Uma pesquisa da PwC ouviu mais de 22 mil consumidores de 27 países diferentes e apontou que há uma forte demanda no mercado por entregas expressas. Você sabia disso?

 

Conforme o levantamento global, o público está disposto a pagar mais em troca de maior agilidade no envio dos pedidos feitos no e-commerce

 

Então, se por um lado o preço do frete é responsável por uma fatia superior a 80% do abandono de carrinhos; de outro, a velocidade do transporte é importante para 64% dos entrevistados.

 

Portanto, temos aqui também um nicho interessante que demonstrou valorizar as entregas expressas, mesmo que a um custo extra.

 

É por isso que queremos demonstrar para você a importância de construir uma estratégia de gestão de fretes que contemple também o serviço de entrega expressa!

 

E claro, iremos apontar o caminho para o seu e-commerce ter sucesso ao impactar esse grupo de clientes em potencial! Vamos lá?

 

Você vai ver neste post:

 

  • O que é Entrega Expressa?
  • Saiba a diferença entre as modalidades de envio
  • Por que você deve investir na oferta de Entregas Expressas
  • A importância da flexibilidade nos fretes no e-commerce
  • Uma solução para te ajudar com a gestão do envio de todas suas encomendas

O que é Entrega Expressa?

Quando o assunto é agilidade no envio de encomendas, a entrega expressa é a resposta para fretes mais rápidos. Claro que um serviço em um prazo menor do que o serviço convencional custa mais caro.

 

Porém, é exatamente essa distinção – quando comparada às modalidades de transporte que levam mais tempo para remeter a encomenda – que torna a entrega expressa um diferencial que vale a pena investir!

 

Para esclarecer melhor, vamos usar como exemplo as postagens de volumes feitas através dos Correios. Você já deve ter percebido que a estatal trabalha com os serviços PAC e SEDEX, correto?

 

O PAC é a modalidade de entrega mais barata, contudo, mais lenta. Ao contrário do SEDEX, que representa a alternativa expressa dos Correios. Logo, mais rápida e com preço mais alto.

 

Entenda a diferença entre remessas normais e expressas

Ainda seguindo o mesmo exemplo citado na seção anterior, podemos notar que os Correios conseguiram criar uma série de serviços expressos como o SEDEX 10, SEDEX 11 e SEDEX Hoje.

 

Observe que todos esses serviços são variações dentro da estratégia de entrega expressa. Ou seja, este é um nicho que carrega um potencial interessante a ser explorado pelos lojistas virtuais! Fica aqui registrada a reflexão!

 

Para demonstrar a diferença entre o envio convencional e o expresso, simulamos a remessa de um pacote com as dimensões 20cm X 25cm X 30cm pesando 1kg de Pelotas/RS para o Rio de Janeiro/RJ. 

 

Confira o que muda de uma modalidade para a outra:

Entrega convencional

Exemplo 1: simulação de envio via PAC/Correios, modalidade de remessa mais lenta

Entrega expressa

Exemplo 2: simulação de envio via SEDEX/Correios, modalidade de remessa mais rápida

Prioridades são prioridades!

Como é possível visualizar nas imagens acima, a modalidade expressa consegue entregar a encomenda 5 dias mais rápido do que o envio convencional. Entretanto, o preço passa de R$ 35,40 para R$ 75.

 

À primeira vista, pode parecer bastante caro utilizar a modalidade mais ágil (e neste caso, pagar o dobro). Mas se coloque no lugar de um consumidor que precisa receber o pacote com urgência. Uma diferença de R$ 35 pode ser um elemento secundário para a tomada de decisão, não é mesmo?

 

Agora vá mais além e considere um cliente que busca, em primeiro lugar, um transporte no menor prazo possível. Ele encontra o produto desejado em um e-commerce que não oferece entrega expressa. 

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Em seguida, esse mesmo usuário parte para outro site, acha o que procura e ainda com a opção de envio mais rápido! Quem você acha que vencerá essa concorrência?

 

Obviamente, o lojista que tinha o item pesquisado e com a opção de transporte que o cliente queria, né?

Por que você deve investir em Entrega Expressa

Como falamos no começo deste post, 64% dos clientes não teriam problema em pagar mais para ter o pedido em mãos mais cedo. Para essas pessoas, ter a possibilidade de receber o pedido no mesmo dia, por exemplo, vale um custo adicional superior.

 

Pensando nisso, é interessante seu e-commerce ter opções para atender tipos diferentes de clientes: desde os que valorizam fretes baratos, até aqueles ansiosos que precisam de entregas mais ágeis.

 

Ao disponibilizar ambas modalidades de envio para os seus clientes, fica mais fácil oferecer uma experiência completa. Ou seja, capaz de fidelizar diferentes grupos de consumidores: os adeptos do transporte convencional e os da entrega expressa.

 

Além disso, a exemplo do frete grátis, o prazo de entrega também é um atrativo interessante para motivar a decisão de compra. Fique ligado!

Aposte na flexibilidade no envio de encomendas

Não exagere na dose nem faça a balança pender mais para um lado do que para outro. A assertividade da sua estratégia, quando o assunto é gestão de fretes, está na flexibilidade que o seu negócio é capaz de oferecer aos clientes.

 

E vamos explicar o porquê: além de ter necessidades distintas (uns preferem pagar mais para ter rapidez enquanto para outros o custo fala mais alto), o público pode precisar de uma entrega expressa em um momento e, em outro, optar pelo frete grátis.

 

Não há uma regra que separe completamente em grupos opostos os consumidores que compram apenas com envios ágeis dos que optam pelos serviços normais.

 

Logo, o lojista precisa dar o poder de escolha a cada visitante: é o cliente (e não você!) quem escolhe a melhor forma de entrega em cada compra! A melhor maneira de gerir sua estratégia de fretes pode se basear nesse jogo de perguntas e respostas:

 

 

  • Entrega expressa? Temos! Entrega normal? Temos também!

A solução que o seu negócio precisa está aqui!

Este conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim! Mas antes de concluir este artigo, vamos dar mais uma dica importante: avalie se a gestão do transporte de encomendas está preparada para oferecer a qualidade que o seu cliente deseja.

 

Para ter agilidade na entrega expressa é fundamental contar com uma solução de fretes em que você confie. E o principal: que forneça as condições necessárias para garantir a rapidez no envio.

 

Com o Melhor Envio você consegue disponibilizar o poder de escolha aos seus clientes, inclusive entre diversas opções de entregas expressas. Como? Comparando fretes com Correios e transportadoras privadas em poucos segundos. 

 

Assim é possível ter não só uma, mas diversas alternativas para oferecer em seu e-commerce. Conheça agora mesmo nossa calculadora de fretes e veja como é fácil e rápido gerar entregas expressas em uma plataforma de gestão de entregas gratuita.

 

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Por Andressa Barbosa | Blog Melhor Envio