O consumidor passou a ter hábitos mais digitais, com isso, as empresas reagiram passando a direcionar mais investimento ao mundo do e-commerce. Se você se encaixa neste cenário, este post é para você!
De acordo com a Adyen, foram 5 milhões de novos consumidores digitais só na América Latina desde o início do ano. Isso quer dizer que quem nunca tinha comprado online antes, passou a comprar.
Também de acordo com a mesma empresa, de janeiro para maio, o e-commerce cresceu 60%, representando hoje 5,8% do varejo brasileiro. Até o fim do ano, a taxa deve bater os 8%. Essa penetração já é muito maior em países como a China (30%), Inglaterra (20%) e Estados Unidos (15%).
Tudo isso mostra um grande crescimento do e-commerce brasileiro, algo que mostra o quanto pode ser vantajoso criar uma loja virtual para vender pela internet. Continue lendo para conferir as melhores dicas para você criar a sua loja virtual para vender pela internet!
Crie um plano de negócio para a sua empresa
Sabemos bem como a animação e ansiedade para criar uma loja virtual faz com que fiquemos com muita vontade de simplesmente contratar um plano, criar a loja virtual e colocar produtos para vender pela internet, sem construir um plano de negócio. Pare, respire fundo, e não faça isso!
Por quê? Se você simplesmente pega a primeira ideia e começa a vender pela internet o primeiro produto que veio à cabeça, significa que não pensou em um modelo de negócio, não se preparou para possíveis problemas de logística, e nem separou as ideias da melhor forma possível.
Ao criar um plano de negócio, ao longo prazo, você economiza duas coisas importantíssimas para qualquer pessoa que está planejando empreender na internet: tempo e dinheiro.
Tempo, porque já consegue identificar potenciais problemas e desafios que poderiam atrasar suas operações por dias ou meses. E dinheiro, pois consegue identificar o mercado em que você estará inserido, e assim realizar um planejamento estratégico feito sob medida para seus produtos e público.
Portanto, é essencial criar um plano de negócio antes de criar uma loja virtual para vender pela internet!
Escolha uma plataforma de e-commerce de qualidade
Com certeza não é necessário dizer que para criar sua loja virtual, você precisa de uma plataforma de e-commerce de qualidade. Porém, você sabe o que é realmente uma boa plataforma de e-commerce?
Um boa plataforma de e-commerce funciona como uma ferramenta para fazer as operações do processo de criar uma loja virtual e vender pela internet, ela desempenha funções como cadastrar todos os seus clientes, registrar inúmeros produtos, gerenciar preços de produtos e emitir boletos.
Uma plataforma de e-commerce é justamente a casa da sua empresa online, diferente de vender em redes sociais e marketplaces, a plataforma deve se ajustar ao seu nicho de vendas e tamanho do negócio, acompanhando também o crescimento da sua marca.
Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual para vender pela internet, você deve procurar por uma que oferece as funcionalidades necessárias para o bom funcionamento do seu negócio online, principalmente, um que seja confiável e esteja disposta a sempre lhe ajudar com suporte. Veja se o atendimento é rápido e eficiente, que esteja disposto à ajudar você a criar sua loja virtual e a escalar suas vendas.
Além disso, antes de contratar uma plataforma, verifique o histórico da empresa, há quanto tempo ela está no mercado e se há reclamações ou problemas judiciais com ela.
É recomendado que a plataforma de e-commerce tenha uma área de gestão de temas com vários temas gratuitos para você personalizar completamente sua loja virtual com facilidade e liberdade.
Uma boa plataforma é importante para dar robustez e apoiar o crescimento do seu negócio. Com estes cuidados, você poderá criar uma loja virtual para vender pela internet com sucesso.
Invista tempo na hora de definir o layout da loja
Primeiramente, defina as cores da sua loja virtual. As cores afetam o psicológico de quem as olha, principalmente no design para e-commerce. Isso faz com a escolha da paleta de cores do layout da sua loja virtual seja muito importante.
Para obter melhores resultados com o layout da sua loja virtual, o melhor a ser feito é testar diversas cores buscando encontrar uma paleta adequada para criar uma loja virtual.
Lembrando que as cores usadas no layout do seu e-commerce devem ter relação com as cores institucionais da sua marca para fugir da identidade visual da empresa.
Outro ponto essencial é o design responsivo. Seu design para e-commerce deve ser compatível com todos os modelos de navegadores e sistemas operacionais do mercado. Caso contrário, ele não carregará ou não funcionará corretamente, prejudicando a experiência do usuário e, provavelmente, não irá aumentar conversões.
Além disso, se a sua loja virtual estiver confusa, os internautas sairão rapidamente da página e procurarão os sites concorrentes. Portanto, os produtos devem estar separados por categorias como marcas, gêneros, idades e características de produto, para facilitar a procura e oferecer formas simples de filtrar as informações.
A descrição dos produtos também é importante para mostrar a usabilidade, diferenciais, especificações técnicas, preços, formas de pagamento, entre outras informações. Ao criar sua loja virtual e suas próprias descrições dos produtos, você gera conteúdo relevante e ainda se beneficia nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
Para criar uma descrição de produto eficiente para o seu e-commerce, adote um tom de voz que conquiste o público durante a leitura da descrição dos produtos, escreva o que o cliente realmente que saber e tente tirar todas as possíveis dúvidas.
Fazer um teste A/B do layout da loja virtual é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando no seu site. Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente.
Ele é perfeito na hora de criar sua loja virtual pensando no layout, você pode testar cor e posicionamento dos botões call to action, imagens, banners, textos, links e muito mais!
Mesmo após terminar de criar sua loja virtual para vender pela internet, é sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado. Só assim você terá certeza que o layout da sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal.
Além disso, é sempre de bom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado.
É preciso sempre observar as métricas da sua loja virtual a fim de identificar melhorias no design para e-commerce que devem ser tomadas. Além do mais, apenas assim você terá conhecimento de como o seu mercado anda atuando e como você poderá estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes em relação ao layout.
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