Ter um blog para e-commerce é um diferencial na comunicação da sua empresa online. Hoje em dia, é algo extremamente essencial em diversos fatores.

 

Se você ainda não tem um blog para o seu e-commerce, pode estar perdendo diversas oportunidades. Por isso, no post de hoje, irei falar sobre as vantagens de ter um blog para e-commerce e como ele deve funcionar da melhor maneira para você alcançar seus objetivos! Vamos lá?

Vantagens do blog para e-commerce

1- Potencial modo de atrair clientes interessados

O blog para e-commerce é uma importante porta de entrada para que potenciais clientes descubram a sua loja virtual.

 

Se você criar um blog para e-commerce que apresenta dicas e informações relevantes, as chances de pessoas que precisam dos produtos que você vende o encontrarem são muito maiores.

 

O resultado é um tráfego maior de pessoas com alto potencial de efetuarem uma compra e se tornarem clientes recorrentes! Melhor ainda se você usar links e banners que levam ao produto.

2- Possibilidade de ganhar credibilidade

Com um blog para e-commerce de qualidade juntamente da loja virtual é possível se tornar referência no seu nicho de mercado.

 

Imagine as pessoas recorrem ao seu blog para se informar sobre assuntos específicos, como os mais novos lançamentos do seu mercado.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Essa não é uma posição fácil de ser conquistada, no entanto, ela é possível com o marketing de conteúdo e com o blog para e-commerce de qualidade.

3- Melhor ranqueamento

O blog para e-commerce também tem o poder de fazer você ganhar pontos na otimização do seu e-commerce.

 

Aparecer nos primeiros resultados do Google quando um potencial cliente realiza uma busca aumentam as suas chances de ganhar visitas e vender mais.

 

Mas, para que isso aconteça, no entanto, é preciso trabalhar a otimização do seu e-commerce também, também conhecida como SEO.

 

Se seu blog está no mesmo domínio da sua loja, melhor ainda! E, se sua plataforma de e-commerce possui SEO amigável, você está no caminho certo!

 

De acordo com o blog Tech Client, sites com blogs indexam 434% mais páginas nos motores de pesquisa, recebem 97% mais links e geram 67% mais leads.

 

Todos esses indicadores são valiosíssimos em estratégias de SEO e inbound marketing. Dessa maneira, podemos perceber a importância de um blog para e-commerce na gestão de uma loja virtual.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

4- As pessoas se interessam e se convencem

É normal o público preferir conteúdos relevantes a anúncios. Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar de você e é uma ferramenta perfeita para converter leads.

 

O blog ajudará a destacar a empresa no meio da multidão, provando seu poder como especialista no produto que vende.

 

A única certeza é que um blog para e-commerce deve ser interessante, educacional e mostrar autoridade a respeito dos produtos ou serviços que vende para realmente dar resultados.

 

Saiba aqui por que o blog é o maior aliado do seu e-commerce!

Como funciona um blog para e-commerce?

O blog para e-commerce é como se fosse um diário eletrônico com características específicas para um ramo e com certos objetivos.

 

Uma das características gerais é a atualização regular. Com updates frequentes (chamados de blog posts), você atrai novos visitantes para as páginas e pode explorar uma gama ampla de assuntos para alcançar suas metas e traçar suas estratégias de marketing, por exemplo.

 

Ao criar um blog para e-commerce, uma empresa pode ter diferentes objetivos. Por exemplo: enviar notícias aos usuários, sanar dúvidas dos leitores, criar manuais de uso e dicas para produto ou serviço e divulgar releases para a imprensa, as possibilidades são muitas!

 

No mundo do marketing digital, um blog é utilizado como ferramenta estratégica para gerar oportunidades de negócios. Isso se dá devido ao baixo custo de implementação da estratégia. A criação de um site com um blog exige, basicamente, apenas o investimento de tempo para redigir os posts.

Por onde devo começar?

Você pôde ver o quanto é vantajoso criar um blog para e-commerce, certo? Agora só falta se planejar!

1- Crie uma estratégia com objetivos claros

O seu blog para e-commerce terá como objetivo atrair mais visitas e incrementar as vendas da loja, certo? Por isso, todos os posts precisam ter uma estratégia e um propósito claro para estarem ali.

 

Todas as publicações criadas devem responder a essas 3 perguntas:

 

 

  • Para quem esse conteúdo se destina?
  • Em quais plataformas eu vou divulgar esse post?
  • Por que eu vou produzir esse conteúdo? Quais problemas da minha persona ele vai resolver?

 

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Esse planejamento vai ajudá-lo a manter o foco nos objetivos e a produzir apenas nos conteúdos que realmente fazem sentido e tem o potencial de gerar resultados para a sua loja virtual.

2- Mantenha a consistência

O blog para e-commerce precisa de frequência para se tornar relevante e fazer com que as pessoas voltem. Além disso, postar sempre nos mesmos dias cria o hábito de que as pessoas acessem o blog constantemente para ler as novidades!

3- Divulgue seu produto no conteúdo

Aproveite o texto e venda seu produto de forma sutil. Através do blog para e-commerce é fácil criar hiperlinks e direcioná-lo para o seu site. Se o seu e-commerce comercializa produtos para casa, por exemplo, crie um texto com dicas para organização de espaços e insira links com produtos de organização de ambiente disponíveis no seu site.

 

Peça a participação do seu cliente.

 

Se o conteúdo do seu blog para e-commerce é atrativo com certeza irá conquistar leitores assíduos, fidelizar mais clientes e conquistar novos!

4- Analise os resultados e reveja as estratégias

Como estamos falando de um blog para e-commerce que tem objetivos claros e definidos, os posts precisam ser analisados para que você entenda se está no caminho certo ou não.

 

Monitore dados como a quantidade de compartilhamento nos posts, teor dos comentários, impressões, ranqueamento, visitas geradas ao site da sua loja e, até mesmo, novos assinantes de newsletter.

 

Todas essas informações vão apontar se você está obtendo os resultados esperados ou se precisa adaptar os conteúdos ou rever a sua persona no blog para e-commerce.

 

Além disso, acompanhar os resultados permite com que você foque nas ações certas, otimizando ainda mais os investimentos em divulgação!

 

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