Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.

 

Quem já tem uma loja física pode ampliar os negócios através do e-commerce! Esse é o meio mais eficiente de conseguir maiores lucros com menores custos. As notícias são sempre as melhores para qualquer segmento. Uma pesquisa do Google mostrou que as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos, chegando a R$85 bilhões.

 

Você tem vontade de abrir um site de vendas, mas sente-se inseguro para abraçar o desafio? Listamos 10 motivos que vão ajudá-lo a tomar uma decisão e finalmente levar sua loja física para a Internet.

 

Confira abaixo todas as vantagens do e-commerce!

1 – Atender à demanda do mercado

Levar o negócio físico para esfera virtual não é simplesmente uma decisão de gestão. Ao levar sua marca para a Internet, você atenderá a uma das demandas mais urgentes do mercado. O cidadão de hoje realiza buscas online antes adquirir um produto.

 

Portanto, se você quer se manter competitivo, terá de acompanhar os novos tempos e atender aos anseios do consumidor, cada vez mais exigente. É uma questão de sobrevivência. Se você não o fizer, seu concorrente fará!

2 – Posicionamento de marca

Popularizar um negócio é tarefa difícil nos dias de hoje, especialmente sem ajuda da web. Ao levar sua loja física para a Internet, você conseguirá um upgrade importante no posicionamento da marca.

 

Utilizando as ferramentas de marketing corretas – incluindo estratégias para um bom posicionamento do link nas buscas pagas e orgânicas – em pouco tempo será possível perceber bons resultados de identificação e aceitação da marca junto aos consumidores. O engajamento das redes sociais também deverá melhorar.

 

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3 – Comunicação mais ampla e eficiente

O e-commerce tornará a comunicação da sua marca mais ampla e eficiente. Com a loja física, você tem apenas dois canais de comunicação com os clientes: a porta e o telefone. Com a Internet, você ganhará um site e ainda poderá criar nele várias ferramentas de interação com o consumidor – como o “fale conosco” e o chat para atendimento online.

 

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Além disso, será possível optar por uma página responsiva, que garanta acesso por computadores, notebooks, tablets e smartphones. Ou seja: não haverá mais barreiras entre o cliente e você!

4 – Marketing mais eficiente

Ao migrar para a Internet, sua empresa também ganhará inúmeras alternativas para melhorar as estratégias de marketing. Será possível utilizar, com maior eficiência, meios eletrônicos de divulgação – como o e-mail marketing e a newsletter. Além disso, por meio do site, ficará mais fácil solicitar o preenchimento de dados cadastrais.

 

Dessa forma, você não apenas amplia o mailing de clientes, mas também consegue levantar dados mais precisos na hora de definir o perfil do seu público-alvo.

5 – Melhor relacionamento com os clientes

Como visto no primeiro tópico dessa lista, a partir do momento em que sua empresa entrar para a Internet, será possível melhorar substancialmente o relacionamento com os clientes, que hoje anseiam por conectividade.

 

Por meio do e-commerce, você oferecerá aos consumidores uma nova opção na hora de realizar as compras. Ficará mais fácil trabalhar as ferramentas de fidelização e, consequentemente, o índice de satisfação deverá aumentar de forma significativa.

 

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6 – Ampliação de mercado e vendas

Uma das maiores vantagens do e-commerce é o fato de não haver barreiras geográficas para as vendas. Isso mesmo! Quem leva o negócio físico para a Internet ganha, de forma automática, uma ampliação de mercado gigantesca. Se você está no Norte do país conseguirá fazer negócios com gaúchos ou mineiros facilmente.

 

Para garantir o sucesso das operações, apenas tenha certeza de que trabalhará com sistemas de entrega e pagamento eficientes. O resultado dessa equação será vendas cada vez mais volumosas!

7 – Investimento baixo

Uma loja virtual possui custos muito baixos. As despesas são bem menores do que as de um negócio físico, que precisa de locação de ponto comercial e muitos empregados (desde operadores de caixas e vendedores até o pessoal da limpeza). No e-commerce, serão precisos poucos funcionários e sua maior preocupação deverá ser investir em uma plataforma confiável, que ofereça um serviço de fácil operação e garanta segurança nas transações financeiras.

8 – Menos custos: mais ganhos

Você viu acima que uma loja virtual exige poucos custos. Os reflexos disso vão bem além de uma manutenção menos onerosa. Essa é uma questão que se refletirá diretamente nos resultados financeiros.

 

Como? Em um primeiro cenário, você ganhará mais porque a margem de lucro dos produtos será maior (em comparação com a loja física). E em uma segunda hipótese, você poderá repassar o “desconto” para o consumidor e ganhar no volume. Em qualquer das situações, o negócio virtual significará mais dinheiro no seu bolso!

 

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9 – Facilidade

Você não precisa ser expert em Internet e programação para ter um e-commerce. Criar e manter uma loja virtual é bem mais fácil do que você imagina. O mercado oferece plataformas com design caprichado e navegação simplificada (tanto para o empresário quanto para o cliente).

 

Tudo pode ser feito de forma personalizada, para atender às necessidades específicas do seu negócio. Antes de contratar, certifique-se de que o serviço ofereça suporte avançado para ajudá-lo sempre que houver necessidade.

10 – Integração dos meios físico e virtual

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, a loja virtual não concorrerá com a loja física. Pelo contrário! Os negócios serão complementares! Para isso, basta trabalhar com ferramentas de gestão que promovam interação entre ambos os ambientes. Ações promocionais são excelentes gatilhos para incentivar o consumidor a viver experiências de compra tanto na loja física quanto na virtual. Há várias formas de fazer isso! Use a imaginação e boas vendas!

11- Maior alcance de potenciais dclientes

Enquanto uma loja física atende clientes regionais, a Internet não tem fronteiras. Seu cliente pode estar em qualquer lugar do país ou até do mundo.

 

A loja virtual permite aumentar o alcance da marca. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua marca de forma mais exclusiva, investir em técnicas de marketing especificamente. Estratégias de marketing digital focadas na atração de clientes são muito mais efetivas para lojas virtuais.

 

Além disso, uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia. A qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, seu cliente consegue pesquisar, ver e comprar seus produtos.

 

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12- Baixo custo de manutenção

Se comparado a qualquer negócio físico, uma loja virtual tem custos de implantação e manutenção mais baixos, principalmente quando você precisa ampliar seu mercado.

 

Além disso, em uma loja virtual é possível modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo — algo que nem sempre é possível em um marketplace ou rede social  — de forma gratuita!

13- Maior visibilidade dos produtos

Um cliente que entra em uma loja virtual consegue de modo muito mais fácil encontrar qualquer produto que você vende. Com ferramentas de pesquisas e filtros, o consumidor encontrará o que deseja de forma rápida e fácil.

 

Diferentemente das redes sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens; e marketplaces, onde os anúncios de seus concorrentes fica ao lado do seu, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação. 

14- Profissionalismo e segurança

Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.

 

As tecnologias empregadas nas grandes plataformas de e-commerce incluem um alto nível de segurança.

 

Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. O e-commerce conquistou o consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado.

 

Pouco importa o porte do negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social, por exemplo.

 

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15- Ferramentas Integradas

As plataformas costumam contar com algumas integrações com formas de pagamento, frete, sistemas ERP e Marketplaces, que facilitam tanto a vida dos lojistas como a dos clientes.

 

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