O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital excelente para qualquer tipo e tamanho de empresa.
Essa estratégia de marketing tem o objetivo de manter a comunicação com os seus clientes ativa e mais próxima, mantendo o interesse deles.
Hoje, separei diferentes tipos de e-mail marketing para você conhecer melhor um pouco de cada um e poder aplicar nas suas estratégias de marketing digital!
Boas-vindas
Quando alguém se inscreve numa determinada lista ou faz uma compra num determinado site espera receber um e-mail de boas-vindas.
O seu e-mail de boas-vindas é o seu primeiro contato com o novo cliente, por isso é importante criar uma mensagem atrativa de modo a criar um bom relacionamento com a sua audiência.
O e-mail de boas-vindas é principalmente transacional, ou seja, para confirmar que o novo membro o escolheu realmente e que pode alcançá-lo através da caixa de entrada e, é também uma ótima oportunidade para criar padrões de engajamento.
Exemplo de fluxo de e-mails de boas-vindas:
- Primeiro e-mail: o primeiro e-mail marketing será para agradecer pela pessoa ter se inscrito na sua lista, e poderá pedir para confirmar a inscrição através de um link e definir expectativas de modo aos e-mails seguintes estarem de acordo com o gosto do cliente.
- Segundo e-mail: este e-mail marketing pode ser uma oferta, uma visão geral da marca, links com conteúdo relevante ou um convite para entrar em contato com a marca. Isto irá criar familiaridade desde o início e aumenta a probabilidade de abertura de e-mails futuros.
Dicas para ótimos e-mails de boas-vindas:
- Ofereça um cupom de desconto ou teste gratuito como incentivo, isto pode aumentar conversões imediatas, aumentado a probabilidade de abertura dos próximos e-mails;
- O e-mail deve ser enviado imediatamente após a inscrição, pois é enquanto o potencial cliente ainda está interessado na sua marca.
Newsletter
A newsletter é um tipo de e-mail marketing usada por empresas que possuem um blog para e-commerce.
Esse tipo de e-mail marketing serve para mandar conteúdos informativos, dicas e artigos relevantes do seu blog para a sua base. Basicamente, este formato de e-mail marketing serve para nutrir a sua base de leads.
Inclua links para as suas redes sociais e para o seu blog, de modo a construir familiaridade e envolvimento entre seus canais de comunicação com seus clientes e potenciais clientes.
Conteúdo Educacional
O conteúdo educacional oferece valor aos seus clientes ao mesmo tempo que constrói um relacionamento, ajuda a criar a sensação de que está investindo no seu sucesso, prazer, e que não está apenas tentando ganhar dinheiro.
Em algumas situações estes e-mails podem ser uma ferramenta de retenção de clientes altamente eficaz. Um marketing educacional pode sobretudo centrar-se na antecipação de futuros lançamentos de produtos.
Para criar conteúdos educacionais para os seus e-mails marketing, confira algumas dicas:
- Valorizar mais o conteúdo em vez de tentar apenas vender, embora possa também apresentar alguns produtos relevantes;
- Usar diferentes mensagens educacionais sequenciais de modo a conectar-se com os inscritos em todas as etapas do ciclo de compra.
Atualizações e informações relevantes
As razões mais comuns pelas quais alguém se inscreve numa lista de e-mail de uma loja é para receber notícias sobre promoções ou vendas e atualizações de novos produtos.
Se as pessoas receberem muitos e-mails que não correspondem aos seus interesses, deixam de abrir os seus e-mails ou cancelam a inscrição na sua lista.
Portanto, é importante usar listas segmentadas para enviar apenas e-mails com mensagens interessantes e específicas para cada tipo de público.
Além da segmentação, a melhor forma de enviar atualizações para os seus clientes é usando frases chamativas no assunto para captar a atenção das pessoas e incluindo botões de redirecionamento dizendo “Saiba Mais” ou “Compre Agora” para aumentar a taxa de cliques.
Promocional
O e-mail marketing promocional está ligado à ideia de promover a sua marca.
Este formato pode ser utilizado para realizar a venda de:
- Produtos físicos (muito utilizado por e-commerces);
- Produtos e/ou serviços digitais (consultoria, softwares, ferramentas, sistemas, etc);
- Divulgação de produtos digitais gratuitos (e-books, webinars, etc.).
O e-mail promocional tem o foco principal em conversão e venda apenas.
- Dica importante: evite palavras que marque o e-mail como spam.
Comemorativo e/ou sazonal
O e-mail marketing comemorativo ou sazonal é um e-mail enviado em datas específicas e especiais, como o aniversário do seu cliente por exemplo!
Ele é muito utilizado aniversários, porém, pode ser utilizado em qualquer data comemorativa, seja ela algum feriado, parabenização por alguma conquista e/ou felicitações em geral.
O foco principal é manter o interesse e o conhecimento dos seus leads em sua marca e fazer com que sintam-se lembrados nos momentos mais especiais e importantes de sua vida.
Lembrete de produtos adicionados ao carrinho
Todos nós já adicionamos produtos no carrinho de compras e não terminamos a compra.
Por isso, é comum as empresas usarem o e-mail marketing para criar um lembrete de carrinho abandonado para manter a compra na cabeça do potencial cliente. Adicionar algo ao carrinho significa que alguém tinha interesse em comprar, por isso dar um suave empurrão pode ser o necessário para finalizar a compra.
Para aumentar as conversões de carrinhos abandonados, você pode usar algumas técnicas nos seus e-mails marketing, como:
- Oferecer cupons de descontos para o produto ou frete grátis;
- Usar um assunto que desperte a curiosidade como “Esqueceu de alguma coisa?”;
- Alerte sobre o estoque baixo;
- Adicione uma revisão do carrinho de fácil identificação.
Acompanhamento de pós-venda
Acompanhar o cliente no pós-venda é uma estratégia contínua e, permite mostrar ao cliente que você se preocupa com a satisfação dele mesmo após o pagamento.
Um e-mail marketing de pós-venda deve focar em inspirar os compradores e pedir uma avaliação sobre os produtos mais recentes.
Este tipo de e-mail marketing deve incluir os seguintes elementos:
- Uma avaliação simples para o cliente fazer;
- Alguns produtos semelhantes aos adquiridos ou que podem ser utilizados com os produtos já adquiridos;
- Agradecimento pela compra;
- Informações adicionais sobre o produto, por exemplo: cuidados a ter, como utilizar ou FAQ do produto.
Pedidos de re-engajamento
Aquelas pessoas que não compraram, não visitaram o seu site, nem abriram os seus e-mails há meses ainda podem ser aquecidas e trabalhadas para comprarem na sua loja virtual.
A única coisa que você precisa fazer é engajá-los novamente para voltar a tê-los no seu site.
Para isso, você pode usar e-mails marketing de re-engajamento.
As mensagens automatizadas de reengajamento frequente apresentam ofertas que são exibidas no assunto. Se é um produto gratuito, um desconto ou uma forma de ganhar alguma coisa, você deve apresentar um incentivo notável.
Agora, chegamos ao fim do post e você já conhece os principais tipos de e-mail marketing que a sua empresa pode usar e as melhores dicas para usar essa estratégia de marketing digital com muito sucesso!
Ficou com alguma dúvida ou gostou muito do post? Deixe seu comentário aqui embaixo!
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