Pensando em abrir um e-commerce de moda? Você está no lugar – ou post – certo! Hoje você aprenderá tudo o que você precisa para abrir um e-commerce de moda e como ter sucesso absoluto neste segmento e não ficar para trás no segmento de vendas que mais cresce no mundo!
As mulheres e homens estão, cada vez mais, preferindo comprar suas roupas e itens de moda online, sem precisar sair de casa para escolherem seus produtos favoritos.
Isso mostra como as formas de comercialização vem evoluindo e mudando, e é por isso que é importante ter uma loja virtual para expandir as fronteiras dos seus produtos e tornar sua marca conhecida!
O mercado da moda é super dinâmico e flexível. Diariamente, são lançadas tendências novas e chegam às prateleiras novos produtos diferentes. No e-commerce de moda, as lojas estão por toda parte, crescendo e sempre escolhemos as que possuem um diferencial e destaque, seja nas peças que oferecem, no atendimento ou no preço.
Portanto, se você possui ou pretende abrir um e-commerce de moda, confira as dicas que preparamos para que o seu projeto seja bem-sucedido!
Marketing
Uma parte muito importante para saber antes de abrir um e-commerce de moda são as estratégias de marketing.
O marketing aumenta a visibilidade da sua loja virtual nas buscas do Google, cria uma relação de confiança com o seu público, dá mais credibilidade e popularidade para a sua marca e também pode aumentar as suas vendas!
O marketing para um e-commerce de moda pode ser um pouco diferente de uma simples estratégia geral de marketing. Continue lendo e saiba mais!
Marketing de influenciadores
De acordo com um relatório do Ninja Metrics, de 5 a 10% dos usuários de redes sociais são responsáveis por 60 a 80% da influência nos mesmos espaços. No marketing de influenciadores, mais conhecido como marketing de influência, você se beneficia da influência que uma pessoa tem para impulsionar seu conteúdo, produto ou marca.
As principais blogueiras recebem milhares de acessos diariamente e, na página delas, sua marca será apresentada a muitos clientes em potencial, deixando sua presença na internet marcada!
Além da credibilidade do seu próprio e-commerce de moda, com a parceria com influenciadores, você também agregará à sua marca a reputação da blogueira de moda.
Estratégia de e-mail marketing
E-mail marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que tem como objetivo manter a comunicação com os seus clientes ativa. Através do e-mail marketing uma série de informações relevantes para seu cliente, mantendo a comunicação entre si.
Um ótimo modo de usar a estratégia de e-mail marketing no seu e-commerce de moda é enviando um e-mail marketing para seus clientes 3 dias após eles realizarem alguma compra na sua loja.
No conteúdo da mensagem, pergunte se gostaram do produto, se a encomenda chegou até o local dentro do prazo estipulado e sem danos, e aproveite para oferecer outros produtos relacionados.
Por fim, convide-os a deixarem suas opiniões no site da sua loja virtual. Caso tenham feedbacks positivos, isso gerará uma excelente propaganda para o seu negócio. Se for negativa, procure resolver rapidamente. Pode ser uma oportunidade para identificar suas falhas e corrigi-las!
Invista no poder das mídias sociais
Principalmente para um e-commerce de moda, as redes sociais podem ser grandes aliadas na divulgação.
Use as mídias sociais para dar dicas de moda, postar fotos dos clientes com as roupas da loja e até realizar pesquisas de opinião. Lembre-se de que o espaço que as redes sociais oferecem não seja usado, exclusivamente, para a publicidade direta!
Com conteúdos variados e de qualidade, postados com frequência, as redes sociais se tornam mais atrativas e com maior índice de engajamento. Então, não se prenda, unicamente, às fotos e textos. Experimente inserir gifs, vídeos, enquetes e outras maneiras de dialogar com as pessoas para fazer com que elas interajam com a sua loja online!
Outra forma de estimular o contato e o engajamento do seu público é patrocinando seus posts. Em redes como o Facebook, por exemplo, é possível segmentar o público que vai receber os anúncios pagos.
Modas e estações
O mercado da moda é super dinâmico. Diariamente, são lançadas tendências e chegam às prateleiras novos produtos.
Uma dica importante é ficar atento às estações e tendências que vêm e vão. Abastecer seu estoque com os produtos que “bombam” de acordo com a febre do momento pode ser uma ótima estratégia para um e-commerce de moda. Esses produtos ‘’de moda’’ têm mais chance de serem vendidos quando estão em tendência.
Além disso, também existem as mercadorias de estações. Por exemplo, com a chegada da primavera/verão, protetor solar, batons coloridos e perfumes frescos são essenciais na sua loja virtual. Já no outono/inverno, cremes hidratantes e óleos são muito vendidos por causa do tempo frio e seco.
A sazonalidade influencia bastante no comportamento do consumidor e, de certa forma, manda no e-commerce de moda. Portanto, estar antenado às tendências atuais e também às que estão por vir pode ser decisivo para obter sucesso com um e-commerce de moda.
Por fim, sempre leve em consideração a estação, mas também fique de olho nas datas comemorativas, como Carnaval, Natal e Ano Novo.
Estoque diversificado
Diversificar sem perder o foco, é claro. Eis uma dica que todo e-commerce de moda deveria seguir. Não adianta vender de tudo um pouco, então, se seu e-commerce é de moda, foque nesse segmento!
Mas lembre-se de que é possível diversificar os produtos sem que o seu empreendimento pareça uma loja sem foco. Se seu desejo é oferecer mais variedade aos clientes, aposte em diversidade de modelos, cores e tamanhos.
Por fim, muito mais do que vender roupas, o ideal é que seu e-commerce venda estilo para os clientes. Isso porque, além de comprar roupas, calçados e acessórios, as pessoas buscam algo que as deixem confortáveis, fashion e profissionais.
Ou seja, os consumidores procuram algo além do simples item. Portanto, trabalhe com a proposta de atender esse tipo de necessidade dos clientes, vendendo também os benefícios dos seus produtos.
Além disso, a maioria dos novos empreendedores que desejam vender online não pesquisam o público-alvo. Eles pensam que todos os tipos de pessoas podem se interessar pelo produto que oferecem. Este é um dos erros mais frequentes entre iniciantes.
Então, entenda que existem consumidores mais inclinados a comprar o seu produto e outros menos. Portanto, antes de pensar em iniciar qualquer ação, escolha um nicho de mercado. Procure refletir sobre como e pra quem você pode segmentar sua marca.
Outra dica é buscar pelo fator inovação! Procure ter disponível um produto que não se pode encontrar no comércio em geral. Essa é, com certeza, a grande vantagem e diferencial que uma loja virtual pode oferecer. Se o produto não for vendido em outro site, melhor ainda! Exclusividade é a alma do negócio.
Overdelivering
O overdelivering é a prática de entregar para o cliente algo além do que ele comprou. Em outras palavras, ações que superam as expectativas dos clientes. Muitas empresas erram ao acreditar que o relacionamento com seus clientes acaba no momento em que a compra é finalizada.
Como você pode fazer isso? Com entregas em prazos menores do que o acordado, com doação de brindes e cupons de desconto em novas compras ou até mesmo com embalagens diferenciadas.
Essas atitudes ajudam a melhorar a experiência do consumidor e fazer com que ele fique mais fiel em relação a sua marca!
Portanto, podemos dizer que quando se trata de vender mais, além de buscar meios de alcançar novos consumidores, é preciso também se preocupar de verdade com os clientes!
Dê atenção ao atendimento ao cliente
Muitas empresas virtuais já proporcionam consultoria de moda, planos de fidelidade, descontos progressivos, convênios com outras lojas, brindes e muito mais. Você deve analisar as alternativas que melhor se encaixam no perfil e no orçamento do negócio.
Seja rápido, otimize os seus processos e esteja sempre atento a garantir a satisfação do seu consumidor para que ele não só volte, mas também divulgue a sua marca.
Ninguém gosta de esperar, principalmente quando está com algum problema e busca o canal de atendimento ao cliente responsável por resolvê-lo mas não consegue com a rapidez que precisa.
Uma dica importantíssima é ter empatia e eficiência. É muito importante que o atendimento ao cliente da sua empresa vá além de respostas automáticas e frias, por isso, faça com que a pessoa do outro lado saiba que está falando com pessoas reais.
Temas para sua loja virtual
Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.
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Quer saber como ter sucesso neste segmento? Leia este post sobre: ‘’Como fazer milhões com e-commerce de moda: conheça a Nasty Gal’’.
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