Cuidar do SEO para e-commerce é uma tarefa que tem suas particularidades. É muito importante atentar a alguns detalhes para você não perder oportunidades de gerar leads para seus produtos sem precisar pagar anúncios!
O ramo de SEO para e-commerce tem um pouco de marketing digital, de programação e de análise de dados. Mas você não precisa saber de tudo isso para aparecer nas primeiras posições do Google ou em outros mecanismos de buscas.
O que você precisa são essas 5 dicas fundamentais para deixar o SEO da sua loja virtual sempre em dia!
Então, leia esse artigo até o fim para saber como multiplicar os visitantes da sua loja de graça!
Como fazer SEO para e-commerce ou loja virtual
Criar um e-commerce tem grandes vantagens. A principal delas é gerar leads com custo muito baixo através de mecanismos de busca como o Google. Mas para isso, é preciso focar no SEO para e-commerce do seu site de compras.
1- Títulos
A importância dos títulos nas estratégias de SEO para e-commerce é a primeira coisa que qualquer profissional da área vai te contar. Mas existem dois tipos de títulos em uma página da web.
Sem entrar em muitos detalhes, existe um título que será exibido na página de resultado do Google e outro que será exibido na página do seu site.
Para você entender a diferença, olhe para a aba do seu navegador e depois olhe para o título lá no começo do artigo. Eles são iguais? Não, e isso tem um motivo.
O título na aba do seu navegador é o que aparece na pesquisa do Google. É um dos principais critérios para o algoritmo avaliar a relevância da busca com o seu conteúdo e para o usuário decidir clicar no seu site e não no do seu concorrente.
O título da página também é muito relevante. O cuidado que você deve tomar está na extensão e na situação de cada texto. O título da página deve reconquistar a atenção do usuário e pode dar mais informações.
Ambos os títulos devem conter a palavra-chave mais estratégia para sua página. Se você está tentando vender canga de praia em uma página, “canga de praia” deve estar incluída nos dois títulos.
2- Produtos semelhantes ou copiados
Um dos problemas mais comuns de SEO para e-commerce são páginas de produtos semelhantes ou mesmo duplicadas. Isso é algo negativo porque quando isso acontece o Google não sabe qual página do seu site tem mais relevância para uma busca daquele produto.
Então, evite fazer títulos e descrições muito semelhantes. Por exemplo, se você vende uma bolsa de cores diferentes, é melhor criar uma só página para o modelo de bolsa e deixar a cor como uma entrada para ser selecionada pelo usuário. Desse modo, o Google sabe qual página oferecer a quem procura uma bolsa desse modelo.
3- Experiência do usuário e de navegação
Pode parecer que não, mas o layout e a arquitetura do seu site são fundamentais para otimizar seu site para mecanismos de busca. Isso acontece porque o Google usa sinais do usuário para entender se o seu conteúdo é bom ou não.
Por exemplo, se um usuário entrou na sua loja virtual e não conseguiu se localizar direito, ele provavelmente foi de página em página sem achar o que procura. Nesse caso, o Google usa esses sinais como um ponto negativo para seu site.
Para evitar isso, é preciso uma barra de navegação clara e simples, mas contendo todas as categorias essenciais da sua loja. Aproveite o rodapé do site para incluir mais links e use breadcrumbs. Assim, fica mais difícil o usuário se perder no seu site!
A experiência da página também deve ser otimizada. Use botões facilmente perceptíveis, contrastando com a cor do fundo da página. Use e abuse de espaços em branco, dando um visual mais limpo para a página de cada produto. Desse modo, o usuário pode focar sua atenção no que interessa!
4- Velocidade da página
Um dos detalhes que mais incomoda os usuários de qualquer site são páginas demoradas. A sua loja virtual não pode cair nessa categoria. Por isso, é importante cuidar de tudo o que torna o seu site mais “pesado”.
São muitos detalhes que tornam páginas lentas, mas os mais comuns são imagens pesadas demais e o uso de fontes especiais.
Para evitar esses problemas, otimize suas imagens. Por exemplo, ao invés de subir uma imagem diretamente como ela foi tirada, use um programa de edição de fotos para comprimi-la e otimizá-la para a web. O Photoshop faz isso muito bem!
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Felizmente, para quem é cliente do iSET, esse problema é muito menor. Essa plataforma usa o serviço da Amazon Web Services (AWS) de computação em nuvem. Assim, o seu site vai ter o suporte dos processadores mais rápidos e eficientes do momento!
Ou seja, o SEO para e-commerce já vai estar mais adiantado do que o dos seus competidores que não usam a iSET!
Levando esses detalhes de SEO para e-commerce em consideração, a sua loja virtual vai se destacar muito mais no Google ao longo do tempo. Então, lembre-se que otimizações levam algum tempo para dar resultados e o trabalho de SEO para e-commerce deve visar sempre o longo-prazo.
Essas tarefas de SEO para e-commerce são como investimentos. Aplique essas dicas hoje mesmo e colha dobrado no futuro!
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