O Instagram já é uma poderosa ferramenta para as lojas virtuais. A rede social oferece a possibilidade de criar uma loja na plataforma, que funciona como uma  vitrine para os  produtos.

 

Combinado ao poder de relacionamento, ao visual atrativo e à variedade de ferramentas que o Instagram oferece, esse recurso de vendas certamente vai potencializar os resultados da sua marca!

 

Então, se você ainda não vende pelo Instagram, chegou a hora de entender como usar a rede social para esse fim! 

 

1. Faça uma conta comercial para vender no Instagram

O primeiro passo para vender pelo Instagram é ter uma conta comercial na rede social e uma página no Facebook.

 

Somente perfis de negócios comerciais podem ter uma loja do Instagram Shopping, além de usar outros recursos como a criação de anúncios pagos e a visualização de métricas.

 

Então, se você ainda usa uma conta pessoal para divulgar a sua loja, está na hora de se profissionalizar! Basta entrar com login no perfil pessoal, acessar as configurações da conta e clicar em “Alternar para perfil comercial”. 

 

Depois disso, integre com a página da loja no Facebook.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

2. Crie uma loja no Instagram Shopping

Depois de configurar o perfil comercial, você já pode criar uma loja no Instagram Shopping e utilizar as funcionalidades para contas comerciais.

 

A loja funciona como uma vitrine, que exibe os produtos que foram marcados nos posts do feed e dos stories. Eles incluem links que direcionam os interessados até o seu e-commerce para fechar a compra. 

 

 

Para acessar os produtos, os usuários podem ver as marcações nos posts, clicar na aba no menu principal da rede social — com ícone de uma sacola — ou selecionar o botão “Ver loja” no seu perfil. 

 

No catálogo, eles podem ver mais fotos, salvar ou compartilhar os produtos e ir até o e-commerce para fazer uma compra.

 

Para habilitar a loja, você precisa carregar o catálogo de produtos no Instagram. Para isso, utilize o Gerenciador de Comércio do Facebook e acesse a opção de criar um catálogo.

 

Depois de criar o catálogo, cadastrar os produtos e vincular ao seu perfil no Instagram, é preciso enviar a conta para análise.

 

Vá até as configurações da conta, cadastre-se para o recurso  “Compras” e siga os passos para enviar à análise.

 

Depois que for aprovada, é só ativar o recurso no mesmo local e começar a marcar os produtos nas suas publicações. Pronto, agora você já está preparado para iniciar suas vendas!

 

 

3. Faça publicações e stories sobre os seus produtos

Para fazer os produtos aparecerem para seus seguidores é preciso divulgá-los em nas suas postagens, tanto no feed como nos stories

 

A qualidade dessas publicações é essencial para potencializar as vendas e mostrar o profissionalismo da sua marca.

 

No Instagram, o visual das publicações é uma das chaves para o sucesso. As pessoas querem ver imagens e vídeos encantadores!

 

Então, capriche no layout, fotos e vídeos e explore os recursos da rede social como os stickers, filtros e efeitos. Utilize uma linguagem visual que se comunique com a sua persona.

 

Compradores também querem saber mais detalhes das características do produto, como ele pode ser útil para a sua vida e por que deve comprá-lo. 

 

Explore os textos e as legendas para comunicar sobre o produto e persuadir para a compra. 

 

Você não precisa oferecer todos os detalhes do produto no Instagram, se eles já estão no seu e-commerce. Mas aproveite para destacar o que é mais interessante e atrativo para o público.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

4. Interaja com os clientes e seguidores

Redes sociais foram feitas para interagir! E uma loja virtual que quer vender pelo Instagram não pode ignorar seus seguidores.

 

Para criar um relacionamento e conexão com os usuários e possíveis clientes, é preciso falar com eles. Não deixe usuários no vácuo: responda comentários e mensagens, curta e comente os posts dos usuários, reposte publicações que marcaram o perfil da marca.

 

Ah! Mais importante ainda é interagir com os seus seguidores quando eles têm dúvidas sobre produtos. Nesse caso, você tem um potencial cliente prestes a fazer uma compra! Então, responda com agilidade e não perca a venda.

 

Esteja  disponível também para resolver problemas de clientes com as compras. Oferecer um bom atendimento faz as chances de fidelização aumentarem.

 

E para que esse atendimento seja o mais adequado possível, é importante definir protocolos que padronizem e agilizem as respostas. No Instagram, você pode configurar mensagens padronizadas para dúvidas comuns, que ajudam a ganhar tempo no atendimento e aumentar a satisfação do cliente.

 

5. Mantenha a frequência das suas postagens

É importante manter uma frequência de postagens para estabelecer constância e aparecer mais vezes no feed e nos stories do seu público.

 

Você já deve saber que o Instagram não consegue exibir todos os posts da sua marca para todos os usuários, não é? 

 

Eles só aparecem se forem relevantes para a pessoa.  A frequência de publicação é uma forma de mostrar que o seu perfil está ativo e receber interações para aparecer cada vez mais para os usuários.

 

Segundo uma pesquisa do Facebook, frequências mais altas de exposição aos conteúdos de marcas têm mais potencial de aumentar a lembrança e a intenção de compra do consumidor.

 

Porém, não existe uma frequência ideal para todas as marcas. Tudo vai depender do comportamento do seu público, da sua área de atuação e até da capacidade de produção da sua equipe. 

 

O importante é se fazer presente nos momentos da vida do seu consumidor.

 

Ao pensar no calendário de publicações, preste atenção se você está incluindo os posts de produtos que levam à loja.

 

Você não precisa marcar produtos em todas as postagens — é interessante combinar com posts institucionais ou educativos, por exemplo, para não insistir na venda o tempo todo. Mas é importante incluí-los com frequência para lembrar que a sua loja está lá e estimular o interesse de potenciais clientes.

 

Administrar a presença da sua marca no Instagram e em outras redes sociais não é tarefa fácil, por isso tenha uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para te dar uma mãozinha. 

 

A plataforma de gestão de redes sociais da mLabs permite gerenciar diversos perfis em um só lugar, com recursos para criar fluxos de produção para uma equipe, criar e agendar posts, responder mensagens e comentários, gerar relatórios e muito mais.

 

Então, que tal experimentar a mLabs por 7 dias gratuitos? Cadastre-se e teste todos os recursos!

 

 

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