Começar um negócio nunca é algo simples e isso não é diferente na internet. As primeiras vendas em sua loja virtual são decisivas para o e-commerce entrar no ritmo, definir sua estratégia de marketing e consertar pequenos detalhes que só surgem quando tudo já está em funcionamento.
Conquistar essas primeiras vendas pode ser um dos maiores desafios para o dono de um comércio virtual. Mas é um desafio alcançável.
No post de hoje separamos algumas dicas para você conquistar os seus primeiros clientes. À medida que for colocando-as em prática, vai aprender também o que funciona ou não para a sua loja. Confira:
Envie um e-mail para uma lista de pessoas interessadas no seu produto
Gerar interesse é um passo importante antes de lançar a loja virtual. Mesmo que a sua lista seja pequena, envie um e-mail para ela antes de fazer qualquer outra coisa. A probabilidade dessas pessoas serem seus primeiros clientes é muito alta, pois elas já se mostraram interessadas no produto e, inclusive, cederam para você seus e-mails.
Venda para amigos e familiares pessoalmente
Seus contatos mais próximos podem se tornar seus primeiros clientes. Mas procure alguém da família que realmente possa se interessar por seu produto e comprá-lo genuinamente.
Leve o produto pessoalmente e o apresente para a pessoa. Isso pode fazer também com que o seu parente traga ainda mais clientes, uma vez que tenha comprado e aprovado o que você vende.
Realize um evento ou uma premiação
Uma boa maneira de chamar atenção é realizando um evento ou uma premiação. Há um potencial de surgir um maior interesse pelo produto via marketing boca a boca, o que pode gerar buzz para a loja virtual, aumentando sua presença online.
Venda para amigos via mídias sociais
Antes de sair atirando para todos os lados, que tal uma estratégia mais segmentada, mais específica?
O Facebook tem um recurso poderoso de busca que mostra resultados por preferências pessoais dos usuários. Você pode utilizar essa ferramenta procurando palavras-chave relacionadas aos seus produtos.
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Venda no MercadoLivre e em outras lojas
Sites como o Mercado Livre podem ser uma ótima maneira de testar sua loja virtual e conhecer o mercado. São canais diferenciados, pois os clientes já existem e já procuram produtos na mesma categoria que os seus. Com isso, você pode aprender bastante sobre o público-alvo da sua loja e fazer mudanças adequadas, quando for preciso.
Anuncie no Facebook
Depois de testar suas vendas com a família e os amigos, está na hora de aumentar o desafio: vender para o público em geral. Uma das melhores táticas é utilizar o Facebook Ads, que já possui um recurso de segmentação muito eficaz.
É um canal que seu e-commerce precisa usar. Apenas se assegure de fazê-lo da maneira certa.
Anuncie no Google
O Google é inquestionavelmente o maior e melhor site de buscas na internet. Depois de mergulhar no marketing digital por meio do Facebook, é importante criar a presença online do seu e-commerce com o Google AdWords também.
Para ter sucesso no Google, basta atualizar e fazer ajustes na sua campanha sempre. E da mesma forma que o Facebook, o custo pode sair alto no começo. Mas a ideia é a mesma: aprender sobre o mercado e fazer as mudanças necessárias.
Suas primeiras vendas vão ser as mais difíceis, mas vão proporcionar informações valiosas para o seu e-commerce. Invista nesse processo; não faça por acaso. Não tenha medo de gastar um pouco no começo para entender seu nicho e ajustar suas estratégias.
Está pronto para experimentar? Compartilhe suas dúvidas e seus comentários!
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