Hoje em dia, as pessoas buscam, mais do que nunca, melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar — tudo isso graças à difusão da cultura da sustentabilidade. Nesse contexto, o mercado baseado em produtos saudáveis, naturais e orgânicos cresceu, e, paralelamente, o consumo em lojas virtuais também aumentou.
Por esses motivos, nós vamos listar 6 passos fundamentais para você montar sua loja virtual de produtos saudáveis. Confira:
Estude o mercado e analise a concorrência
Como qualquer outro negócio, o primeiro passo consiste em fazer um estudo cuidadoso do mercado, assim como do seu segmento de atuação e da concorrência. Nesse estudo, é bastante válido usar métodos como a análise SWOT para entender bem o posicionamento da concorrência. Também é importante estudar a forma como os clientes se relacionam com esse tipo de loja virtual, já que eles são consumidores mais exigentes por natureza.
Escolha um bom nicho de atuação
Não é porque as pessoas compram produtos saudáveis na internet que qualquer tipo de produto desse segmento vai apresentar resultado. Existem alguns fatores que podem influenciar. Por exemplo: um produto saudável pode ser mais comprado em lojas físicas ou determinado segmento já tem diversos players.
Escolher um nicho com menos concorrência é sempre melhor, e a criatividade é igualmente importante para atacar o mercado de uma forma diferenciada.
Faça um planejamento
Se você não souber aonde está indo, não significa que qualquer caminho é válido. Para ter um negócio bem-sucedido e sustentável, é necessário fazer um planejamento mínimo antes de começar. Esse plano inclui:
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orçamento disponível;
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objetivos de curto, médio e longo prazo;
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custos do negócio;
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projeção mínima de vendas baseada na sua análise do mercado.
É importante ter pelo menos um começo para prever, mesmo que de forma hipotética, o retorno do negócio.
Invista em uma plataforma segura
No mundo do comércio eletrônico, ter uma boa estrutura técnica para o site é fundamental. A plataforma do e-commerce e a qualidade de desenvolvimento estão para a loja virtual como as paredes, vitrines e araras estão para uma loja física.
É essa parte técnica que vai garantir uma boa experiência para seu cliente, e, para isso, a melhor saída é investir na contratação de uma empresa especializada, que transmita confiança para fazer o desenvolvimento do seu site.
Tenha bons fornecedores
Quem trabalha com comércio sabe que uma parte fundamental de um lojista é ter um bom leque de fornecedores. Afinal de contas, você não vai querer que ninguém te deixe na mão no meio da execução do seu planejamento. Esse grupo de fornecedores inclui não só aqueles relacionados aos seus produtos, mas também os que dizem respeito aos serviços prestados ao seu negócio: comunicação, logística etc.
Trabalhe bem seu marketing digital
Por fim, de nada adianta todos os pontos anteriores estarem bem pensados e executados se você não divulgar a sua loja para o mundo. Para isso, invista em iniciativas de marketing digital que vão trazer muito mais visibilidade e alcance para sua empresa. Na hora de pensar nas iniciativas, não se esqueça de que a internet permite divulgações segmentadas para nichos específicos. Se você vai vender produtos saudáveis, de nada adianta divulgar para quem não se interessa pelo tema.
Agora você já está pronto para colocar sua ideia em prática e montar a sua loja virtual de produtos saudáveis. Para receber todas as dicas que publicamos aqui e nosso conteúdo em primeira mão, não deixe de assinar também a nossa newsletter!
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