O e-commerce brasileiro cresceu no primeiro semestre de 2020 em níveis não vistos nos últimos 20 anos.
Se você possui um produto ou serviço de qualidade e tem capacidade para atender seus clientes satisfatoriamente pela internet, está na hora de começar a planejar como marcar presença nesse meio.
Caso ainda esteja em dúvida, separamos a seguir tópicos interessantes para você verificar como vale a pena vender online. Confira até o final e descubra por que ter uma loja online é um excelente negócio!
Sua empresa funciona 24h, 7 dias por semana
Numa loja física, há limitações com relação ao horário de funcionamento. Já no meio virtual, enquanto você e seus funcionários estão dormindo, a loja continua aberta para os internautas, que podem realizar as compras normalmente.
Quando acordar, basta conferir os pedidos, direcionar para os setores responsáveis e tomar as providências para a entrega.
Limites geográficos são irrelevantes para vender online
No momento em que passa a oferecer seus produtos na internet, você projeta sua marca em nível global. É bem certo que, a depender do tipo de produto que comercialize e as suas possibilidades logísticas, talvez não seja algo desejável. Mas, no mínimo, o seu limite de atuação deixa de ser seu bairro ou cidade, expandindo-se para outras cidades, estados e para todo o país.
A loja virtual permite aumentar o alcance da marca. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua empresa de forma mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing especificamente, sem ter que dividir com outros vendedores.
O alcance e valorização da marca são potencializados
A projeção da sua empresa no meio virtual torna seus produtos e serviços disponíveis para milhares, talvez milhões de pessoas. Depende apenas da sua estratégia de divulgação e da forma usada para conquistar a credibilidade no mercado.
Estar presente na internet permite às pessoas que elas encontrem o que precisam, o que inclui o produto ou serviço que você oferece, ainda que nunca tenham ouvido falar da sua empresa. Isso aumenta significativamente o reconhecimento e a valorização da marca.
Haverá maior dinamismo e agilidade para promoções
No decorrer do ano existem diversos momentos especiais, nos quais as pessoas têm uma maior tendência a adquirir produtos, principalmente para presentear. Na expectativa de conquistar esse público, a maioria das grandes companhias lança campanhas publicitárias em rádio, TV, jornal etc.
Estando na internet você também poderá criar essas campanhas e atrair muito clientes, sem precisar gastar fortunas com publicidade. É possível lançar promoções online que entram no ar imediatamente após alguns cliques, tanto com o Google Adwords quanto por meio do Facebook Ads. Tudo isso com um investimento não muito alto. Quem determina os limites é você.
Mais segura e confiável
Ao vender em marketplace ou rede social, você está usando uma plataforma que pode mudar a qualquer momento. Suas regras podem mudar ou até o modo como funciona, o que pode acabar não sendo mais vantajoso para o seu negócio.
Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.
Para ter uma loja virtual segura para você e para os seus clientes, é importante pensar na plataforma em que seu e-commerce ficará hospedado. A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja virtual. Ela é o sistema responsável pelo gerenciamento da loja virtual e todo o seu funcionamento interno.
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Personalização
Com uma loja virtual, diferente das redes sociais e marketplaces, por exemplo, você tem total liberdade sobre a personalização, podendo deixar o seu negócio com a sua cara. Fica mais fácil criar a identidade da sua marca e segui-la.
É possível acessar o código-fonte HTML, CSS, JavaScript dos temas e de várias outras áreas da loja. Com isso é possível fazer personalizações avançadas do jeito que você quiser, basta ter os conhecimentos técnicos necessários ou contratar o profissional de sua preferência.
Dentre os aspectos que são possível personalizar, encontram-se:
- Cabeçalho;
- Rodapé;
- Menu;
- Listagem de produtos;
- Banners;
- Exibição de produtos;
- Categorias e subcategorias;
- Colocar vídeos em produtos;
- Filtragem de produtos.
Existem baixos custos de manutenção
Se a sua loja for vender online exclusivamente, você estará eliminando custos com aluguel e todas as despesas que acompanham a manutenção de um espaço físico. Por outro lado, se já possui uma loja física, ao criar um site você estará duplicando a sua capacidade de atendimento a um custo bem inferior.
Além disso tudo, vender online tem mais um benefício: a praticidade no monitoramento e na projeção de vendas. Todas as plataformas conhecidas atualmente contam com relatórios detalhados, com possibilidade de exportar para planilhas, segmentar por data, produtos, campanhas. Com todos esses dados em mãos, fica fácil identificar o que está dando certo e investir cada vez mais em melhorias para alavancar o seu crescimento.
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