Sabia que o design do seu e-commerce pode atrair ou afastar seus visitantes? Bom, isso pode acontecer! Um bom design para e-commerce pode trazer muitos bons resultados do que você pensa, além de aumentar as vendas, principalmente no dia da Black Friday!
A primeira impressão é a que fica, é o dizem. E isso é verdade, você já acessou um site e simplesmente se encantou pelo mesmo e entrou nele outras vezes graças a um layout bem planejado e atraente? Pois é! Parece pouco, mas várias vezes uma loja conquista um cliente pelo design bem planejado que atiçam a curiosidade e aumentar a vontade do comprador em explorar as páginas e produtos da loja.
Pensando nisso, eu decidi separar para você dicas sobre como preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday!
Importância do design de e-commerce
O design de uma loja virtual é tão importante quanto a decisão sobre quais meios de envio se utilizará no negócio. A aparência pode afetar diretamente na credibilidade da sua marca, pois é frequentemente relacionado à confiabilidade da loja. Além disso, um design profissional fará com que os visitantes do site naveguem com mais fluidez e facilidade pela sua loja, pois ela fica mais clara e autoexplicativa. Isso aumenta as vendas consideravelmente.
Como saber se devo atualizar o design da minha loja?
E como saber que está na hora de atualizar o design da sua loja virtual? Bem, existem alguns jeitos de chegar a esta conclusão e começar a buscar por maneiras de corrigir os possíveis problemas.
É o seguinte: veja se sua loja apresenta mensagens de erro. Esse é o problema mais fácil de notar e devem ser os primeiros a serem resolvidos, pois podem afetar bastante o percurso dos visitantes da loja até a finalização da compra, e, consequentemente, as suas vendas.
Verifique se sua taxa de conversão está cada vez menor, isso pode mostrar se o design do e-commerce está desatualizado; designs ultrapassados também tornam a usabilidade pouco intuitiva, o que dificulta que seus clientes façam suas compras em sua loja.
Aposte no simples
O design da sua loja virtual na Black Friday não precisa ser o design mais bem elaborado do mundo. Ele só tem que fazer que seus clientes se interessem pelo seu e-commerce e se sentam seguros no momento de finalizar a compra de seus produtos.
E é bastante simples fazer isso! Basta que você tenha um design simples, bonito e intuitivo. Tenha um site rápido, responsivo, sem exageros. Pense em um checkout rápido e prático para não assustar seus clientes.
Sobre as imagens: tente usar um padrão que combine com a sua marca. Se você não entende muito sobre design de banners e imagens para loja virtual, contrate um profissional, você não cometerá erros desse jeito. Lembre-se de que fotos de produtos devem ter vários ângulos, serem de alta qualidade, boa iluminação e que despertem a confiança do seu consumidor.
Pense na experiência do cliente
Essa parte é muito importante na hora de preparar o design da sua loja virtual para a Black Friday, isso porque a experiência de usuário com certeza é uma das partes mais essenciais quando se almeja alcançar o sucesso da sua loja virtual.
É pensando na experiência de usuário que você definirá como facilitar o processo de compra no dia da Black Friday. Sendo assim, defina corretamente onde ficarão as informações importantes para o design do seu e-commerce, como por exemplo as categorias, filtros, busca inteligente, destaques de produtos, breadcrumb, etc. faz parte da experiência de usuário.
Design responsivo e mobile
O design responsivo se adapta a diversos dispositivos móveis, como celular, tablet, notebook, televisão, etc. sem perder navegabilidade. Ele também possui uma interface inteligente que oferece uma ótima experiência de usuário e de compra ao seu consumidor, perfeito para o dia da Black Friday. Já plataforma mobile é um design desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis.
Os dois são opções muito boas para se adotar durante o dia da Black Friday, quando se tem o objetivo de vender mais, mas também durante todo o resto do ano, pois é um bom diferencial.
Hoje,mais de 80% das pessoas acessam os seus conteúdos utilizando os dispositivos móveis. E esse é um dado irreversível. Sendo assim, o melhor a fazer é adotar essas medidas tecnológicas a fim de colher os benefícios que isso pode gerar para a sua loja na Black Friday.
Tenha uma loja virtual rápida
Na hora de preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday é extremamente necessário pensar na velocidade da sua loja virtual.
Um e-commerce utiliza muitos links, imagens e conteúdos gerais que, a medida que forem se acumulando, podem deixar sua loja com lentidão causando insatisfação e frustração em seus consumidores, isso você não deseja, certo? E é por isso que esta questão é muito importante e você deve estar sempre atento.
Por isso, vou listar algumas dicas sobre como deixar o design da sua loja virtual mais rápido na Black Friday!
- Tenha hospedagem em nuvem: não há oscilações visto que através destes sistemas é possível escalar automaticamente os recursos em momentos de pico;
- Possua um certificado de segurança ativo: ele protege os dados dos seus clientes e da mais confiança ao seu consumidor, também entregará uma resposta positiva da velocidade da sua loja para o Google, ajudando a aumentar sua indexação;
- Tenha um design responsivo: nós já falamos sobre ele no tópico acima, mas sabia que o design responsivo também pode deixar sua loja virtual mais rápida? Pois é, ele faz isso também. Ao utilizá-lo, seus clientes não precisarão ficar esperando muito tempo que as páginas da sua loja carreguem.
Inove-se sempre
É sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado de atuação do se e-commerce, é só assim que você terá certeza que a sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal na Black Friday!
Também é sempre de bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado no dia da Black Friday.
Bônus
Por último, separei uma pequena lista extra de dicas para a preparação do seu e-commerce para o dia da Black Friday, continue lendo!
Use call to action
Os botões call to action são fundamentais no processo de conversão e possível fidelização de clientes, o que é muito importante durante o dia da Black Friday.
Call to action (ou “chamar para a ação”, em tradução livre) é usado para elementos no site que solicitam uma ação do visitante – o clique, por isso deve estar bem destacado: use um tamanho bom, coloque-o em áreas vazias e use uma chamada e cor atrativas.
Faça testes A/B
Para saber se o design do seu e-commerce para a Black Friday vai funcionar faça um teste A/B. Esse teste é ótimo para ter um ideia do que é bom ou não para o seu negócio pela internet.
Ele consiste em comparar duas versões (A e B) de uma web page afim de descobrir qual delas apresenta melhor performance. No caso, são mostradas as duas páginas, simultaneamente, a dois grupos semelhantes de visitantes; vence a versão que apresentar a maior taxa de conversão. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.
Bom, espero ter ajudado você a preparar o design do seu e-commerce para a Black Friday! Siga todas essas dicas e tenho certeza de que você irá vender muito no dia da Black Friday! Boa sorte e até a próxima!
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