Vender em marketplaces está se tornando uma estratégia cada vez mais utilizada por lojistas de todo o Brasil. Sites como Mercado Livre e Amazon representam grandes alavancas de crescimento porque oferecem às lojas parceiras diversos benefícios. Entre eles estão tráfego intenso e qualificado, facilidade operacional e ótimo custo-benefício.
No entanto, ganhar destaque nessas plataformas exige estratégia, foco e técnicas avançadas. Como a concorrência é muito grande, hoje é crucial ter ações bem planejadas e oferecer uma experiência de compra incrível para o público. Só assim é possível se destacar da multidão e não ser apenas mais uma loja em meio a tantas outras.
Pensando nisso, iSET e olist reuniram neste texto dicas preciosas para a sua loja vender em marketplaces, encantar clientes e conquistar alta performance de vendas. Continue a leitura para descobrir quais são os 5 fatores de sucesso nos grandes sites!
1- Alta reputação
A reputação das lojas é um fator de extrema relevância para vender em marketplaces. Conforme dados da Ebit|Nielsen e Bexs, 40% dos consumidores consideram a avaliação da loja o principal quesito para a decisão de compra – mais importante do que o preço, inclusive!
Lojas bem avaliadas saem na frente da concorrência porque transmitem confiança, segurança e profissionalismo aos clientes. E justamente por isso lideram os resultados de busca dos marketplaces e participam de campanhas exclusivas nos canais.
A reputação de uma loja é fruto de uma série de elementos, com destaque para os reviews deixados por clientes. Nesse sentido, oferecer ao público uma experiência de compra memorável passa, inevitavelmente, por estes pontos:
- Qualidade do produto
- Agilidade no atendimento antes e após a compra
- Eficiência logística
- Experiência de unboxing
Por isso, vender em marketplaces dedicando atenção a essas etapas pode gerar frutos preciosos para a marca e contribuir positivamente para a alta reputação e atração de clientes!
2- Anúncios otimizados
Outro fator que impacta diretamente a performance nos marketplaces é a qualidade dos anúncios. Cadastros que têm títulos, descrições e imagens otimizadas ganham destaque nos canais e registram maiores taxas de conversão. Isso porque cumprem papel parecido com o dos vendedores – convencem o cliente a comprar determinado produto.
Um anúncio exemplar para vender em marketplaces geralmente apresenta estes elementos:
- Título objetivo e otimizado para SEO
- Descrição detalhada e “vendedora”, com informações técnicas e diferenciais competitivos
- Imagens de alta qualidade e com fundo branco
- Perguntas de pré-venda respondidas
- Bons reviews de clientes
Pegamos como exemplo o anúncio abaixo, de uma oferta da loja olist no Mercado Livre. Veja que o título vai direto ao ponto, que há imagens de alta qualidade e que a avaliação do item é excelente – o olist é Loja Oficial no canal. Não à toa, o produto recebeu o selo de mais vendido na categoria Tablets.
3- Atendimento de qualidade
Oferecer um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Apoiar o consumidor antes, durante e após a compra demonstra preocupação por parte da empresa e humaniza a marca.
Com isso, a loja acelera a decisão de compra do público, aumenta as vendas e ainda fideliza clientes. Além disso, ganha uma divulgação natural – o famoso marketing boca a boca –, já que clientes satisfeitos indicam a marca a outras pessoas. Tem coisa melhor do que isso?
Sendo assim, ao vender em marketplaces, pense em ações para encantar os clientes desde o primeiro contato com a sua loja. Isso inclui:
- Dar um atendimento personalizado e humanizado
- Ser ágil no suporte, tanto antes quanto após a compra
- Proporcionar uma experiência de unboxing memorável
- Ter atenção redobrada com o pós-venda
- Incentivar clientes a avaliarem a compra e indicarem sua loja
4- Produtos de alta demanda
Mais um fator atrelado ao sucesso nos grandes sites de venda é trabalhar com categorias de alta procura e demanda constante. Deixando de focar em um pequeno nicho ou sazonalidade, a loja alcança públicos mais amplos e garante vendas ao longo do ano todo.
De acordo com dados divulgados pela Ebit|Nielsen na Marketplace Conference 2021, os segmentos que registraram maior fatia de pedidos nos marketplaces em 2020 foram:
- Moda e acessórios (17%)
- Casa e decoração (16%)
- Eletrodomésticos (13%)
- Telefonia/Celulares (8%)
- Perfumaria e Cosméticos (8%)
- Eletrônicos (5%)
- Informática (5%)
- Bebês e Cia (4%)
Dessa forma, as categorias acima são boas apostas para quem pretende vender em marketplaces e ganhar dinheiro com o modelo!
5- Logística competitiva
Para vender em marketplaces, é preciso mais do que nunca ter uma operação logística azeitada e competitiva. Isso significa, basicamente, ter entrega rápida e oferecer frete grátis. Esses dois fatores ganharam grande relevância na decisão de compra dos consumidores e por isso devem ser olhados com muita atenção.
Um levantamento da Ebit|Nielsen e Bexs revela que 42% dos pedidos realizados nos marketplaces em 2020 envolveram frete grátis. O motivo disso é que entregas gratuitas aumentam – e muito! – a taxa de conversão dos anúncios.
Por esses motivos, investir em uma logística competitiva no seu negócio pode ser decisivo para o sucesso de vendas nos marketplaces!
Siga as 5 dicas deste texto para vender em marketplaces e se destacar!
Apesar de vender em marketplaces ser uma tarefa relativamente fácil, se destacar da concorrência nesses canais depende de muita dedicação e estratégia. Entre os fatores decisivos para o sucesso nesses canais estão alta reputação, atendimento de excelência e competitividade logística. Porém, a lista não acaba aí.
Para se manter em destaque, é fundamental ficar de olho nas tendências e inovar constantemente. Por isso, focar nas estratégias compartilhadas neste artigo pode fazer toda a diferença na operação e nos resultados da sua loja nos marketplaces.
Você também pode contar com o apoio de parceiros como o olist, que contribuem muito com o resultado de lojas que vendem em marketplaces. O olist é uma solução de vendas completa para quem quer ter destaque em mais de 10 marketplaces diferentes e ganhar competitividade logística e operacional.
Saiba mais sobre como sua loja pode vender em marketplaces com o apoio do olist!
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