Pode-se dizer que o mundo está passando por uma “Black Friday” desde o mês de abril. A ABComm registrou a abertura de mais de uma loja por minuto, no início da pandemia. Semelhantemente, o Mercado Livre contou com mais de 5 milhões de novos compradores online na América Latina e registrou alta de aproximadamente 80% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em 2019 a Black Friday foi um verdadeiro sucesso, bem acima do esperado. Isso é o que diz os dados da Ebit Nielsen, com maior movimentação de pedidos, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões — considerando apenas a quinta e a sexta-feira.
Além disso, o número é 23,6% maior do que o registrado no mesmo período no ano anterior, 2018. Isso mostra que a Black Friday vem crescendo muito ao decorrer dos anos e é a cada ano mais esperada.
A Black Friday continua se mostrando como uma grande oportunidade para varejistas expandirem suas vendas e conquistarem novos clientes. E as expectativas para este ano são altíssimas.
De acordo com o Compre & Confie, só em abril deste ano, o e-commerce registrou um faturamento de R$ 9,4 bilhões. Decerto o mercado não pode prever esse crescimento tão expressivo para um período fora de grandes datas comemorativas.
Este é o motivo da grande ansiedade do mercado para o que acontecerá nessa Black Friday, uma vez que as vendas ainda não desaceleraram desde o início da quarentena.
A crise do coronavírus trouxe muitas mudanças no contexto econômico global e, por consequência, houve vários reflexos no comportamento do consumidor. Apesar disso, alguns setores acabaram vivenciando vantagens e a transformação digital foi impulsionada.
Assim, a Black Friday de 2020 pode ser uma grande oportunidade para impulsionar as vendas no mundo virtual. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, esta será a maior Black Friday no país — se as empresas estiverem prontas para suprir a demanda, principalmente na parte tecnológica.
Contudo, Eduardo Terra alertou que ainda existem muitas incertezas, pois não sabemos qual será o cenário das lojas físicas.
[rock-convert-cta id=”49567″]
“Olhando para o segundo semestre, não vejo com muito otimismo os resultados do varejo como um todo, mas acredito sim que a Black Friday será um sucesso ainda maior do que o do ano passado“, destaca o presidente da SBVC.
Certeza que essa será a maior Black Friday da história do país, não temos como afirmar. Porém, o contexto é bastante otimista para quem vende online — e quem não vende, pois, ainda existe tempo para se planejar e participar.
E, de acordo com uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, para 2020, uma parcela de 42% dos consumidores tem planos de comprar. Entre os que não sabem (35%) ou não pretendem comprar (23%), 8 em cada 10 mudariam de ideia se pudessem ajudar a manter empregos.
Também é importante saber que as decisões de compra ganharam novos elementos neste ano. Entre quem pretende consumir na data, 65% dizem que comprar algo será uma forma de se presentear. 29% pretendem comprar apenas pela internet e 16%, apenas por lojas físicas – em 2019, esta última parcela era de 35%.
As categorias mais desejadas são:
- Roupas e acessórios (31%);
- Smartphones (30%);
- Eletrônicos (30%);
- Calçados (26%);
- Eletrodomésticos (23%);
- Perfumes e cosméticos (21%);
- Móveis (de 9% para 21%);
- Computador (de 11% para 20%).
[rock-convert-cta id=”49571″]
Bom, acredito que você já tenha percebido como as expectativas para a Black Friday 2020 estão altas, principalmente para quem vende online! Agora, é hora de se planejar e estar pronto para quando a data chegar.
Este ano de 2020 com certeza ficará na história devido a todas as adaptações, principalmente digitais, em que o mundo inteiro precisou passar. Mas o seu negócio? Está preparado? Ainda tem dúvidas sobre como se preparar para a data? Participe aqui da Black Friday iSET 2020 para ficar por dentro de tudo sobre a maior Black Friday de todos os tempos!
Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,