Ser afiliado exige muita dedicação. Se você já está nesse mercado, sabe do que estamos falando. São horas dedicadas a otimizar campanhas, pensar em conteúdos incríveis para as suas redes sociais ou desenvolver a copy definitiva que pode mudar o seu jogo para sempre.
Para quem vê de fora, pode ser difícil imaginar como é possível ganhar dinheiro trabalhando com internet. Mas, você que está ali se dedicando diariamente, é a prova viva de que sim, é possível ter uma carreira de sucesso no mercado de afiliados.
E a consagração deste momento é quando você acompanha as suas vendas subindo vertiginosamente no seu dashboard. É nesse momento que você tem a certeza de que todo o esforço está valendo a pena.
Entretanto, para chegar nesse ponto de ter vendas consistentes e poder viver a tão sonhada independência financeira, é preciso muito estudo e dedicação.
E a nossa missão aqui é te ajudar oferecendo as melhores dicas para afiliados decolarem as suas vendas.
O caminho é longo e não possui “atalhos para o topo”, mas neste artigo você vai encontrar dicas que vão te ajudar a passar com mais tranquilidade pelos desafios de se tornar um afiliado de sucesso.
Continue lendo para saber o que você deve aprender e colocar em prática para decolar as suas vendas.
Vamos lá?
A jornada do Afiliado
A jornada do afiliado é solitária, dependendo muitas vezes apenas da sua própria força de vontade para seguir adiante.
O maior desafio é entender como esse mercado funciona e quais são as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso.
É importante encontrar o equilíbrio perfeito entre estudar e colocar em prática tudo aquilo que você está aprendendo.
Para quem está começando agora e quer decolar as vendas, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática o quanto antes.
Vamos conhecer algumas?
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Escola Monetizze
O primeiro passo para decolar as vendas no mercado de afiliados é entender como ele funciona, quais são as principais ferramentas de marketing digital e como aplicar algumas dessas estratégias no seu negócio digital.
Você sabia que é possível aprender tudo isso de forma gratuita?
A Escola Monetizze oferece mais de 12 horas de conteúdos gratuitos sobre mercado de afiliados, marketing digital, criação de produtos, dicas de atendimento e muito mais para quem quer se tornar um produtor ou afiliado de sucesso.
Mais de 300 mil alunos já iniciaram as suas jornadas assistindo a aulas de grandes nomes do mercado digital e estão colhendo os seus primeiros resultados financeiros.
É um conteúdo premium oferecido gratuitamente para qualquer pessoa que deseja aprender um pouco mais sobre o mercado que fatura mais de R$ 4 bilhões por ano.
Você pode fazer a sua inscrição gratuitamente na Escola Monetizze através deste link.
Se você já está no mercado e quer dicas um pouco mais avançadas, continue lendo este artigo!
Escolha um nicho que você domine
A segunda dica para quem quer se dar bem no mercado de afiliados é escolher um nicho de mercado que tenha potencial de vendas e, principalmente, que fale sobre um assunto que você domine, goste e tenha facilidade de falar sobre ele.
É muito mais fácil falar sobre um assunto que dominamos, certo? E quando nos colocamos no lugar da persona de um produto, dentro de um nicho do nosso domínio, sabemos exatamente como ela se sente e como podemos produzir conteúdos, argumentos de vendas, anúncios e copies que vão acertar em cheio na dor que ela procura resolver.
A escolha desse nicho vai depender de cada pessoa. Afinal, todos nós temos as nossas vivências e experiências de vida que são diferentes umas das outras. Enquanto algumas pessoas dominam assuntos relacionados à marketing digital, outras entendem sobre culinária, artesanato, estética, dentre vários outros assuntos.
Quanto mais específico o seu nicho, ou seja, um micro-nicho, maiores são as chances de aumentar as suas vendas.
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Entenda a persona do seu produto
Como citamos no tópico anterior, é importante conhecer a persona do produto que você está divulgando.
Quais são as suas dores?
Quais são os seus sonhos?
Como o seu produto pode mudar a vida dessa pessoa, resolvendo a sua dor?
Além dessas informações, a persona também vai guiar o afiliado na hora de produzir conteúdos para redes sociais, qual linguagem usar nos anúncios e nas copies, quais os canais de tráfego ideais para impactar o seu cliente em potencial e muito mais.
Enquanto o público-alvo te mostra uma visão geral de quem pode comprar o seu produto, a persona se aprofunda ainda mais nessas características, transformando informações mais abrangentes como faixa-etária e gênero em algo mais específico.
O que te passa mais argumentos para vender?
A informação de que o seu produto é voltado para mulheres de 25 a 30 anos, com curso superior, das classes B e C ou uma descrição completa sobre a Fernanda, formada em Publicidade, gerente de Marketing de uma empresa do segmento de tecnologia em busca de um curso de Excel avançado para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e ferramentas de trabalho e gestão, visando uma nova promoção de cargo?
É mais fácil falar com a Fernanda. Conhecer a Fernanda. Entender a Fernanda e criar uma conexão com o seu cliente em potencial tendo esse nível de conhecimento sobre ele.
Foco em um único produto
Se você está no começo da sua jornada como afiliado e ainda não está faturando o suficiente para investir em produtos de vários nichos diferentes, o ideal é focar em apenas um produto e investir tempo, esforço e dedicação a ele.
Será mais fácil gerenciar os seus canais de tráfego e o investimento em cada um deles, o seu planejamento de conteúdo, os seus argumentos de vendas, dentre outros.
À medida em que você começar a ter resultados positivos, com os seus ganhos permitindo que você escale as suas campanhas, já é possível começar a pensar em se afiliar a outros produtos.
De preferência do mesmo nicho, uma vez que você estará criando autoridade e uma lista de clientes e isso com certeza te ajudará a aumentar ainda mais os seus resultados.
Tenha uma estrutura própria
Outra dica importante para quem quer decolar as suas vendas no mercado de afiliados é trabalhar com estrutura própria.
Você já ouviu falar desse termo? Se não, vamos te explicar agora.
O mercado de afiliados é composto por três personagens principais.
O produtor, que cria os produtos, desenvolve todos os argumentos de vendas, hospeda em uma plataforma de afiliados e disponibiliza para afiliação.
O afiliado, que divulga esses produtos através de um link personalizado, direcionando para a página de vendas do produtor e recebe uma comissão por cada venda.
E o consumidor final, que compra esse produto. Para o consumidor final, tanto faz se ele clicou em um anúncio de um afiliado ou um link direto do produtor.
Para o afiliado, o clique do consumidor faz toda a diferença. É a garantia de que ele receberá a sua comissão.
Porém, todas as outras informações do cliente ficam em posse do produtor.
Quando você trabalha com uma estrutura própria, é possível ter um controle muito maior do seu funil de vendas.
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Você consegue instalar o Pixel do Facebook na sua própria página e criar campanhas para cada um desses estágios do funil.
Além disso, se o domínio do produtor for penalizado por alguma das plataformas de anúncio, você consegue manter todo o seu trabalho de divulgação sem sofrer nenhuma interrupção.
Outra grande vantagem é que, tendo um domínio próprio, você consegue trabalhar com a distribuição de outros conteúdos conhecidos como iscas digitais, fazendo a captura de leads para a sua própria lista de contatos.
Crie suas listas de contatos
Um dos grandes desafios de quem trabalha como afiliado é criar uma lista de clientes. Ou seja, transformar as pessoas que tiveram algum contato com o seu conteúdo ou realizaram uma única compra em clientes recorrentes.
Dependendo do nicho de atuação, após a venda, você nunca mais tem contato com aquele cliente.
Seguindo a dica que demos anteriormente, imagine vender para um cliente e, poucos meses depois, ao se afiliar a um novo produto do mesmo nicho, realizar uma venda para quem já comprou de você?
A melhor maneira de fazer isso é através da criação de uma lista de contatos e do relacionamento com os seus clientes.
Para conquistar esses contatos e montar as suas listas, o melhor caminho é oferecer conteúdos de qualidade e gratuitos em troca de um dado do lead.
Seja um e-mail, número de telefone ou qualquer outra informação que seja importante para construção do seu funil de vendas.
A partir dessa lista, você pode trabalhar uma régua de relacionamento, oferecendo conteúdos, novidades, informações e dicas para os seus leads, aquecendo-os para a compra do produto.
Até pouco tempo atrás, essas listas eram criadas exclusivamente para se trabalhar via e-mail marketing. Contudo, produtores e afiliados hoje estão criando canais no Telegram e grupos de WhatsApp para realizar esse trabalho.
Um número de telefone é um dado extremamente qualificado quanto um e-mail, o que aumenta consideravelmente as suas chances de decolar as suas vendas.
Tráfego orgânico e tráfego pago sempre!
Quem começa no mercado de afiliados sem dinheiro para investir em tráfego pago, sabe que o melhor caminho para conquistar as primeiras vendas é através do conteúdo orgânico.
Entretanto, uma estratégia de conteúdo orgânico é criada pensando no sucesso de médio a longo prazo. Os resultados dificilmente serão imediatos.
Mas, a partir do momento em que você consegue verba para investir em anúncios, não deve deixar de lado a parte orgânica.
Tráfego pago e tráfego orgânico devem trabalhar juntos sempre.
Enquanto os seus anúncios trazem resultados imediatos, eles também tem um custo imediato, e nem sempre podem trazer resultados escaláveis, dependendo de vários fatores.
Já os conteúdos orgânicos são “eternos”. Você pode sempre retornar a eles e melhorá-los para ajudar nas suas vendas.
Um complementa o outro e este é um dos grandes mitos do mercado de afiliados. Não existe aquele que é melhor. Os dois, juntos, aumentam ainda mais as suas chances de escalar as suas vendas.
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Conclusão
Existem várias outras dicas para afiliados decolarem as suas vendas.
Neste artigo, trouxemos aquelas que podem ser aplicadas tanto por quem está chegando hoje no mercado de afiliados quanto para quem já tem algum conhecimento.
Além disso, essas dicas não possuem custo ou o investimento para colocá-las em prática é muito baixo, algo que é um desafio para quem está em busca do sucesso no mercado de afiliados.
Vale lembrar sempre que, no mercado digital, não existe uma receita de bolo ou um grande segredo para trazer resultados da noite para o dia.
O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Marketing Digital é tentativa e erro, mas com essas dicas que você recebeu, a chance de ter prejuízo é muito baixa.
Portanto, comece a colocá-las em prática o quanto antes, avalie os resultados, invista no que trouxe retorno e adapte ou exclua o que trouxe prejuízo.
Pode ter certeza que a sua jornada será mais tranquila com essa mentalidade.
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