Já estamos no segundo mês do ano e já durante esses meses começam a se lançar as novidades dos setores e as tendências de mercado para o novo ano.
É como se um novo ciclo se iniciasse, e com ele, a renovação das ideias de da forma de fazer. Isso é a evolução que as mudanças mercadológicas e a passagem do tempo trazem.
Quando falamos em mercado virtual, essas mudanças parecem cada vez mais impactantes e ágeis. É um mercado em plena ascensão e o centro de inovações nas tendências de consumo, o que acaba impactando em outras diversas áreas.
Portanto, quem tem uma loja física, e principalmente virtual, não pode estar alheio às tendências e modificações da chamada ‘Era da Informação’.
Confira algumas tendências para este mercado que promete crescer ainda mais nesse ano de 2022!
Mobile e omnichannel
Expressões já conhecidas por quem atua no e-commerce, o mobile é responsável pela expansão das vendas online, através da popularização do smartphone.
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Além disso, o mercado é controlado pelo consumidor, que busca experiências no espaço virtual, mas também no espaço físico.
Por isso, o fato de seu produto estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, faz o consumidor se aproximar da compra.
É preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas, através de ações de experiências de compra e venda.
Integração dos dispositivos
Para estar presente em canais variados, é preciso estar integrado às plataformas.
A Internet das Coisas (IoT), visa conexão direta com o consumidor, onde quer que esteja. Isso abre portas para a Inteligência Artificial (IA) e a automatização da experiência de compra do consumidor.
Outro fator é ter as lojas virtuais integradas aos marketplaces, que são os locais onde o cliente busca a confiança na compra.
O Bling é um sistema de gestão que integra seu e-commerce aos maiores players do mercado, sem perder o controle de estoque e questões https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativas da empresa.
Aposte na automatização dos processos manuais e ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas de venda que irão colocar seu negócio em destaque.
Assistentes virtuais
Durante este ano, muito já se expandiu sobre o assunto dos assistentes virtuais. Diversas marcas lançaram atendimento inteligente e parece estar dando muito certo.
O consumidor se acostuma ao atendimento por chatbots, devido a praticidade e agilidade das demandas.
Algumas empresas já alegam que além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas.
Portanto, apostar em bots de atendimento é uma tendência que tem dado certo e economiza tempo e dinheiro da empresa.
Caso não for a opção, algumas ferramentas como o Whatsapp Business ou o Facebook para empresas, podem agilizar o atendimento inicial.
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Logística otimizada
A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento da compra.
No Brasil, isso vem passando por processos de melhorias, devido à rede de transporte pouco variada. Mas algumas soluções são cada vez mais utilizadas, como os ‘pontos de retirada’ de produtos, ou seja, compra no site, retire na loja.
Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.
Voice Search Marketing
A pesquisa por voz já é uma realidade. Esse comportamento é acelerado pelos assistentes pessoais, que identificam a necessidade e pesquisa segundo comando de voz.
É válida sua estratégia de canais estar preparada para atender este consumidor, já que o e-commerce que mais se beneficiará dessa tendência é o que oferece uma espécie de “compra automática”.
Marketplace
Até 2023, estima-se que os marketplaces serão responsáveis por grande parte do mercado de varejo.
Isso porque esses canais são capazes de aumentar a lealdade do cliente, o ticket médio e ter maior credibilidade.
Essa tendência também é chamada de “Amazonificação”, inspirada na Amazon, onde metade dos produtos vendidos é de vendedores de lojas virtuais terceirizadas.
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Vale também ser transparente com o cliente, isso gera valor e confiança na marca e no produto, e deve acompanhar o consumidor em todas as fases da operação, desde a definição de preço até o atendimento e a pós-venda.
Além de ser uma questão de ética, é comprovado que gera aumento de vendas a médio e longo prazo.
O consumidor ganhou voz na internet e é essa voz que pode propagar as boas e também as más impressões das lojas. Ganhe a confiança do consumidor e ele mesmo será porta-voz do seu negócio.
Tudo isso pode não ser novidade, pois a tendência é que as novidades que invadiram nossas vidas nos últimos anos, se tornem realidade aplicada.
O cliente busca, cada vez mais, facilidades e experiência personalizada, e isso o e-commerce consegue realizar, através de um relacionamento contínuo e próximo durante a jornada de compra.
Fazer a gestão da sua loja virtual através de um sistema de gestão como o Bling! torna o trabalho mais produtivo e assertivo, desde o cadastro dos produtos, controle de estoque até a logística e integrações.
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