Ano após ano, clientes do mundo inteiro aguardam pela Black Friday para aproveitar os descontos oferecidos por lojas que desejam liquidar seus estoques e se prepararem para as compras de fim de ano.
No Brasil não é diferente. A data tem se tornado cada vez mais relevante e antecipada por pessoas que desejam economizar em suas compras. No entanto, muitos consumidores se tornaram mais exigentes após diversos casos de descontos falsos e experiências de compra ruins.
Contudo, é possível evitar este cenário enquanto é possível garantir boas vendas e conquistar novos clientes através de um atendimento online de qualidade. Afinal de contas, a importância do e-commerce só tem aumentado. Apenas no primeiro semestre de 2020 seu crescimento foi de 47%, segundo a 42ª edição do Webshoppers.
Se você deseja aproveitar esta oportunidade para vender mais nesta Black Friday e ultrapassar suas metas, confira 9 dicas que podem ajudar a turbinar os resultados da sua loja.
1. Invista em marketing e crie expectativa
Os resultados de sucesso na Black Friday começam antes da data chegar, através de planejamento e campanhas de marketing digital.
É preciso gerar expectativa em seu público para que ele fique ciente que sua loja também contará com ofertas atraentes. Alcançar este objetivo é possível através de anúncios, publicações nas redes sociais, anúncios offline, criação de um cronômetro de contagem regressiva, campanhas de e-mail marketing, entre vários métodos de divulgação.
Desta maneira, consumidores irão planejar suas compras e acompanhar os preços mais interessantes oferecidos durante a ação promocional.
2. Foque na experiência do cliente
Garanta que seu site e os canais de atendimento ao cliente oferecidos por sua loja virtual estarão funcionando corretamente e contarão com a capacidade de atender todos os seus consumidores durante o período de promoção.
É preciso garantir com antecedência que o seu serviço de hospedagem e site contarão com a capacidade de funcionar de maneira efetiva mesmo durante a sobrecarga de tráfego gerada pelas promoções. Pois, a lentidão e problemas relacionados com páginas de produtos podem fazer com que consumidores desistam de suas compras.
Mantenha a atenção na experiência dos clientes. Facilite a consulta de ofertas, produtos e esteja com uma equipe pronta para realizar atendimentos tirando dúvidas e até mesmo fechando negócios.
3. Prepare seu site para usuários mobile
Hoje, mais da metade do tráfego na internet é gerado através de dispositivos móveis. São pessoas que preferem realizar consultas de preços através do celular, conferir avaliações e aproveitar promoções nas redes sociais.
Por isso é importante testar e garantir que seu site e todas as suas páginas são compatíveis e funcionam de forma otimizada nos dispositivos móveis. Realizar esta otimização de qualidade e velocidade é muito importante, pois cerca de 53% dos visitantes mobile abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar completamente.
4. Prepare-se para imprevistos
Por mais que todas as medidas de preparo sejam tomadas, imprevistos ainda podem acontecer.
Os grandes picos de acessos gerados pela Black Friday podem causar alguns problemas em seu site, sendo a lentidão o principal deles.
Avalie os dados de acessos durante outros anos, confira a capacidade do seu serviço de hospedagem e esteja muito bem alinhado com sua equipe de TI para oferecer o suporte necessário para os consumidores no momento em que as promoções ficarem ativas.
5. Ofereça diferenciais além dos descontos
Durante a Black Friday, os negócios que oferecem os melhores descontos podem atrair muitos visitantes interessados em seus produtos. No entanto, o menor preço não é tudo. Clientes também se importam com segurança, qualidade e atendimento.
Procure oferecer diferenciais que destacam seu negócio da concorrência. Frete grátis, descontos no frete, cupons de desconto para compras futuras, programas de fidelidade e brindes são algumas maneiras de chamar a atenção dos consumidores através de benefícios.
6. Tenha um plano de logística preparado
Os Correios e transportadores ficam sobrecarregados com a enorme quantidade de pedidos realizados pelo país inteiro durante a Black Friday.
Para garantir a satisfação dos clientes, aumentando a chance de que voltem a fazer compras em sua loja virtual, entre em contato com as opções de logísticas escolhidas para diminuir o impacto no tempo de espera dos pedidos.
Prepare-se também para as possíveis devoluções de produtos através da logística reversa.
Não é fácil garantir um tempo rápido de entrega quando praticamente todas as lojas do país buscam este mesmo objetivo, no entanto, faça o que está ao seu alcance para assegurar entregas rápidas e conquistar novos clientes após o fim da Black Friday.
7. Crie seu material de divulgação utilizando técnicas de copywriting
O copywriting é um estilo de texto que tem como função persuadir seu público-alvo. Sua principal ferramenta para alcançar este objetivo com eficiência são os gatilhos mentais, mecanismos do cérebro que ajudam a tornar os processos de decisão mais rápidos.
A própria Black Friday já atua em sua concepção com 2 gatilhos mentais principais: urgência e escassez, no entanto, existem outras opções que podem ser muito efetivos quando aplicadas no material de divulgação do seu negócio.
Confira alguns exemplos que podem ser usados nos textos que compõem sua campanha: autoridade, porque, antecipação, novidade, reciprocidade e relação dor x prazer.
8. Atenda seus clientes através do chat online
É natural que durante a Black Friday o número de chamados e consumidores que desejam tirar dúvidas sobre seus produtos ou entender melhor os detalhes sobre o pagamento aumente.
Depender apenas dos canais tradicionais de atendimento pode diminuir consideravelmente a quantidade de interações que sua equipe será capaz de ter com os visitantes de sua loja virtual.
A solução é utilizar o chat online de maneira profissional através de chats interativos em seu site, WhatsApp Business e redes sociais. Desta maneira, sua equipe será capaz de atender diversos clientes em tempo real e simultaneamente, tirando dúvidas, oferecendo suporte e até mesmo aplicando técnicas de up selling e cross selling.
Portanto, seu negócio poderá oferecer o melhor tempo de resposta possível garantindo a satisfação dos consumidores que buscam atenção através do atendimento.
9. Continue o atendimento no pós-venda
Por fim, ofereça um pós-venda eficiente após o período de Black Friday. O atendimento humanizado e o acompanhamento é uma maneira eficiente de acompanhar a jornada de compra, além de contribuir com a fidelização de novos clientes.
Portanto, aproveite esta data para criar e manter novos relacionamentos entre sua marca e clientes. Afinal, o custo de manter um consumidor fidelizado é muito menor do que o custo para captação de um novo cliente.
Aproveite a Black Friday e faça seu negócio crescer
A Black Friday é uma data muito importante para aumentar o ganho dos negócios e fazer seu estoque girar, porém, ela apresenta oportunidades que podem ser aproveitadas para fazer sua empresa crescer.
Portanto, investir em uma boa estratégia de marketing digital, na excelência do atendimento, uma jornada de compra bem estruturada e uma ótima experiência do cliente são itens essenciais no planejamento de empreendedores que além de desejar vender mais agora, também buscam resultados para seu futuro.
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,