queijo, necessitam de um selo de registro do Ministério da Agricultura para serem comercializados. Outros necessitam de embalagens próprias para estejam em conformidade com as leis da vigilância sanitária.

 

Para facilitar o esclarecimento de dúvidas, busque uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para se informar sobre todas as legislações que envolvem o tipo de produto alimentício que você deseja vender on-line.

 

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Tenha as licenças e alvarás

Além do Sebrae te ajudar com as legislações que envolvem o seu produto, eles também conseguirão te orientar em relação às licenças e aos alvarás. Com a legalização do seu negócio, a esfera pública passa a ser sua aliada e assim você evita multas e apreensões.

Limpe e organize o seu ambiente de trabalho

Lidar com alimentos não é fácil. O ambiente onde o seu produto será feito e manipulado deve seguir todas as normas do manual de boas práticas de fabricação. Dê uma olhada no manual no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e conte com a ajuda do Sebrae para garantir uma capacitação no assunto.

 

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Forneça as informações no rótulo do produto

Todos os produtos industrializados devem ter um rótulo que detalha a composição do alimento. Liste:

 

  • os ingredientes em ordem decrescente à quantidade usada;
  • a data de fabricação;
  • o prazo de validade;
  • a presença de glúten, de laticínios ou de castanhas;
  • o peso;
  • a quantidade;
  • o nome de quem produziu;
  • os dados de contato.

Tome cuidado extra com os alimentos feitos na hora

Se o seu site vai comercializar produtos feitos na hora — como pizzas, sanduíches e outros lanches —, tome cuidado com o sistema de transporte.

 

Faça uma pesquisa sobre os horários que os consumidores mais fazem esse tipo de pedido e reforce o time de entregas para que os alimentos não fiquem aguardando por muito tempo para serem consumidos.

 

Além de afetar o paladar, alimentos que ficam prontos e demoram para serem consumidos podem azedar.

 

Não esqueça de mandar fazer um rótulo bem atraente para o seu produto. E, quando estiver vendendo on-line, capriche nas descrições. Se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, leia o post “Como escrever descrições campeãs para seus produtos e aumentar suas vendas”!