Há questões acerca da cobrança de um serviço de transporte que ainda geram dúvidas entre gestores e empreendedores. Entre as principais estão os tipos existentes, como calcular frete, a influência na compra e como pode ser utilizado para otimizar a logística.

 

Neste artigo, vamos falar sobre frete de forma bem detalhada, apresentando as questões acima e algumas dicas sobre como oferecer promoções relacionadas a valores de entrega para seus clientes.

 

Quer ficar por dentro desse assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Conheça os tipos de frete

Quando se fala em tipos de frete, podemos nos referir à responsabilidade pelo serviço, ao tipo de contratação e ao tipo da carga. Dessa forma, vamos dividir esses aspectos em 3 frentes:

Responsabilidade pelo frete

CIF

O frete CIF (sigla em inglês para Custos, Seguro e Frete) determina que a responsabilidade sobre o pagamento do frete e gerenciamento de riscos seja do remetente da carga.

 

Nesse caso, o pagamento é feito na origem do transporte e o trabalho do cliente é somente o de efetuar a compra. O compromisso do embarcador com a carga só finaliza quando ela é recebida no destino final. É o tipo de frete mais utilizado nas relações comerciais.

 

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FOB

Já no frete “livre a bordo” é o cliente que fica responsável por efetuar o pagamento — tanto do frete quanto do seguro — da carga. Nesse caso, o pagamento é efetuado com o recebimento do pedido.

Tipo de contratação

Já no que diz respeito ao tipo de contratação, esse procedimento está ligado à quantidade de terceiros que são envolvidos no transporte. Saiba mais:

Normal

Se dá quando uma transportadora é contratada pela empresa para realizar o transporte e coleta a carga na sua origem e a entrega no destino final, sendo a única a percorrer o trajeto. Como o nome sugere, é um dos tipos de frete mais contratados no mercado.

Subcontratação

Na subcontratação, a transportadora contratada opta por solicitar que uma outra empresa faça o transporte. Essa estratégia é adotada para que se consiga ampliar a abrangência das regiões atendidas, oferecendo prazos satisfatórios e eficiência no processo.

Redespacho

Já no caso do redespacho, existem duas transportadoras fornecendo o serviço, sendo que:

 

  • a transportadora acionada pelo cliente percorre o trecho de A até B;
  • seu parceiro de negócios fica responsável por finalizar o transporte do trecho B até C.

 

Esse tipo é bem parecido com a subcontratação, porém com a diferença de que são duas empresas realizando o transporte.

Redespacho intermediário

O redespacho intermediário é um pouco mais complexo: envolve mais transportadoras, sendo que duas delas são contratadas pela que foi acionada pelo cliente. Um bom exemplo desse tipo de processo é:

 

  • transportadora 2 faz o percurso de A até B;
  • transportadora 1 (contratada pelo embarcador) vai de B até C;
  • transportadora 3 percorre o trajeto de C até D, que pode ser o destino final.

Característica da carga

Já esse tipo de frete é definido de acordo com a característica da carga e é dividido por 2 grupos:

Lotação

Também é conhecida como “carga fechada”. Compreende o envio de um grande volume, que geralmente ocupa a capacidade total do veículo e sai da origem direto para o destino.

 

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Fracionada

Já as cargas fracionadas (casos de operações de e-commerce, por exemplo) são aquelas formadas por muitos pedidos de pequenos volumes, atendendo a diversos clientes.

 

Sendo assim, existem vários pontos de atendimento durante o transporte, o que requer um planejamento de rotas eficaz para atender a todos com um prazo satisfatório e um custo razoável.

Como calcular o frete?

É difícil determinar, com exatidão, quais são as variáveis envolvidas no cálculo de frete. Isso se dá pelo fato de que as transportadoras utilizam métodos diferenciados e possuem particularidades nas operações — além de os custos e a margem de lucros serem diferentes para cada uma.

 

Entretanto, é possível definir quais são os aspectos básicos considerados na conta. Os principais são:

Frete Peso

Esse é um dos pontos principais no que diz respeito ao cálculo de frete. A ideia do frete peso é encontrar o maior número entre o peso bruto e o peso cubado (multiplicação das dimensões da embalagem do produto) e, então, fazer a cobrança em cima desse superior.

 

O objetivo, com isso, é equilibrar a cobrança, evitando duas situações:

 

  • cargas muito volumosas, mas que pesam pouco: ocupam rapidamente o espaço dentro do veículo, mas não alcançam a capacidade em peso;
  • cargas pequenas, mas muito pesadas: ocupam pouco espaço, mas chegam no limite de peso rapidamente, impedido que o veículo seja totalmente carregado.

Frete Valor

O frete valor, como o nome sugere, é calculado com base no valor descrito na NF-e. Com a identificação do valor da carga, é possível saber se os itens são valiosos (o que encarece o custo do seguro) e se necessitam de cuidados especiais.

Distância percorrida

Essa variável também é uma das mais básicas na hora de calcular o frete e também é conhecida como “frete por km rodado”. A relação entre o valor e a distância percorrida é diretamente proporcional, ou seja, quanto maior for o trajeto, mais elevado será o custo do serviço.

Características do destinatário

Existem transportadoras que também consideram as características do destinatário na hora de formar o preço do serviço. Nesse caso, são avaliadas a periculosidade e a dificuldade no acesso. Caso esses desafios existam, é cobrada uma taxa extra sobre o frete (sobre a qual falaremos posteriormente).

 

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Modal de transporte

O modal de transporte também afeta o valor do frete. A grande maioria das cargas no Brasil é enviada pelo rodoviário, mas existe um percentual que é remetido pelo aéreo (como no caso de cargas urgentes), que, apesar de mais rápido, é mais caro.

Características da carga

Produtos perigosos, perecíveis, medicamentos, cargas vivas e refrigeradas são alguns dos exemplos de itens especiais que necessitam de cuidados específicos durante o manuseio e transporte.

 

Isso encarece o frete devido ao fato de ser preciso investir em embalagens reforçadas e especiais, veículos adaptados e transporte mais ágil, por exemplo.

Taxas específicas

Além desses fatores, o custo do frete também pode ser composto por algumas taxas que, dependendo da transportadora, serão cobradas. É importante observar essa questão no momento de realizar a contratação. Entre as principais cobradas no mercado, podemos citar:

 

  • taxa de coleta e entrega: cobrada dependendo da distância entre o ponto de coleta e o local onde a transportadora está localizada. Possui a finalidade de cobrir os custos com deslocamento;
  • taxa de restrição do trânsito (TRT): para locais, como grandes centros urbanos, em que existem leis que restringem a circulação de veículos de grande porte e os processos de carga e descarga. A ideia é cobrir os gastos que a transportadora possui para adaptar as operações;
  • taxa de dificuldade na entrega (TDE): é a taxa cobrada no caso de locais que possuem difícil acesso, ou são perigosos, por exemplo (aumentando o risco de extravios);
  • taxa de reentrega: quando, por algum motivo, o cliente não recebe a mercadoria na primeira tentativa. É cobrada para cobrir os custos de um reenvio.

Frete mínimo

Algumas transportadoras estabelecem um peso mínimo (normalmente de 50Kg) por pedido para realizar o transporte. Sendo assim, quando os itens não alcançam essa meta, o valor do frete considera o peso mínimo.

 

Essa é uma das maneiras de cobrir os custos operacionais do envio, que são altos, mesmo para produtos muito pequenos.

Gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco no transporte é o processo responsável por identificar ocorrências que podem afetar o rumo das atividades e impactar negativamente nos resultados. Além disso, também dedica os esforços na elaboração de ações para eliminar ou minimizar os efeitos dessas ocorrências.

 

Isso envolve a contratação de seguros, cujos custos também são repassados ao valor do frete. Os principais (exigidos por lei) são:

GRIS

É uma taxa cobrada com a finalidade de cobrir os custos que a transportadora possui para o combate ao roubo e furto de cargas. O valor é definido com base em um percentual sobre a NF-e.

Ad Valorem

Já o Ad Valorem é um tipo de seguro que tem como objetivo acobertar cargas que ainda não estão em trânsito.

 

Além dessas opções, as transportadoras também podem investir em outros tipos de seguros e medidas de segurança que ajudem a minimizar os riscos. Entre as opções estão o rastreamento de veículos e escolta armada (dependendo do tipo de produto transportado).

 

Vale lembrar que, é claro, cada um desses diferenciais encarecem o valor do frete que será repassado para o cliente final.

 

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Tributos e pedágios

Por fim, também incide na cobrança os pedágios (existentes em algumas rotas) e o ICMS, imposto cobrado em operações de transporte (intermunicipal e interestadual).

O quanto o frete influencia na compra?

Uma quantidade considerável de possíveis clientes abandona o carrinho devido ao alto custo de frete. Nesse sentido, pode-se dizer que o valor da entrega, informado na hora de finalizar a compra, possui um peso grande na decisão de concluir a aquisição ou procurar outros sites.

 

Uma forma de contornar essa situação — além de estabelecer parcerias com transportadoras que conseguem entregar um serviço de qualidade por um preço justo — é oferecer mais de uma opção de frete e dar ao consumidor o poder de escolha.

 

Assim, ele pode priorizar preço ou agilidade, por exemplo. Algumas das opções mais comuns são:

Frete econômico

Nessa opção, a loja virtual oferece um valor mais baixo, buscando atender os clientes que preferem pagar menos pelo frete e não possuem pressa para receber seus pedidos — já que é praticamente impossível conciliar agilidade e baixo custo.

Frete “normal”

Nesse caso, tanto o prazo estimado quanto o valor praticado estão dentro da média oferecida pelo mercado. Enquanto o preço é um pouco maior do que no frete econômico, o prazo, por sua vez, é menor.

 

É uma das opções mais buscadas pelos clientes, justamente pelo fato de que ambos fatores podem ser classificados dentro do que se chama de satisfatório — considerando o custo-benefício.

Frete de urgência

Já essa modalidade busca atender aquele cliente imediatista, que quer realizar as compras e receber o produto no menor tempo possível — o que também pode ocorrer em caso de datas comemorativas, ou cargas especiais (flores e perecíveis, por exemplo).

 

Como é de se esperar, a redução no prazo de entrega vem com um aumento no custo do serviço.

Same day delivery

A “Entrega no Mesmo Dia” é uma opção nova no Brasil e ainda pouco praticada — principalmente em decorrência da extensão territorial que o país possui. Por enquanto ela pode ser encontrada nas grandes capitais.

 

A ideia aqui é entregar o pedido para o cliente no mesmo dia em que a compra foi confirmada. Para aquele público com um senso de urgência maior, essa estratégia pode representar o diferencial do seu negócio e possibilitar a fidelização dessas pessoas.

Entenda como economizar no frete da sua loja virtual

Como dito anteriormente, o valor do frete pode causar perdas nas vendas. Se, por outro lado, se decide contornar esse problema absorvendo parte do valor e repassando somente uma fração para o consumidor, a empresa corre o risco de sofrer com prejuízos operacionais.

 

Sendo assim, o ideal é buscar meios de economizar com esse processo e melhorar os resultados (tanto em vendas, quanto no financeiro). Pensando nisso, separamos 6 dicas que podem ajudar a alcançar esse objetivo. Saiba quais são:

1. Planeje e monitore os gastos com frete

A definição de um planejamento é crucial para o sucesso de qualquer atividade. Nesse caso, o ideal é determinar qual parcela do orçamento será utilizada para cobrir os gastos com transporte durante determinado período.

 

É importante criar metas realistas, que estejam dentro da realidade do negócio. Objetivos muito amplos podem fazer com que os gastos sejam maiores do que o ideal, enquanto os muito baixos podem estourar o orçamento.

 

Depois, com o monitoramento dos gastos, torna-se possível saber quais deles são excessivos e quais ações podem ser adotadas para reduzi-los. Essa é uma maneira estruturada de fazer cortes sem o risco de prejudicar a qualidade do serviço.

 

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2. Dê prioridade aos serviços com preço mais acessível

Uma excelente estratégia para melhorar os preços é incluir diversas opções em uma cotação. Isso aumenta o seu poder de barganha e permite negociar melhores condições para a prestação do serviço.

 

Da mesma forma, passa-se a ter mais opções na hora de escolher qual transportadora atenderá determinada região. O detalhe é sempre tomar cuidado de verificar a reputação dos parceiros de negócio — mais importante do que o preço, é entregar um serviço de qualidade e garantir a satisfação dos clientes.

3. Contrate parceiros de confiança

Por falar em avaliar a reputação, esse é apenas um dos critérios que devem ser considerados na contratação de fornecedores de serviços de transporte. Entre os principais, que precisam ser analisados, podemos citar:

 

  • tradição da empresa no mercado;
  • prazos (de entrega e para pagamento das faturas);
  • condições de pagamento;
  • investimento em tecnologia;
  • tratativa no caso de ocorrências (avarias, extravios, atrasos, devoluções).

 

É importante deixar claro um acordo de nível de serviço na hora de fechar o contrato e, principalmente, estabelecer multas no caso de descumprimento. Ainda que a satisfação dos clientes seja prejudicada, essa é uma maneira de o e-commerce se resguardar de prejuízos financeiros (como no caso de avarias e extravios, por exemplo).

4. Invista em uma solução que ajude a controlar os custos

Para diminuir os custos com eficácia, é preciso primeiro conhecê-los e entender o motivo de tal valor. Se você não conhece como o dinheiro é gasto, dificilmente conseguirá criar ações acertadas para promover a redução.

 

Nesse sentido, utilizar um sistema de gestão que ajude a acompanhar os custos e ainda permita a geração de relatórios a respeito dos resultados é uma alternativa para aumentar o controle e ter uma visão mais ampla sobre essas questões.

5. Acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são utilizados com a intenção de analisar os resultados dos processos e se eles estão dentro do que é esperado. Essa ferramenta de gestão é uma grande aliada dos gestores, já que permite verificar se os recursos e esforços dedicados nas atividades foram suficientes para alcançar os objetivos.

 

Dentro do contexto do custo de frete, pode-se acompanhar alguns indicadores como:

 

  • frete sobre o valor do faturamento;
  • por produto;
  • por região;
  • custo de trocas e devoluções;
  • custo de reentregas.

 

Com essas informações já se torna possível identificar os gargalos mais determinantes, suas possíveis causas e quais medidas precisam ser adotadas para eliminá-los — e isso envolve a redução de erros, eliminação de desperdícios e tarefas que não agregam valor, aumento da eficiência e produtividade, entre outros aspectos.

As melhores práticas para fazer promoções com frete

Fazer promoções com o valor de frete é outra opção para diminuir o custo para o cliente e tornar a venda mais atrativa, alavancando os resultados. Entretanto, essa estratégia deve ser cuidadosamente planejada, pois existe o risco de diminuir os preços, mas a empresa ter que arcar com os custos referentes a eles.

 

Sendo assim, deve-se observar alguns cuidados básicos, como:

Analisar as finanças da empresa

Primeiramente é necessário estudar a saúde financeira do negócio. Isso inclui ter conhecimento sobre o faturamento, a lucratividade, os recebimentos, entre outros pontos.

 

Isso é necessário pois, mesmo que o valor faturado seja satisfatório, vale lembrar que a quantia pode ser recebida em parcelas e que os custos elevados comprometem a margem de lucro.

 

Essa análise é que vai determinar se o seu e-commerce possui condições de absorver o valor, que não será repassado para os clientes, ou se existe a possibilidade de haver prejuízos.

Definir a fatia do lucro que será perdida

Oferecer uma promoção de frete para os clientes significa que sua empresa precisará assumir esse custo. Um custo a mais para o negócio é sinônimo de uma lucratividade mais baixa.

 

Em outras palavras, será necessário definir quanto do lucro será perdido e se esse valor é compensatório, comparando ao retorno que é esperado.

Determinar como a promoção será aplicada

Depois que as questões financeiras já foram observadas, é o momento de definir como a promoção será aplicada. Para isso, existem algumas opções como:

 

  • frete grátis: é a alternativa mais atraente para os clientes, mas é a mais onerosa para o negócio, que precisa absorver todo o custo do transporte;
  • desconto por valor mínimo: algumas lojas utilizam essa estratégia. Um bom exemplo são aquelas promoções que dizem “frete grátis para compras a partir do valor x”;
  • frete reduzido: nesse caso, a loja virtual arca com uma parte do custo e repassa apenas o restante para os clientes;
  • frete VIP: essa estratégia pode ser benéfica de duas formas diferentes. Ao mesmo tempo em que se dá descontos para um grupo de clientes que mais compram, eles passam a se sentir importantes para o negócio, o que aumenta as chances de fidelização.

 

A escolha do melhor método normalmente está ligada com a estratégia do seu negócio e o que a condição financeira permite aplicar. Vale lembrar que, se possível, pode-se investir em mais de uma opção, tornando a promoção ainda mais abrangente e atraindo um público maior.

Divulgar a ação promocional

Por fim, é o momento de investir na divulgação da promoção de frete. É assim que sua loja consegue alcançar os clientes e chegar a outros públicos que visitarão o site e podem se tornar novos consumidores.

 

As redes sociais são uma excelente alternativa para colocar isso em prática: são gratuitas e possuem grande abrangência, já que mais pessoas podem visualizar os anúncios, além dos seus seguidores.

 

Como podemos ver, saber como calcular frete e quais questões estão envolvidas é fundamental para tomar decisões mais acertadas, melhorando o desempenho financeiro, ao mesmo tempo em que se ganha em qualidade nos serviços de transporte. Assim, a loja virtual consegue se tornar mais competitiva, garantindo a satisfação dos seus clientes e atraindo um público cada vez maior.

 

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