Abrir uma loja virtual é sem dúvida entrar com o pé direito no mundo dos negócios que estão em alta. Com a grande correria do dia a dia, o trânsito e os afazeres da vida moderna é cada dia mais comum as pessoas terem o hábito de fazer compras online.
No entanto, mesmo com tantas características positivas e um público potencial assíduo, alguns erros podem atrapalhar e muito os resultados da sua loja virtual. Veja agora 8 erros que você jamais deve cometer no seu negócio.
Esquecer do planejamento
Planejamento é um dos pilares do sucesso de qualquer empreendimento, esquecer-se dele é praticamente impossível conquistar bons resultados. Portanto, é importante realizar um programa detalhado do seu negócio, ou seja, criar um plano de negócio específico com as características do seu setor.
O planejamento deve conter metas a curto, médio e longo prazo, e os objetivos que você deseja atingir com o seu negócio. Para obter ganhos significativos e se destacar no mercado, é essencial saber aonde se quer chegar.
Não ter um público-alvo definido
É quase impossível ter uma loja virtual que atende todas as classes sociais. Muitos empreendedores se perdem querendo conquistar um amplo número de clientes de variadas situações econômicas.
Porém, para atingir resultados mais satisfatórios é preciso segmentar, delimitar seu público-alvo e conhecê-lo bem, garantindo que você direcione os seus produtos e estratégias de marketing e acerte em cheio todos os seus potenciais clientes. Afinal, você sabe exatamente quem é o seu público, o que ele gosta e precisa.
Não fazer uma divulgação certa
Ter uma loja virtual é ter uma vitrine 24 horas por dia. Muitos e-commerces pecam por não saberem aproveitar e “dispor” os seus produtos de forma a atrair e convencer o internauta a comprar.
Depois de fazer um estudo do seu público, aposte em estratégias de marketing que vão chamar a atenção desses possíveis consumidores, aproximando deles e adotando uma postura proativa.
Apresentar falhas no sistema
A necessidade de ter um bom sistema é visível para o sucesso da sua loja. Portanto, procure uma empresa que desenvolva aplicativos e tenha soluções inteligentes para o mercado virtual. É importante ficar atento com a segurança do site, oferecer diversas opções de pagamento, ter uma boa navegabilidade e estética. Enfim, um conjunto de itens que além de ser um atrativo para os clientes facilita e muito sua rotina de trabalho.
Ter um setor de logística precário
Não adianta ter um alto volume de vendas e não poder entregar todos os produtos no prazo devido. O setor de logística é o coração do e-commerce. Fique atento à organização do estoque, o ideal é separar os seus produtos por tipo, tamanho, cor, etc. Quanto mais organizado e separado estiver seu estoque, mais facilidade terá de encontrar a mercadoria, minimizando tempo e evitando falhas nas entregas.
É importante também ter um software de gestão, facilitando a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração do setor. Através do programa você terá um controle mais preciso de entrada e saída de produtos, qual é a situação do estoque, com números de produtos que estão encalhado nas prateleiras ou daqueles que estão em falta.
Contar com transportadoras enroladas
Ainda se referindo ao setor de logística, é preciso que você fique de olho se os prazos de entregas estão sendo cumpridos. Ao escolher a empresa que fará a entrega dos seus produtos opte por aquelas que são idôneas e possuem expertise no ramo. Se possível escolha as que oferecem rastreamento do produto.
Não ter embalagens adequadas
Possuir embalagens bem feitas evita danos aos seus produtos e pode garantir a satisfação do seu cliente. Procure desenvolver embalagens próprias para longos trajetos, garantindo que o produto chegue intacto no destino. Imagine a cara do seu cliente quando recebe seu produto em casa e percebe que ele foi mal protegido e chegou quebrado? Frustrante!
Omitir erros
Na sua loja virtual nunca omita seus erros, pelo contrário, assuma-os imediatamente e informe ao consumidor que você ou o setor responsável já está providenciando a solução do problema. Procure dar respostas rápidas e não deixe seu cliente “no vácuo”.
Seja sempre transparente e se esforce para deixar um cliente insatisfeito feliz com a sua empresa. Lembre-se de tratar todos os seus clientes bem e de ter uma comunicação clara com relação as políticas de troca e devoluções.
Pronto para deixar a sua loja com foco total nos lucros e resultados? Siga nossas dicas e continue lendo nossos posts, temos muito mais informações para você! Até mais!