O Black Friday tornou-se uma das principais datas do e-commerce brasileiro. No ano passado, a data foi responsável pelo faturamento de R$ 2,1 bilhões. São números expressivos, contudo, só obtém os resultados esperados aqueles negócios que desenvolvem um bom planejamento, são verdadeiros em suas promoções e apresentam um bom marketing digital para o Black Friday.
No post de hoje vamos dar sugestões para planejar suas ações de marketing digital para a ocasião. Quais pontos focar e como dar início à estratégia para a sexta-feira mais esperada do e-commerce. Boa leitura!
Black Friday: marketing digital é a solução?
Sim, as metodologias e ferramentas do marketing digital são fundamentais para alcançar resultados satisfatórios. Vamos aos pontos-chave!
1. Analise seus dados anteriores
Caso já tenha participado das edições anteriores, possivelmente algumas informações foram armazenadas. Reúna todos os dados referentes às vendas concretizadas, conversões e comportamento do consumidor. A análise vai ajudar a entender o que funcionou bem e o que precisa ser revisto nesta edição.
Entre eles é possível destacar:
- quantidade de vendas concretizadas;
- taxa de rejeição;
- acessos (total e número de acessos simultâneos);
- conversões;
- total vendido e o lucro;
- ROI das ações de marketing;
O objetivo desse histórico é apontar o caminho a seguir, prever as ações do e-commerce, antecipar-se às necessidades do consumidor, entre outras possibilidades.
2. Defina a persona
A persona traz informações semifictícias daquele que seria o cliente ideal para seus produtos ou serviços. Nada impede que os gestores modifiquem a persona especificamente para o Black Friday, atribuindo características para aqueles consumidores que buscam na data uma forma de economizar.
3. Desenvolva o planejamento operacional
Estude seu negócio, o mercado, o público e a ação dos concorrentes para elaborar seu próprio planejamento. Comece determinando objetivos, depois defina quais processos serão realizados e como serão conduzidos. Desde a separação de produtos até o envio, tudo deve ser feito para garantir a agilidade e bom atendimento.
É importante ressaltar que a atenção desprendida para o cliente na Black Friday deve ser a mesma de outras ocasiões. Dessa forma, o cliente retorna e ainda indica para outras pessoas.
4. Escolha quais canais de comunicação vai utilizar?
Os canais de comunicação permitem que a empresa possa apresentar suas propostas, captar clientes, acompanhar a jornada de compra, resolver seus questionamentos etc. Atualmente, há uma gama de possibilidades, em especial as redes sociais. Contudo, a escolha vai depender de fatores como:
- perfil do público/persona;
- recursos para investir (tempo, pessoa, dinheiro, entre outros);
- audiência que pretende gerar e previsão de retorno;
- necessidades do nicho de atuação e do negócio;
- concordância com o planejamento operacional.
Temos redes sociais, anúncios nos buscadores, blogs para publicar conteúdo, email marketing, remarketing, entre outros canais de comunicação. Eles são importantes para o posicionamento da marca, captação e fidelização de clientes. Por isso, com a escolha acertada é possível se comunicar efetivamente com o público.
Nesse contexto, faz-se fundamental a seleção de meios que oferecem versatilidade, dinamismo e formas de mensuração, bem como um discurso externo unificado.
[rock-convert-cta id=”46695″]
5. Estabeleça qual tipo de conteúdo vai produzir
O conteúdo é o cartão de visitas das empresas que atuam no meio digital. A partir dele é possível cativar o cliente, “conversar” com ele e apresentar suas soluções. As técnicas SEO (Search Engine Optimization) se mostraram muito eficientes para o Black Friday. O ideal é definir um editorial para a data, com palavras-chave relacionadas ao tema, com boa incidência e que refletem a “cara” do negócio. Utilize o Google Trends para entender quais os termos mais procurados e quais podem servir para o seu conteúdo.
Cuidado também com títulos, subtítulos, tags, imagens e demais elementos positivos para a estratégia. O conteúdo é a chave para construir um bom relacionamento com o público, mas nem sempre seus resultados são imediatos. Daí a necessidade de começar a produção ainda em outubro.
Vale ressaltar que o marketing digital para o Black Friday é a principal forma do empreendimento de se destacar em meio a essa chuva de ofertas. Por isso, planejamento e a mensuração dos dados são pontos que não devem ser negligenciados. Bater nessa tecla é a diferença entre vender bem ou não.
Gostou do que leu? Comente o que achou para que possamos saber a sua opinião!