Você já planejou todas as promoções, catalogou os produtos e investiu em marketing. Sua loja está bombando de acessos! Mas, infelizmente, o volume de vendas concretizadas não corresponde à expectativa. Onde será que está o gargalo?
Provavelmente, na solução de pagamentos oferecida. Segundo dados do Moosend, se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida soma 8% ao share de carrinhos abandonados.
Portanto, tão importante quanto pensar nos produtos e nas promoções que sua loja online irá promover na Black Friday e em outros eventos, é pensar em como concretizar tudo isso, de fato, em conversão.
Diferentemente do funcionamento das lojas físicas, em que as vendas são pagas de maneira direta e instantânea, no e-commerce, o pagamento pode ser feito de várias maneiras diferentes, exigindo um suporte de segurança mais complexo e confiável.
Neste cenário, o gateway de pagamento é uma opção, garantindo que o processo de compra seja simples e descomplicado, sem deixar a desejar na segurança do cliente.
Mais do que dar a possibilidade do cliente pagar com cartões de crédito e boletos, o gateway dispõe de diferentes funcionalidades que garantem a alta taxa de conversão para o seu negócio. Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre a ferramenta!
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamento digital que funciona como uma espécie de ponte para a comunicação entre o consumidor, o banco e a adquirente. Com esse sistema, é possível conectar o seu negócio a várias adquirentes e manter centralizada toda a sua operação de pagamentos.
É o gateway o responsável pela captura dos dados, sua transmissão e o armazenamento das informações dos clientes. Assim, há mais facilidade para realizar suas transações online, pois você utiliza uma única interface e faz um só contrato.
O diferencial do gateway está no benefício gerado além do bê-a-bá das transações: além de fazer a intermediação dos pagamentos com as diversas instituições que participam do processo, oferece outras funcionalidades que contribuem para o aumento da conversão em vendas.
Como ocorrem as transações no gateway de pagamento?
Conhecer o fluxo das transações no gateway de pagamento é fundamental para que você, empreendedor, entenda como esta solução proporciona facilidade para os seus clientes.
Segundo dados do Banco Central, dia após dia o uso do cartão de crédito tem aumentado, enquanto o do dinheiro vem diminuindo. Segundo o levantamento, quando o assunto é o volume de dinheiro movimentado, o cartão já supera o papel moeda, correspondendo a 41,5% da quantidade transacionada, contra 36,5%.
Sendo assim, entenda como funciona o fluxo da transação em um gateway de pagamento, que oferece ampla possibilidade de pagar com cartões de crédito:
- Após decidir o que quer comprar em uma loja virtual, o cliente vai para o checkout — isto é, a página de finalização da venda — para efetuar a compra.
- O gateway de pagamento é integrado a essa página e, portanto, não é necessário sair da loja virtual para prosseguir. O comprador fornece suas informações e escolhe a forma que irá efetuar o pagamento daquilo que pretende adquirir: parcelado, à vista, no boleto, etc.
- Ao clicar para finalizar a compra, o pedido é então criado pelo gateway de pagamento, que faz toda a comunicação com a adquirente (Stone, Cielo, Rede, etc) para que a transação seja processada.
- Feito isso, a adquirente se comunica com as bandeiras e os bancos para verificar se as informações foram preenchidas corretamente e para se certificar de que o cliente tem saldo disponível para concluir a transação e, então, mandar para o gateway uma confirmação.
- Após receber a confirmação, que acontece em questão de segundos, uma mensagem é enviada ao cliente para comunicá-lo de que seu pagamento foi aprovado e que, daquele momento em diante, seu produto será preparado para envio.
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6 vantagens de usar um gateway de pagamento
Como dissemos mais acima, o grande diferencial do gateway está no valor agregado: mais do que simplesmente processar pagamentos, essa solução oferece uma série de funcionalidades que otimizam a taxa de conversão no seu e-commerce.
Diferente de intermediadores, cujo papel se limita a processar transações, o gateway de pagamento é uma solução personalizada para fazer o seu negócio decolar em volume de vendas. Assim sendo, conheça as 6 principais vantagens de adotar o gateway de pagamento na sua operação de e-commerce:
Variedade em pagamentos e multi adquirência
Com um gateway de pagamento, além de cartões de crédito e débito, é possível que seu cliente opte por boleto bancário. Quando o assunto é cartão de crédito, ainda é possível operar com várias adquirentes.
Essa é alternativa ideal para obter maiores taxas de sucesso em transações com cartões de crédito, afinal, você sempre tem um backup. Assim também é possível escolher a ordem de prioridade das suas adquirentes, baseado, por exemplo, em bandeiras e quantidade de parcelas. Dessa forma, você consegue garantir a menor taxa para cada tipo de transação.
Segurança contra fraudes
Um gateway de pagamento de qualidade, em geral, possui uma solução de antifraude incorporada. Além de proteger os dados do seu cliente, o antifraude reduz os riscos de transações fraudulentas e os prejuízos com chargeback para o seu negócio.
Recuperação de carrinhos abandonados
Só um gateway de pagamento possui a tecnologia capaz de te ajudar a recuperar clientes. Isso é possível por meio de duas funcionalidades, por exemplo: retentativa e link de checkout.
Sabe quando o cartão não passa? Às vezes, o cliente não tinha saldo no momento ou a conexão falhou. Assim, você pode programar que a tentativa de cobrança seja feita novamente em alguns dias.
Ou então, sabe quando o cliente abandona o carrinho, deixando um produto desejado lá? Com o gateway, basta você usar o link de checkout, configurando o disparo de um SMS ou e-mail, para que o cliente receba uma página responsiva de checkout e conclua a compra em ambiente seguro.
Recorrência
Alguns modelos de negócio, como academias, escolas e empresas SaaS, precisam criar planos de adesão variados e tornar esses pagamentos recorrentes. Em um gateway de pagamento, é possível gerenciar assinaturas pré-pagas, pós-pagas, com cobranças em dias específicos, com matrículas, descontos ou itens temporários.
Segurança de ponta a ponta
Para transacionar dados de cartões, é preciso estar em conformidade com as regras do PCI Compliance. O PCI é a certificação de que o gateway está em conformidade com as regras das indústrias de cartão, podendo, assim, realizar a transação de dados do cartão do cliente. O gateway de pagamento, em geral, possui essa certificação, oferecendo total suporte para o lojista e para o consumidor.
Gestão otimizada
O gateway de pagamento costuma oferecer acesso a painéis de controle https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrativo, para que você possa acompanhar e gerenciar transações. Muitos também fornecem também dados de inteligência que te ajudam a saber suas receitas recorrentes, auditar taxas, conferir recebíveis e muito mais.
Por fim, lembre-se que não basta encontrar uma solução que promete diferentes funcionalidades. É fundamental que seja viável colocar todos os recursos em plena atividade. Portanto, busque um gateway de pagamento que disponibilize uma documentação completa, oferecendo suporte à sua equipe de desenvolvedores no processo de integração da sua plataforma à API.
Ficou mais claro para você o que é um gateway de pagamento? Então é hora de contratar a melhor solução do mercado e impulsionar as vendas do seu e-commerce.
A Mundipagg é uma empresa do grupo Stone Co. que oferece a melhor solução em gateway de pagamento. Você tem total flexibilidade de personalizar os meios de pagamento do seu negócio, integrando com uma ou mais adquirentes, vouchers, boleto bancário e sistemas de antifraude. A Mundi garante a maior taxa de conversão do mercado e um atendimento 100% pessoal.
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Artigo escrito pela equipe da Stone Co. Digital.