O maior crescimento no Natal veio das vendas pela internet, cujo faturamento subiu 13,5% para R$9,9 bilhões, segundo a Ebit/Nielsen. Isso mostra com o Natal é uma ótima época do ano para criar promoções irresistíveis na sua loja virtual.
Pensando nisso, trouxe um post para você que tem uma loja virtual saber como criar e organizar as promoções de Natal do se e-commerce! Continue lendo!
Planejamento
Para poder criar promoções de Natal realmente atrativas e irresistíveis para o seu e-commerce, é preciso antes de tudo se planejar com antecedência e cuidado.
Sem o planejamento não é possível esperar grandes resultados das vendas, até mesmo no Natal. O ideal é se preparar, analisar o comportamento do público-alvo e quais os meios de comunicação mais eficientes para cativá-lo.
Assim como os consumidores se planejam para comprar, você também deve, porém, para vender. Alguns produtos nessa época precisam de maior evidência, e só o planejamento vai te auxiliar a não perder o timing das vendas.
Estoque
Muitas lojas virtuais não se prepararam para o aumento no volume das vendas no Natal, o que é um grande erro. Para poder organizar as promoções de Natal da sua loja virtual, é preciso organizar os produtos primeiramente.
Assim surge a necessidade de preparar o estoque e certificar-se que logística poderá dar conta do aumento dos pedidos.Verifique também se o sistema é capaz de atender a demanda e as suas diferentes formas de pagamento.
De nada adianta criar ótimas promoções de Natal se o cliente não consegue finalizar a compra por conta de falta de estoque.
Marketing
Promoções de Natal em um loja virtual envolvem ações de marketing eficazes que tornam as promoções de Natal mais atraentes. Um e-commerce, acima de tudo, precisa ser transparente e cumprir o que prometer. Isso vale mais do que uma proposta interessante e vai melhorar sua reputação.
A divulgação é muito importante, pois é por meio dela que seus clientes ficarão sabendo que sua loja virtual está fazendo promoções de Natal. Não são necessários grandes gastos para promover suas promoções de Natal, mas sim o entendimento de onde seu público está e do que ele precisa.
Investir em redes sociais e e-mail marketing são ótimas estratégias. Essas ações podem exigir esforço e tempo, mas também podem trazer retornos expressivos para uma empresa online. Você também pode investir em links patrocinados, anúncios em buscadores, banners e muito mais!
O importante é avaliar cada uma das opções disponíveis, fazer testes, mensurar resultados e calcular o retorno sobre o investimento. Aposta no valor emocional dos seus produtos nesta época, afinal o Natal oferece de bandeja valores como afeto, família, cuidado e diversão para trabalhar a conexão emocional com seus clientes.
Vale a pena impulsionar seu e-commerce com anúncios pagos para ganhar destaque entre os concorrentes e ser lembrado, além de criar credibilidade. Mesmo se a data não tiver destaque no seu planejamento de comunicação anual, não deixe passar batido: ser visto é ser lembrado. Use humor, emoções e pense em mensagens simples, priorizando mobile.
Lembre-se de que o espírito natalino é algo que contagia, por isso, faça das vantagens oferecidas aos seus clientes, uma corrente de benefícios que impactam diretamente nos seus resultados.
Gere expectativa para leads
Um importante passo para ter sucesso no Natal é gerar expectativa, ou seja, alertar os clientes e leads já cadastrados em sua base sobre as novas promoções de Natal que estão por vir.
O Natal é uma época do ano em que novos visitantes podem entrar na sua loja virtual. Por isso, essa pode ser a hora de empregar campanhas de marketing digital e gerar expectativa a partir de sua própria base de leads!
Não sei você, mas eu gosto muito de entrar nas minhas redes sociais e ver posts natalinos na época do Natal, isso me deixa inspirada e me lembra de comprar os presentes de Natal.
Então, como dono de e-commerce, não deixe de impulsionar sua marca nas redes sociais, tanto através de publicações em sua página quanto através de anúncios direcionados– que lhe permitem filtrar e segmentar o alcance para aumentar as chances de conversão – como a partir do Facebook Ads, por exemplo; a fim de gerar expectativa para a sua base de leads!
Lembre-se também de alavancar seu e-mail marketing para as leads. Envie conteúdos relevante, chamando atenção para o Natal e informando que seu negócio estará apresentando promoções de Natal especiais para a data.
O objetivo disso tudo é atrair seus leads cadastrados e fazê-los comprar na sua loja virtual e depois fidelizá-los, afinal, o Natal também é uma boa época para realizar fidelização de clientes. Se você um programa de fidelidade na sua loja virtual, essa é a hora de colocá-lo para funcionar efetivamente!
Senso de urgência
Assim como em outras datas comemorativas e promoções especiais, é importante saber alavancar o senso de urgência no Natal. Isso significa fazer com que o cliente tome a decisão imediatamente por considerar fatores que podem fazê-lo perder a oportunidade, como: estoque limitado, duração das promoções de Natal, produtos ou valores agregados com duração limitada, entre outros elementos.
O objetivo de alavancar o senso de urgência é reforçar a assertividade do cliente, ou seja, tirá-lo “de cima do muro” e fazer com que tenha certeza que está fazendo um bom negócio ao avaliar suas promoções de Natal e todos os benefícios agregados.
Ao comunicar que um produto estará em promoção em um determinado período de tempo, ou que resta apenas 1 unidade no estoque, por exemplo, você “aciona” o gatilho mental de urgência em quem estiver visualizando o conteúdo.
Para colocar isso em prática, você pode incluir um timer (cronômetro) na página de produtos. Essa tática pode funcionar muito bem na sua loja virtual, e o que sempre recomendamos em nossos artigos é que você teste as estratégias para entender se elas funcionam e são ideais para o seu negócio.
Up-sell e Cross-sell
Use o Up-sell e Cross-sell na sua loja virtual durante todo o ano para aumentar o valor dos carrinhos de seus clientes, mas principalmente durante o Natal! Estas duas estratégias, quando aplicadas à um atendimento ao cliente de qualidade, podem realmente se tornar o “empurrãozinho” adicional para que o consumidor compre seus produtos e suas promoções de Natal façam sucesso de verdade.
O Up-sell tem como objetivo apresentar para o consumidor um produto melhor, mais completo e normalmente mais caro do que àquele já escolhido, atraindo-o a gastar mais no seu e-commerce.
Já no Cross-sell, o objetivo é apresentar outros produtos de seu mix que complementam a escolha inicial do consumidor. Ao visualizar produtos ou no momento de finalizar a compra, o cliente recebe promoções de Natal relacionadas aos interesses apresentados por ele, configurando a prática de cross-selling.
Ao organizar e praticar estas ações, você pode fazer com que as promoções de Natal sejam vantajosas tanto para a sua loja virtual quanto para seus clientes. Desse modo, o lucro pode e vai ser muito maior e seu e-commerce pode ficar mais conhecido de um jeito muito bom!
Produtos mais vendidos no Natal
Uma das melhores de formas de criar e organizar promoções de Natal em um e-commerce é entendendo melhor as demandas existentes. Isso pode fazer suas vendas de Natal aumentarem, o que é um grande vantagem para sua loja virtual.
A melhor forma de descobrir o que mais vende no Natal é sabendo quais produtos foram os mais vendidos no ano anterior, nesse período específico. Para isso, cheque os dados históricos das suas vendas de natal do ano passado e veja quais foram os produtos que tiveram mais pedidos.
Após isso, você pode realizar uma pesquisa de palavras-chave (keyword research) para entender se o volume de busca para esses produtos continua em alta. Faça um brainstorm e crie lista com palavras e termos que seus potenciais clientes buscariam no Google.
Kits de presente
No Natal as pessoas querem economizar ao máximo para conseguir encaixar seu orçamento no maior número de presentes possível. Por isso, as promoções de Natal mais procuradas são os kits, eles são uma estratégia certeira de oferecer essa vantagem para o consumidor e aumentar o ticket médio das vendas em seu e-commerce.
Criar este tipo de promoção de Natal na sua loja virtual é uma estratégia testada e comprovada até hoje! Use seu estoque com criatividade e tenha muito sucesso ao organizar suas promoções de Natal!
Espero ter te ajudado a saber como criar e organizar as promoções de Natal da sua loja virtual. Siga as dicas citadas no post e tenho certeza de que você fará muito sucesso no Natal deste ano e nos próximos também! Boa sorte e boas vendas!
Ah! E por último, por acaso você tem um e-commerce de sexshop? Então eu tenho um post perfeito para você criar promoções e vender muito mais sobre: ‘’Como fazer promoções de Natal para sexshop e vender mais’’.
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