Você já parou para pensar que as lojas virtuais que mais vendem oferecem transportadoras como forma de entrega?
Ou seja, para vender mais, você precisa ter transportadoras ativas na sua loja virtual.
Essa é uma estatística antiga, mas vale sempre lembrar que 55% dos carrinhos abandonados são por causa do alto custo do frete.
Ou seja, melhorar as formas de entrega da sua loja virtual aumenta a sua taxa de conversão!
Para isso, separamos três formas de conseguir as melhores transportadoras para melhorar a logística da sua loja virtual. E em seguida, como comunicar e medir o resultado do frete nas vendas.
Transportadoras ativação acelerada
Conseguir uma transportadora e ativa-la na sua loja virtual nem sempre é um processo fácil.
Fique tranquilo, existem empresas que encurtam as distâncias para que o lojista ative uma transportadora na loja virtual em menos de 72h.
Basicamente, o gateway de frete negocia com as transportadoras para oferecer uma tabela com preços e prazos competitivos, assim, o lojista só precisa criar uma conta com a transportadora para iniciar os envios.
O propósito é diminuir a burocracia e acelerar a negociação com as partes envolvidas.
Indicação de transportadoras
Encontrar uma transportadora é super simples, basta acessarmos o Google e digitarmos “transportadora“.
Certamente milhares de resultados aparecerão, mas como saber qual a melhor opção para a sua loja virtual?
Essa é uma dúvida frequente entre os lojistas, e hoje é possível receber indicação de transportadoras de acordo com o seu perfil de carga e pela região necessária.
Intermediação de frete
Precisa melhorar o frete agora?
Você pode contar com a intermediação de frete para oferecer um frete mais barato em alguns minutos.
Nesse formato, basicamente, o lojista compra o frete de um intermediador. Sem contrato, sem mínimo de envios e paga somente quando utilizar.
É uma ótima opção para oferecer frete mais barato com correios e transportadora.
A importância de utilizar transportadoras durante a Black Friday (e depois)
Em geral, nos preocupamos com o preço e o prazo das entregas, mas devemos analisar o impacto que uma boa transportadora dá na diminuição das reclamações.
Durante a Black Friday o e-commerce brasileiro “ganha” novos compradores e, se a experiência for boa, eles continuarão consumindo por esse canal.
A logística é um dos ecossistemas mais complexos do e-commerce e precisa ser constantemente revisitado e melhorado.
Use o frete como diferencial competitivo para vender mais!
Regras de frete como aliadas na venda
Mais do que possuir um frete competitivo, é preciso comunicar isso para o seu cliente.
E, o ideal, é que você o faça antes mesmo do cliente entrar no site!
Com as segmentações disponíveis em plataformas de anúncios como Facebook e Google, é possível definir:
- Um ponto no mapa e um raio ao redor dele;
- Pessoas que moram ou estiveram em um determinado bairro, cidade, estado ou país;
- Pessoas visitando uma localidade.
Provavelmente você já foi impactado por um anúncio ao chegar em uma cidade diferente.
Se você utiliza aeroportos, deve ser sempre impactado por anúncios de aviação, turismo e hotelaria.
Ao utilizarmos a condição do frete como chamada, já estamos quebrando uma piores das objeções do e-commerce, o frete.
Imagine a seguinte situação: você está no Instagram e aparece um anúncio de uma loja com a seguinte mensagem:
Para você, que mora em [SEU BAIRRO] ou [SUA CIDADE] o frete custa apenas R$ 10,00 e você recebe em até um dia útil.
Por certo, o cliente que clicar no anúncio já sabe o preço e o prazo de entrega antes mesmo de decidir o produto que ele irá comprar.
[rock-convert-cta id=”49567″]
Lembre-se que a maioria dos carrinhos abandonados são por causa do frete! Ou seja, está ocorrendo uma surpresa desagradável no momento de finalizar a compra.
Se o cliente acessa o seu site, provavelmente não irá desistir da compra em função do frete, pois ele já está consciente em relação a condição de entrega.
Afinal, dificilmente o consumidor clicará em um anúncio que não o impactou positivamente.
Métricas de logística: como saber se uma nova forma de entrega está me ajudando a vender mais
Depois de adicionar uma nova transportadora ou criar uma campanha que utilize o frete como diferencial, é importante analisar algumas métricas, a fim de saber o real impacto nas vendas da sua loja virtual.
Taxa de Conversão:
A taxa de conversão é o resultado do número de vendas dividido pelo número de visitantes do seu site.
Se você possui uma taxa de conversão de 1%, por exemplo, ao melhorar a logística a tendência é que ela melhore.
Venda para locais com promoção:
Para os locais que você criou a promoção, quanto você vendia? Quanto passou a vender?
Como teste, experimente criar uma campanha para uma região que você mais vende e outra para uma região que vende menos (ou não vende).
[rock-convert-cta id=”49570″]
Carrinhos abandonados:
Se você está melhorando a sua taxa de conversão e está vendendo mais para regiões que você está realizando as campanhas, em contrapartida, a tendência é que ocorra uma diminuição nos carrinhos abandonados.
O Google Analytics te oferece relatórios incríveis em tempo real, abuse do uso dessa ferramenta!
Minhas estratégias de divulgação estão corretas?
Quantas vezes, ao criar uma campanha, você começou pelas formas de entrega?
É normal pensarmos em frete grátis, desconto, oferta irresistível, mas poucas vezes analisamos onde somos realmente competitivos na entrega.
Lembre-se a compra começa e termina pela logística! Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,