O e-commerce ou comércio eletrônico é o nome dado aos negócios e vendas que ocorrem através da Internet, onde a compra pode ser realizada sem nenhuma necessidade de intervenção por parte do vendedor. Sendo eficaz para diferentes tipos de negócios, desde lojas de produtos para bebês a sites de vendas de passagens, incluindo também produtos alimentícios em supermercados online.
O e-commerce permite que os consumidores encontrem produtos e serviços com muito mais comodidade e agilidade e esse é um mercado que se mantém em constante crescimento. Segundo os últimos dados apresentados, o e-commerce no Brasil cresceu 12,1% no primeiro semestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2017 e teve seu faturamento elevado em R$23,6 bilhões.
Ta afim de saber mais sobre o que é e-commerce e começar logo a vender seus produtos pela internet? Você veio ao lugar certo! Fique atento às nossas dicas para entender a melhor forma de como vender pela internet!
Defina seu produto e nicho de atuação
Para saber como vender pela internet, você precisa primeiro definir o que irá vender e qual será sua especialidade. Para isso, faça uma análise do mercado que deseja ingressar, estudando concorrentes e possivelmente enxergando uma oportunidade de negócio ainda não explorada.
Assim, poderá se destacar dos demais e focar em produtos desse determinado segmento no qual você poderá se especializar cada vez mais e então oferecer um produto e serviço de melhor qualidade.
[rock-convert-cta id=”46635″]
Identifique seu público alvo
Após definir seu produto pense em quem gostaria de comprá-lo, além disso, pense no porquê eles comprariam e os benefícios que seu produto traria para a vida dessas pessoas.
Desta forma, você saberá se comunicar corretamente com o público que realmente está disposto a comprar seu produto e entregar a esse público uma solução para um problema ou simplesmente agregar mais valor a vida de quem está comprando.
Crie sua loja virtual
O primeiro passo é definir a plataforma que irá utilizar para montar sua loja virtual. Esse processo acaba deixando você um pouco indeciso pois existem diversas plataformas diferentes e fica a pergunta, qual a melhor delas?
Não existe a melhor plataforma de todas, você deve procurar a melhor plataforma para o seu negócio e que atenda ao momento em que seu projeto está, o ideal é priorizar plataformas que tenhas as funcionalidades que seu modelo de negócio precisa e que possuam um bom atendimento de suporte para lhe auxiliar no inicio da montagem de sua loja.
Temos um post mais detalhado que explica os pontos principais para montar sua loja virtual. Dá um conferida para saber mais: Aprenda como montar um site de vendas do zero.
Invista em publicidade
Nesse ponto sua loja já está pronta e você já sabe como vender pela internet, com formas de pagamento e entrega disponíveis, layout bem trabalhado e produtos devidamente cadastrados, agora você precisa mostrar para as pessoas que sua loja existe.
Identifique onde seu público alvo está e foque suas campanhas a ele nas redes sociais, blogs e canais de interesse de sua persona.
[rock-convert-cta id=”46695″]
Trabalhe o SEO de sua loja para ser bem posicionado nas pesquisas feitas pelo seu público, entenda como as pessoas interessadas em seu produto pesquisam a respeito do mesmo e foque nessas palavras-chave.
Existem algumas ferramentas que podem lhe auxiliar nesse processo, como por exemplo o Ubersuggest, que mostra o volume de pesquisas e dificuldade de posicionamento de determinadas palavras-chave.
Estar na primeira página dos resultados de busca trará uma visibilidade enorme para sua loja e se forem bem direcionados, esses acessos irão se transformar em vendas.
Saiba mais sobre como divulgar sua loja e como vender pela internet através das categorias em nosso blog a respeito de Marketing Digital e Redes Sociais.
Mantenha o relacionamento com o cliente
Ao aprender como vender pela internet você descobre que precisa fornecer ao cliente uma boa jornada de compra até o momento da finalização do pedido, até aí tudo bem, mas o que fazer com esses clientes que já compraram em sua loja?
Fidelizar clientes é tão importante quanto trazer novos acessos para a loja, para isso você precisa ter uma boa estratégia para manter o cliente sempre próximo de sua loja.
Eu sugiro você ler este post para entender melhor como montar uma boa estratégia de marketing de forma a manter o seu cliente sempre voltando à sua loja: Como usar o marketing digital a favor do seu e-commerce
Bom, espero que eu tenha conseguido te ajudar. Deixe nos comentários se este post lhe foi útil!
Ah! E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e seguir a gente no Twitter, Instagram, YouTube e no Facebook!