Se você está ansioso(a) para a Black Friday, eu sei muito bem como está se sentindo! O dia da Black Friday é muito esperado tanto pelos consumidores como pelos donos de e-commerce, afinal, o sucesso desta data é enorme!
A Black Friday é uma ótima oportunidade de compra e venda, os grandes descontos são os mais procurados e desejados. No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010, seguindo o mesmo formato americano.
Foi uma proposta muito bem aceita pelo público envolvido e tem se mostrado até hoje um grande sucesso, as lojas ficam superlotadas e as mercadorias se esgotam muito rapidamente, por isso formam-se enormes filas às portas das lojas desde as primeiras horas da madrugada que antecede ao evento!
Mas, isso tudo você já sabe, agora saiba qual o dia da Black Friday 2021 e qual a sua importância para o e-commerce! No final do post, deixarei mais algumas dicas para você se dar bem no dia da Black Friday, então leia até o final!
Vamos lá!
Qual o dia da Black Friday?
Mas qual o Dia da Black Friday? Bom, ela é comemorada anualmente em novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças, comemorada nos Estados Unidos. No Brasil, a nova edição do dia de promoções em 2021 está marcada para o dia 26 de novembro. Save the date!
O varejo brasileiro se prepara mais uma vez para esta época do ano, principalmente online! A data é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos pela internet!
O volume de vendas em 2018, segundo dados oficiais, superaram em 23% os números de 2017. Isso mostra que o dia da Black Friday pode ser uma forma de e-commerces limparem estoques em preparação para os novos produtos que chegam para abastecer as prateleiras nas festas de fim de ano.
Você já deve ter percebido que esta data é realmente muito vantajosa para vendas, não é? Mas, qual a sua importância para o e-commerce brasileiro?
Importância da Black Friday para o e-commerce
A Black Friday e o e-commerce estão juntos indo na mesma direção, a prova disso são os resultados registrados pela Neotrust/Compre&Confie, apontando que as vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado. Conforme o estudo, foram feitas 7,6 milhões de compras online na data, representando 24,7% a mais do que o registrado no evento em 2019.
Além disso, os consumidores brasileiros também realizaram pedidos de maior valor. Ainda segundo os resultados da pesquisa, o tíquete médio neste ano foi de R$ 668,70, representando um valor 5,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A Black Friday mostra sua importância para o desenvolvimento nacional de e-commerces quando a cada ano cresce e atrai mais consumidores prontos para gastar pela internet.
O dia da Black Friday, além de ser uma ótima forma de vender em um dia o que se venderia em mês, também pode ser usado como uma forma de atrair e fidelizar clientes, para que sua loja virtual cresça durante os outros períodos do ano!
Dicas para a Black Friday
É bastante comum ver lojista se frustrarem no dia da Black Friday por usarem estratégias erradas ou não se planejarem.
Se planeje devidamente e antecipadamente. Não deixe tudo para última hora!
Não ofereça como oferta apenas produtos encalhados, talvez o motivo de estarem encalhados não seja apenas o preço e o consumidor pode entender que se suas principais ofertas são ruins e que não vale a pena comprar com você na Black Friday.
Ao invés disso, tenha ofertas irresistíveis mesmo que com volume limitado para demonstrar uma real oportunidade. Confira nosso post onde falamos sobre ‘’Como criar uma oferta irresistível em sua loja virtual’’.
Pense em quais produtos irá colocar em promoção: não coloque todos! Escolha os produtos de forma estratégica: seja aquele mais desejado, o mais encalhado, o com maior margem, mas faça uma análise antes de sair dando desconto.
Caso já tenha participado das edições anteriores da Black Friday, possivelmente algumas informações sobre seu e-commerce foram armazenadas.
Reúna todos os dados referentes às vendas concretizadas, conversões e comportamento do consumidor e os analise. A análise vai ajudar a entender o que funcionou bem e o que precisa ser revisto nesta edição, guiando suas ações na Black Friday deste ano!
Outra forma de aproveitar o dia da Black Friday é usando o e-mail marketing. Essa estratégia consegue despertar a curiosidade dos clientes e efetivar mais negócios durante a Black Friday.
Para que isso funcione, capriche no visual do e-mail, elaborando uma mensagem atrativa!
Outro fator muito relevante é a qualidade no atendimento.
Os consumidores sempre vão valorizar um atendimento humanizado, educado e com boa comunicação.
Sabendo disso, é indispensável que você invista em sua equipe de atendimento, garantindo que todas as mensagens recebidas nas redes sociais, e-mail e marketplaces sejam respondidas da melhor forma possível.
O cuidado com a gramática e o tom de voz ameno sem dúvidas são diferenciais, também vale a pena ficar atento ao tempo de resposta e buscar sempre manter a maior agilidade possível.
Os meios de pagamento também são essenciais, portanto oferecer ao consumidor várias opções de pagamento é outra ótima estratégia para garantir uma boa taxa de conversão durante a Black Friday.
Com o surgimento do PIX, a forma com que as pessoas podem realizar transações vem mudando o jeito dos consumidores de realizarem compras.
Várias empresas já estão se adaptando a essa nova realidade e sem dúvidas elas estão saindo na frente de suas concorrentes que ainda não oferecem o recurso.
Bom, espero que esse post tenha te ajudado nas suas dúvidas sobre a Black Friday deste ano e, caso ainda queira mais algumas informações, o blog da iSET possui vários posts sobre o assunto! Confira um post sobre: ‘’Black Friday e Marketing Digital: como posso preparar o meu e-commerce?’’
Até a próxima!
Leia também:
- Seu checkout está preparado para converter na Black Friday?;
- O que esperar para a Black Friday 2021?;
- Como criar banners para a Black Friday da loja virtual.
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