Os produtos naturais caíram no gosto dos amantes de diversos segmentos, seja no da beleza, da alimentação ou da limpeza. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, o mercado de alimentos funcionais fatura cerca de R$ 10 bilhões ao ano só no Brasil. Em 2014, o levantamento do instituto de pesquisa de mercado internacional Euromonitor constatou que os produtos naturais movimentaram, no país, aproximadamente 36,4 bilhões de dólares, e que até 2017 o segmento terá um crescimento de 38% — chegando a 207 bilhões de dólares!

 

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A busca por saúde e boa forma

De acordo com uma pesquisa da Mintel, divulgada em março de 2015, 30% dos brasileiros que consomem produtos saudáveis — incluindo orgânicos, funcionais e suplementos — gostariam de maior variedade nos supermercados. Além disso, 60% dos brasileiros praticam exercícios para manter a boa forma, e 41% afirmam que pelo menos metade dos alimentos servidos no prato são verduras e legumes.

 

Há 7 anos, a agricultura brasileira é a maior consumidora de agrotóxicos do mundo. Porém, também temos um mercado de produtos orgânicos que cresce 25% ao ano desde 2009. Em comparação, a média mundial é de 6%.

 

A busca pelo envelhecimento saudável leva à busca de uma dieta adequada e a prática de atividades físicas prazerosas para fortalecimento da massa muscular e óssea e da capacidade cardiorrespiratória. Afinal, de acordo com o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer chegou a 73,5 anos em 2010. Nos últimos 30 anos, o aumento foi de 11,5 anos.

 

Para traçar uma comparação, enquanto as vendas de bebidas e alimentos crescem 67% ao ano, as de saudáveis aumentaram 98% no mesmo período.

 

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O crescimento do vegetarianismo no Brasil

De acordo com um estudo divulgado pelo Ibope em 2010, 8% dos brasileiros são vegetarianos (cerca de 15 milhões na época) e 28% desejavam reduzir o consumo de carne. O mercado de produtos veganos está em ampla expansão, e marcas como a Surya Brasil e a Ahimsa, por exemplo, apresentam alta performance, conquistando público pela qualidade e pelos ideais.

 

Ao mesmo tempo, a maioria das marcas de alimentos, cosméticos e têxteis não consideram o público vegano, o que demonstra a baixa concorrência no ramo. Assim, com uma boa estratégia de divulgação, a marca não só alcança os defensores dos animais como também leva os valores do veganismo a quem ainda flerta com a questão.

Cases de sucesso no mercado de produtos naturais

Natue

A e-commerce Natue, especializada em produtos naturais, recebeu um investimento de R$ 16 milhões de fundos estrangeiros. A loja oferece alimentos, bebidas, cosméticos, produtos de nutrição esportiva e serviços de assinatura com itens selecionados por nutricionistas.

 

A loja já tem uma filial na Alemanha, chamada Nue3, de forma que os negócios tenham maior escalabilidade em outros países. A empresa apostou na prestação de serviços, com a disponibilização de nutricionistas on-line para tirar dúvidas de consumidores.

 

Atuar em diversas vertentes também foi um fator importante para o crescimento da empresa.

Monama

Um plano de negócios bem elaborado também levou ao sucesso da Monama, e-commerce especializado barras de cereais e granolas 100% orgânicos. O faturamento recebeu uma ajudinha das vendas em supermercados, já que os produtos da Monama se distinguem dos oferecidos pelo mercado.

 

Na loja virtual, a marca oferece o diferencial de frete grátis para compras acima de R$ 65,00 e o serviço de granola personalizada. Para divulgar os seus produtos, a marca apostou em um blog de receitas para atrair o público apaixonado pela culinária saudável.

Mundo Verde

Já a Mundo Verde começou como uma pequena loja em Petrópolis (RJ) e de 1987 para cá se transformou na maior rede de lojas franqueadas de produtos naturais da América Latina: são mais de 180 lojas no Brasil.

 

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