Você que é proprietário ou gestor de um e-commerce, certamente investe tempo e dinheiro na aquisição de tráfego para aumentar as vendas da sua loja. Mas você já analisou a capacidade das suas páginas para converter em clientes os visitantes que adquire?

 

Aumentar a capacidade de conversão das páginas é o foco de uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no campo do marketing digital: o CRO (Conversion Rate Optimization), ou otimização de conversão, como é chamado no Brasil.

 

Se você investe em atração de público, com certeza, se preocupa também com a capacidade de converter este público em clientes. Caso não tenha este objetivo, o dinheiro que você investe em mídia estará escoando por entre os dedos.

O processo de otimização de conversão envolve uma série de técnicas e fatores que vão influenciar positivamente os usuários a se tornarem clientes, quando conduzido de forma sistematizada, é claro.

 

No post de hoje vamos falar sobre os testes A/B, que ajudam a mensurar o que funciona e o que não funciona no processo de conversão. Veja a seguir:

O que é um teste A/B

Teste A/B é a forma mais segura de mensurar a eficiência de mudanças na interface de uma página da web, ou mesmo de duas versões diferentes de uma mesma página, no sentido de garantir que qualquer alteração realizada irá colaborar para o aumento da conversão do site, antes de tornar oficial esta nova versão de página.

 

Quando você conduz testes A/B antes de promover mudanças no seu site, você abandona o campo do “achismo”, como se diz popularmente, e começa a pautar suas decisões em dados estatísticos sobre a performance das versões de páginas testadas. Mensurando o impacto das alterações realizadas em KPIs como novos cadastros, downloads e também transações, você garante que todas as alterações realizadas no seu site vão gerar resultados positivos.

 

Sem a realização de testes, como você define alterações na interface das suas páginas? Nove entre dez profissionais da área se orientam por opiniões pessoais, as quais fatalmente estarão muitas vezes erradas. Não corra esse risco, teste suas hipóteses antes de implementá-las. Veja a seguir como é simples.

Como realizar testes A/B

Implementar testes A/B no seu site é uma tarefa bastante simples. Ferramentas como o Visual Website Optimizer e o Optimizely fazem todo o trabalho, desde a implementação, incluindo edições visuais dentro das ferramentas, até a análise estatística dos dados para apontar a versão vencedora de cada teste.

 

Veja esta tela do Optimizely, com as informações de um teste em andamento:

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Relatório de teste em andamento no Optimizely

Os testes podem ser realizados com alterações que variam desde de pequenos detalhes em uma página, como a mudança do call to action ou da cor de um botão, até split-tests com duas versões completamente diferentes de uma página.

 

Na estratégia de CRO, consideramos que toda página pode sempre ser melhorada. Neste sentido, você também pode pensar em manter o seu site em um processo constante de melhoria, rodando testes frequentes. Com a facilidade que as ferramentas oferecem não há porque deixar de implementar melhorias. Lembre-se de que até mesmo testes de baixa complexidade podem apresentar resultados significativos para o seu negócio.

 

10% de aumento no seu faturamento seria relevante para você? Isso não é difícil de alcançar. O que dizer então dos 153% de aumento em conversões na imagem acima? Isso também é possível.

 

Crie testes e veja como os resultados podem ser surpreendentes! Ficou alguma dúvida? Comente com a gente!

 

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