A falta de um controle e planejamento financeiro, tem sido uma das causas do fechamento de muitas empresas que iniciam suas atividades no mercado. Assim, se o seu negócio não está indo bem, a causa pode estar, justamente, em um controle financeiro deficitário ou realizado de forma inadequada.
Às vezes, seja por inexperiência ou mesmo por desconhecimento, alguns empreendedores e gestores, acabam negligenciando a importância do controle financeiro para o seu negócio e cometem alguns erros que podem colocar em risco, não só o futuro do seu negócio como também a saúde financeira de sua família.
Vários são os erros que se pode cometer, ao realizar o controle financeiro e, muitos deles, podem ocorrer diariamente, independente do tamanho de sua empresa.
Portanto, a fim de evitar o acúmulo de problemas que podem gerar grandes perdas no futuro ou mesmo a estagnação e possível quebra de seu negócio, é imprescindível ficar atento na realização de seu controle financeiro, tornando-o o mais eficiente possível, procurando evitar erros que venham comprometer o futuro de seu negócio.
Será que você tem cometido alguns desses erros?
Convido você a conhecer 4 desses erros que devem ser evitados, no dia a dia de seu negócio. Vamos lá?
1. A falta de um planejamento financeiro estratégico
Não basta apenas abrir uma loja e colocar produtos à venda. É preciso mais que isso. É preciso planejamento, buscar conhecer o mercado e os seus possíveis concorrentes, conhecer o seu público e a melhor forma de interagir com ele.
É preciso também realizar uma previsão de seus custos e de suas receitas, além de calcular, muito bem, o valor de venda de seu produto ou serviço, que seja compatível com o mercado e que seja capaz de cobrir seus custos e ainda auferir algum lucro.
Você deve calcular o faturamento ideal, para que seu negócio possa, no mínimo, atingir o ponto de equilíbrio, onde receitas sejam iguais à despesas, além de possuir uma reserva financeira, capaz de cobrir os seus custos operacionais, até que a empresa venha a obter lucro, suficiente, para se manter sozinha.
Ao planejar o seu controle financeiro é indispensável que você determine o registro de todas as entradas e saídas do caixa de sua empresa e, mesmo que os números não sejam precisos e ocorram ganhos maiores ou menores do que aqueles que foram estipulados, é necessário que se realize a projeção desses ganhos, levando-se em conta os vários tipos de cenários futuros que podem ocorrer.
Principalmente, em tempos de crise, este planejamento será fundamental para antever situações e permitir a manutenção da empresa no mercado.
2. Não investir em boas ferramentas de controle financeiro
Investir em boas ferramentas de controle financeiro é muito importante, pois, deixar tudo apenas no “caderninho” será uma forma de colher resultados ruins e imprecisos, além de impossibilitar o cálculo das projeções futuras de seu negócio.
Com a utilização de ferramentas de controle, como planilhas e softwares de gestão financeira, será possível obter relatórios completos, capazes de oferecer dados importantes, relativos à saúde financeira de seu negócio, além de possibilitar projetar a situação futura do mesmo.
Os dados obtidos, através do uso destas ferramentas, serão mais precisos e contribuirão para auxiliar nas tomadas de decisões e consequentemente no resultado da empresa.
Ao realizar um eficiente controle financeiro de seu negócio, é possível:
- Manter a competitividade no mercado;
- Garantir o equilíbrio mínimo das finanças e do fluxo de caixa;
- Evitar imprevistos que venham a inviabilizar o seu negócio;
- Possibilitar ao empresário ter uma visão mais ampla da real situação financeira de seu negócio, se o mesmo está gerando lucro ou incorrendo em prejuízo;
- Ter um maior controle de seus custos e despesas e o melhor momento de investir no crescimento de seu negócio.
3. Não manter um bom controle do fluxo de caixa
Um fluxo de caixa impreciso pode ocasionar a perda do controle de suas finanças. É preciso elencar todas as entradas e saídas em seu fluxo de caixa, desde os menores gastos, como um simples cafezinho, até os grandes pagamentos a fornecedores. Tudo deve ser rigorosamente registrado.
Quanto menor for a precisão neste controle, maior será o risco de se acumular prejuízos, sem se dar conta, comprometendo a saúde financeira de seu negócio.
Assim, é preciso manter o seu fluxo de caixa o mais atualizado possível, somente assim o gestor poderá ter uma noção clara de como seu negócio está caminhando.
Para tal, um bom sistema de controle, poderá auxiliá-lo nesta tarefa, permitindo um acompanhamento diário de suas finanças e auxiliando em suas tomadas de decisões e futuros investimentos.
4. Misturar as contas pessoais com as contas da empresa
Este é o erro mais comum e ocorre em muitas empresas, principalmente se for o dono ou algum familiar o responsável por realizar o controle financeiro. Porém, essa prática pode ser extremamente danosa para a empresa.
Dentre alguns danos que este erro pode causar podemos enumerar:
- Inviabiliza o efetivo controle das entradas e saídas diárias, desequilibrando o fluxo de caixa;
- Desorganiza as contas da empresa, dificultando o trabalho do contador;
- Prejudica o controle financeiro, tanto o da empresa quanto o pessoal;
- Com o fluxo de caixa desestruturado, todo o funcionamento da empresa poderá ser afetado.
Assim, o empresário que faz uso dessa prática, na verdade está se auto sabotando, pois, ao realizar um saque aqui e outro acolá, poderá perder o controle e criar um enorme rombo em suas finanças. Isto poderá lhe trazer grandes problemas futuros, obrigando-o a tomar empréstimos, não planejados, promovendo um aumento desse rombo e criando uma verdadeira bola de neve.
Bem pessoal, chegamos ao fim de mais um artigo que buscou informar sobre alguns dos erros cometidos, ao realizar o controle financeiro, que devem ser evitados, a fim de garantir a saúde financeira de seu negócio.
[rock-convert-cta id=”46725″]
Espero que estas informações tenham sido úteis e que contribuam para o sucesso de seu empreendimento. Até breve!