Toda empresa enfrenta períodos de baixas vendas. Normalmente, isso se dá pelo fato de que o momento do ano pode influenciar e muito na venda dos seus produtos oferecidos. Isso é a sazonalidade, e é preciso saber aproveitá-la para evitar seus efeitos negativos.
Além disso, cada negócio tem suas próprias particularidades e isso também afeta nas suas vendas durante o ano. A sazonalidade também diz respeito às datas comemorativas ao longo do ano, como o Halloween!
Essa data de nicho é menos conhecida e menos comemorada no Brasil, mas tem ganhado espaço por aqui e é uma oportunidade para atrair e fidelizar clientes de fundo de funil, aqueles que estão buscando exatamente o que você oferece e provavelmente vão comprar na sua loja mais de uma vez.
E, por isso, a data também pode ser ótima para criar estratégias para conquistar clientes para a Black Friday da sua loja virtual!
O primeiro passo para elaborar suas estratégias de venda no Halloween para conquistar clientes para a Black Friday é observar como seu negócio se comporta durante o ano para se preparar para os momentos positivos e negativos, e entender como aproveitar o calendário comemorativo.
Então, antes de tudo, é preciso saber de alguns detalhes, confira:
- Entenda como as vendas do seu negócio se comportam ao longo do ano;
- Conheça sua audiência e seus potenciais clientes;
- Ajuste suas campanhas de acordo com o evento;
- Trace um planejamento de longo prazo.
Agora, por que investir todo esse trabalho e tempo no Halloween? Bom, se você se planejou devidamente, já deve estar quase preparado para a Black Friday e, com certeza, seu objetivo é atrair o máximo de potenciais clientes para decolar suas vendas!
Com as estratégias certas para o evento de Halloween da sua loja virtual, é possível fidelizar clientes e até mesmo atrair leads para a sua marca, tornando-a mais conhecida e reconhecida pelo mercado!
O Halloween é uma data que vem ganhando forças no e-commerce. Por ser comemorado no último dia do mês, você pode deixar uma seleção de produtos para aplicar um desconto mais agressivo, somente no dia 31.
Para o e-commerce, o Halloween é mais do que uma festa, significa também o sinal de partida para as campanhas promocionais do último trimestre do ano. E a preparação prévia de estratégias e de vendas que atraem mais consumidores.
Embora com menos impacto que o Natal ou o dia dos namorados, por exemplo, o e-commerce no Halloween também tem a sua relevância e pode ser utilizado como chamariz para vender mais em outras datas comemorativas, como a Black Friday!
Em mercados como os Estados Unidos, as campanhas de e-commerce Halloween são essenciais no calendário de vendas. É necessário assegurar a preparação de promoções, estoque e serviços de entrega. Agora, a data começa a ganhar mais atenção no Brasil.
A chave para estas campanhas de marketing online é que elas facilitam as compras antecipadamente. Permitem a consulta de produtos e a comparação entre websites. Repare no sucesso e aceitação da Black Friday para todos os tipos de países, mercados e produtos.
No mercado americano, 32,8% dos consumidores fazem os seus pedidos antes de outubro. Os restantes 43,6% encomendam no início de novembro. Assim, 49% dos retalhistas vêem o e-commerce no Halloween como uma oportunidade para aumentar o seu volume de negócios. Para isso, lançam campanhas específicas com antecedência para capturar a atenção dos consumidores. E preparam-se para os processos de compra, entendeu?
Assim, para muitos especialistas de e-commerce, a expansão das suas campanhas ou uma boa estratégia promocional pós-feriado pode significar um aumento significativo no volume de negócios para este período.
Assim como em outras datas comemorativas, os comerciantes devem ficar de olho no Dia das Bruxas, pois essa pode ser excelente oportunidade para conquistar novos clientes para a Black Friday e aumentar as vendas da loja no mês de outubro.
Os setores que mais podem aproveitar do Dia das Bruxas para faturar são as lojas de acessórios. Fantasias, máscaras e ornamentos são muito procurados nas vésperas dessa data. Objetos de decoração como velas, abóboras iluminadas, morcegos e aranhas compõem esse cenário de vendas.
O setor alimentício não fica para trás; doces e salgados em formas diferentes e sucos com cores típicas do mundo assombrado da fantasia são produtos bastante vendidos, principalmente para as crianças.
O segmento de roupas e calçados também pode investir na venda de produtos com estampas customizadas com o universo das bruxas. A Colcci, marca de roupas, por exemplo, criou uma coleção especial com personagens da Disney no clima do Halloween, sabia?
Dica para o próximo Halloween
Ao final do período de qualquer data comemorativa, os empreendedores devem analisar lucros e resultados obtidos com o investimento realizado. Assim, é possível rever suas ações e caminhar na direção certa!
Assim, em uma próxima campanha, muitas práticas podem ser programadas de forma mais eficiente, partindo da avaliação dos erros e acertos cometidos.
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Lembre-se de capturar todos os leads e começar a fazer divulgações da sua Black Friday logo após o Halloween!
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