Com a chegada da primavera, a pesquisa por tendências de moda e peças no estilo primavera-verão se intensificam, gerando oportunidades para os e-commerces de moda.
Em 2018, o varejo online faturou R$53,2 bilhões, uma alta nominal de 12% em relação ao ano anterior. O segmento de Moda e Acessórios comemorou o fato de o setor ter concentrado 5,6% de todo esse ganho, estando em segundo lugar no ranking das categorias mais procuradas e pedidas pelos consumidores, com uma representatividade de 13,5% aproximadamente.
A nova estação é uma ótima oportunidade para inovar na sua empresa, seja lançando um novo produto, serviço ou campanha de marketing. Se você quer aproveitar a mudança no clima para fortalecer a sua marca e atrair os clientes para as suas novidades de primavera, você está no post certo.
Veja então dicas de como você pode cuidar dessas estratégias de marketing na sua loja para ter muito sucesso durante a primavera desse ano. Continue lendo!
Destaque exatamente o que o cliente quer ver
Logo de cara, o consumidor deve visualizar um banner inspirado nas cores e símbolos da estação, com os lançamentos da coleção. Destaque as peças mais fresquinhas e atualize sua vitrine com preços, formas de pagamento e prazos de entrega.
Se você tiver fotos de modelos com as peças de lançamento, use-as com uma resolução adequada que valorize o item que está sendo vendido.
De uma forma bem intuitiva e simples, o público deve encontrar ícones de direcionamento para as peças da nova estação. Insira sempre no topo da página os lançamentos da nova coleção, assim o cliente visualiza os primeiros produtos e em caso de interesse, outros itens da loja.
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Evite excessos
Como a estação pede, use cores vibrantes e alegres, mas não abuse de tons muito fortes. Os usuários podem ficar incomodados.
Lembre sempre que as configurações de brilho e contraste da tela são personalizadas de acordo com preferências pessoais de cada um!
No plano de fundo do site, não utilize cores escuras ou tons parecidos com o das fontes, pois atrapalham a leitura e deixam o layout cansativo. Sem contar que cores escuras não combinam com a temporada.
Ofereça condições especiais
Mesmo nos lançamentos, planeje uma condição especial como frete grátis ou reduzido, promoções, cupons de desconto, entre outros. Muitos consumidores compram por impulso ao ver um desconto ou uma vantagem em comprar um determinado produto.
Destaque as peças em promoção e aproveite para fazer uma página com itens da última estação com descontos significativos.
Essa é uma oportunidade de não deixar peças “encalhadas” no seu estoque.
Divulgue a nova coleção nas redes sociais
As redes sociais têm poder de conquistar e engajar as pessoas. Além disso, servem como uma forma de direcionar o público para a sua loja virtual. Identifique qual a rede social é mais usada pelas suas personas: será o Facebook, Pinterest ou Instagram?
Atualize o layout
Se você possui um e-commerce de moda, está na hora reformular o seu layout e organizar bem os produtos na vitrine. Aproveite a entrada da primavera para montar uma vitrine ‘diferentona’ e que chame a atenção.
O visual do site é a primeira impressão que o cliente terá sobre a sua loja, e se tratando do segmento de moda, isso é um diferencial para manter o consumidor impressionado e navegando pela loja.
O layout bem feito transmite qualidade, segurança, credibilidade, entre tantas outras características importantes para uma boa experiência de usuário.
Peças mais baratas com a colocação de preços chamativos pode funcionar bem para lojas mais populares, enquanto escolher as peça conceito da sua nova coleção pode funcionar para lojas conceituais e sofisticadas.
O mais importante mesmo é que o que você expõe na sua loja esteja organizado, coerente com sua estratégia de vendas e marketing e conectado com o restante da experiência que o cliente terá dentro da sua loja.
Tudo isso vai ajudá-lo a atrair para sua loja clientes com um alto potencial de compra e isso vai aumentar as chances de ter resultados.
Crie conexão emocional
Gerar necessidade de consumo e compras por impulso é uma estratégia muito usada em lojas de roupas e e-commerces de moda.
É preciso criar um clima especial dentro da sua loja para criar uma conexão emocional com seu cliente, o nosso emocional é o grande responsável por nos motivar a comprar algo por impulso.
Você precisa pensar no marketing sensorial, colocar peças que combinam em um combo ou kit de produtos, separar as categorias por estilo e cores, ter um banner marcante na loja todas essas ações vão te ajudar.
Traga novidades
Considerando que as vendas de primavera-verão já começaram, certamente a sua loja já deve ter em estoque os produtos necessários para atender à demanda.
Traga novidades, diferencie-se da concorrência. Com exceção das grifes, que assinam novas coleções anualmente e já têm as novidades pré-determinadas, lojas de roupa populares, lojas de departamento ou ainda quem vende artigos para casa devem pensar em novidades.
Comunique-se bem para atrair os clientes
É indispensável avisar os seus clientes de que o seu negócio está preparado para as vendas de primavera-verão e que há novidades na sua loja.
Portanto, elabore uma estratégia de e-mail marketing, comece algumas ações nas redes sociais (inclusive pagas) e faça conteúdos especiais para a estação. Tudo isso para mostrar o que você tem de novidades.
Depois dessas iniciativas, mantenha uma vitrine atrativa, renove a disposição dos produtos na home e intensifique a comunicação interna sobre os lançamentos, condições de pagamento e ofertas.
Otimize a experiência de compra do seu cliente
Um e-commerce com navegação simples e organizada, com categorias claras, boas fotos dos produtos, descrições detalhadas e tabelas de medidas são essenciais para que o cliente se sinta confiante ao realizar a compra.
Ferramentas que oferecem proteção antifraude, calculam o frete automaticamente e meios de pagamento eficazes também devem estar presentes para passar credibilidade e aumentar a taxa de conversão.
Vários motivos podem levar um cliente a comprar na sua loja: bom preço, bons produtos, rapidez na entrega, promoções… Mas nenhum deles vai fidelizá-lo tão bem quanto um atendimento de qualidade.
A experiência tem se tornado cada vez mais relevante no processo de tomada de decisão. Clientes desejam se sentir acolhidos pelas marcas com que se identificam. Para isso, é preciso manter um relacionamento próximo e atencioso com seus consumidores.
Além da produção de conteúdo, comunique-se com o seu público, interaja com suas publicações nas redes sociais, responda mensagens com agilidade. Especialmente nos casos de problema com a compra, busque resolver de maneira cômoda para o cliente.
Essa relação estreita exige atenção. Mas se bem feita tem potencial para transformar clientes em “brand lovers”, que serão advogados da sua marca e farão divulgação espontânea dos produtos.
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