O Google Shopping já se tornou uma ferramenta quase indispensável para quem realiza compras online. De forma resumida, a plataforma consiste em listas de anúncios de produtos que aparecem acima ou ao lado da pesquisa quando alguém realiza a busca por um produto.
Ele também pode ser acessado diretamente, sendo uma ferramenta muito interessante de comparação de preços. Isso facilita a vida do cliente e traz alguns desafios para as empresas.
Se interessou? Quer saber como otimizar suas campanhas no Google Shopping? Confira agora!
Como iniciar campanhas
Para anunciar nessa plataforma, sua empresa deve ter duas contas funcionando em conjunto: Google AdWords e Google Merchant Center. Essa última é onde os dados sobres seus produtos são armazenados e compreendidos de uma forma que faz sentido para o Google. A plataforma utiliza esses dados para criar os anúncios e para saber onde eles devem aparecer.
Contudo, é no Google AdWords onde você irá, de fato, gerenciar as campanhas no Google Shopping. Lá, você poderá definir os orçamentos diários, os lances e os grupos de produtos.
Como otimizar campanhas
O gerenciamento e a otimização dessas campanhas são muito semelhantes a um trabalho de SEO. Contudo, diferente dos anúncios tradicionais, você não pode especificar exatamente as palavras-chave que deseja aparecer.
Ao invés disso, o Google estuda seu feed no Merchant Center e determina as palavras-chave que fazem sentido para seus produtos. Por isso, é muito importante fornecer dados completos para o Google. Veja a seguir algumas dicas importantes.
Imagens
O Google é implicante com as imagens dos anúncios — e por um bom motivo. Ele busca uma consistência para a plataforma e previne que empresas enganem os clientes com logos, marcas d’água e textos promocionais. A foto do produto deve, necessariamente, ser uma foto em um fundo branco e só. Logos e imagens apenas se estiverem presentes no produto. O produto também deve estar bem visível e centralizado na foto.
Descrições
As descrições de seus produtos não precisam ser grandes. Você não terá melhores resultados se escrever bem e de forma persuasiva. Isso significa que não adianta escrever algo como “jaqueta bonita e de boa qualidade”. Aproveite o espaço da descrição para adicionar possíveis palavras-chave e atributos do produto que seus clientes podem procurar.
Concorrência
Estude o que os seus principais concorrentes estão fazendo em suas campanhas. Veja como os que possuem melhor posicionamento estão se diferenciando e extraia alguns insights para otimizar e melhorar as campanhas de sua empresa. Confira, também, se os seus preços estão de acordo com a média do mercado. Se seus preços estiverem muito acima da concorrência, fica difícil ter competitividade e atrair o consumidor.
Lances
Você sabe quais são os melhores produtos de sua empresa, quais possuem melhor potencial e quais são mais atrativos para os clientes. Foque seus lances nesses produtos, pois, assim, você terá um retorno melhor e mais rápido do que em produtos menos vendidos.
Agora, você está pronto para iniciar e otimizar as campanhas no Google Shopping! Lembre-se de que, ao realizar os anúncios nessa plataforma, o volume de clientes irá aumentar. Por isso, você não deve descuidar do atendimento de qualidade ao cliente, item que você pode conferir aqui no nosso blog!
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