Vender no Instagram é mais uma oportunidade para você divulgar seus produtos, e aumentar o tráfego para o seu e-commerce. 

Se você já é usuário do Instagram, provavelmente já notou que a plataforma oferece alguns recursos interessantes para quem possui uma conta comercial.

Um desses recursos, é o recurso “compras” que permite que você crie um catálogo com os seus produtos dentro da rede social

Com essa funcionalidade muitos empreendedores passaram a investir em divulgação dentro do Instagram, pois é uma rede social que possui um alto fluxo de usuários e  acessos diários.

Entretanto, para que você possa gerar mais tráfego para o seu e-commerce  é preciso que você preste um atendimento de qualidade

O atendimento começa desde o primeiro contato do cliente com o seu perfil, pois ele precisa encontrar informações adequadas e que facilitem o acesso dele aos seus produtos.

E se você quer garantir que esses clientes continuem comprando com você deve investir na experiência do usuário

Por isso, preparamos esse artigo para que você consiga oferecer uma experiência única de atendimento para aumentar suas chances de vender no Instagram, e fazer com que você se destaque entre os concorrentes. 

 

1- Tenha um perfil comercial

Se você quer vender no Instagram, o primeiro passo é garantir que você esteja utilizando perfil comercial e a categoria correta para facilitar que suas publicações sejam encontradas. 

Ao utilizar uma conta comercial, você adquire acesso a recursos que você pode utilizar para monitorar seu crescimento dentro da plataforma e divulgar seus produtos.

Um desses recursos é a ferramenta Insights que converte todas as interações no seu perfil em dados e métricas.

Assim fica mais fácil para você compreender sobre os seus seguidores, e também fazer um acompanhamento  do engajamento das suas publicações.

Apenas com o Instagram comercial que você também adquire  acesso a função “compras”.

Essa função permite que você disponibilize um catálogo dos seus produtos no Instagram, que tem redirecionamento diretamente para a página do seu e-commerce, atuando como um facilitador no processo de compra.

 

2- Esteja pronto para atender todas as mensagens

Vender no Instagram, e-commerce e outras redes sociais pode ser uma tarefa difícil se você possui um grande fluxo de mensagens.

Por isso, evite se perder entre as mensagens das redes sociais, ou deixar que algumas delas passem despercebidas.

Ainda é preciso que você qualifique o seu tempo de resposta, pois ele é levado em consideração para o consumidor, podendo levá-lo a desistir de uma compra e procurar concorrência.

Para facilitar o seu atendimento é importante que você prefira utilizar chat online, pois  eles oferecem integrações entre as redes sociais permitindo que você tenha acesso a todas as mensagens em um só lugar.  

Além da possibilidade do uso de chatbots e de respostas rápidas que melhoram a experiência do usuário, uma vez que colaboram para que você atenda com mais rapidez e qualidade. 

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

3- Ofereça imagens de qualidade 

O Instagram é uma rede social onde a comunicação visual é o que mais ganha destaque na plataforma.

Ela ocorre essencialmente através de imagens, por causa desse fato, quem utiliza a rede social para vender seus produtos sabe que é preciso investir em fotografias de boa qualidade.

Por isso, aprenda a como tirar fotos para Instagram, e ofereça um feed mais atrativo com fotos que demonstrem as características e os benefícios do seu produto. 

Para demonstrar as características e os detalhes, dê preferência para fotos com o fundo branco.

Se quiser despertar o interesse do seu público, demonstre como o seu produto pode ser utilizado no dia a dia, assim você pode aumentar as suas chances de vender no Instagram.

Esteja sempre preparado com imagens extras dos seus produtos, pois os clientes podem solicitar através das mensagens diretas.  

 

4- Grave vídeos e faça lives

Engaje sua audiência através de lives e vídeos, além das fotos você pode utilizar vídeos para demonstrar características que não são tão perceptíveis ou são desfavorecidas pelas fotografias.

As lives através no Instagram Stories, também são uma ótima opção para você conversar com o seu público em tempo real, e consiga esclarecer as principais dúvidas sobre o produto.

Através do Instagram Stories você também pode utilizar os efeitos e recursos disponíveis para para que o seu produto se destaque ainda mais.

 

5- Otimize suas publicações no feed

Além de exibir seus produtos através da função compras, não esqueça de manter periodicidade nas suas postagens do feed.

Traga informações novas,  dicas de uso e assuntos que sejam relevantes ao seu público alvo através dessas publicações.

Mas não esqueça de manter um feed harmônico, pois como já mencionamos a estética conta muito para o Instagram, e ela deve conversar com a sua identidade visual.

Você também pode utilizar estratégias como descobrir o melhor horário para postar no Instagram, para entregar o conteúdo que os seus seguidores querem ver na hora em que eles acessam a rede social.

Essas publicações podem ser úteis para resolver dúvidas sem que seus seguidores precisem entrar em contato com você, agilizando o atendimento para você vender no Instagram.

Você também pode fazer o uso de hashtags para aumentar o alcance das suas publicações, assim mais consumidores podem encontrar os seus produtos. 

 

6- Melhore a comunicação da sua empresa

Depois de criar o seu perfil comercial escreva informações que possam ser relevantes na sua bio, também pode colocar links que venham a ser úteis.

Facilite o acesso dos seus clientes a essas informações para que eles possam encontrá-las sozinhos. 

Além disso, trabalhe para que o tom de voz seja o mesmo nas postagens e também no atendimento de sac. 

Tenha uma identidade visual bem definida,  que transmita credibilidade para que seus clientes sintam-se mais seguros na hora de realizar uma compra. 

Reforce o seu relacionamento com seus clientes para que eles sintam-se importantes para a sua marca, e não tenham a necessidade de buscar um melhor atendimento na concorrência. 

 

7- Interaja com seus seguidores

Sempre que puder utilize os recursos do Instagram para promover a interação com os seus seguidores.

Você pode interagir com seus seguidores por meio de stories, através das enquetes, e ainda criar filtros exclusivos que reforçam sua presença e marca.

Também pode utilizar o IGTV, para fazer vídeos explicativos com as principais dúvidas sobre os seus produtos.

A ferramenta Reels possuem um ótimo alcance orgânico, e são uma boa opção para exibir seus produtos, como roupas, acessórios e etc…

Não esqueça também de curtir e responder os comentários. Anote as dúvidas, e utilize um dos recursos mencionados acima para respondê-las.

Mostre para os seus seguidores que você está atento ao que eles comentam e que reserva um tempo para dar atenção a eles. 

Você também pode mandar mensagens para confirmar se seus clientes receberam os produtos no prazo ou em boas condições.

 

8- Ofereça brindes ou promoções 

Criar kits promocionais, oferecer brindes ou vantagens para novos clientes, e também para aqueles que já compram com você, contribui aumentando suas possibilidades de vender no Instagram, aumenta as chances de fidelização dos seus clientes  e melhora a satisfação

Ofereça descontos exclusivos para quem já faz parte da sua cartela de clientes, principalmente em datas comemorativas incentivando-os a realizar uma compra.

Para atrair novos compradores ofereça brindes de algum outro produto que você também tenha disponível na sua loja, abrindo a disponibilidade para que eles efetuem uma nova compra. 

Use as mensagens diretas para enviar promoções a clientes que já tiveram contato com você, para incentivá-los a comprar novamente.

 

9- Ofereça diferentes condições de pagamento

Oferecer diferentes condições de pagamento também melhora a satisfação dos seus clientes.

Por isso,  ofereça opções de pagamento à vista por boleto bancário ou pix, nos cartões de crédito e de débito, e garanta um ambiente seguro para que seus clientes efetuem a compra.

É importante que eles saibam que sua loja é um local confiável, e que eles podem efetuar a compra com segurança. 

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

10- Garanta um bom atendimento pós-venda

O pós-venda é uma etapa muito importante durante o atendimento para você que quer vender no Instagram, pois nenhum produto está livre de apresentar defeitos. 

Portanto, mantenha-se atento aos feedbacks que sua página recebe, e tente chamar seus clientes para resolver a situação no privado caso receba algum feedback negativo.

Seja profissional caso algum cliente venha te procurar para resolver algum problema relacionado a mercadoria.

Essa situação é desconfortável para ambos, entenda o que aconteceu e trabalhe para chegar a um acordo que seja favorável para ambas as partes envolvidas.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

11- Conheça o seu público

Utilize a ferramenta Insights para conhecer mais sobre o seu público, e de identificar possibilidade de vender novos produtos.

Além disso, é importante que você conheça quais são os interesses desse público para determinar o que é relevante postar no feed e como realizar essa publicação. 

Também é possível criar anúncios pagos segmentados para que suas publicações atinjam o público certo, no caso de você vender produtos para diferentes públicos. 

 

12- Faça parceria com influenciadores

Existem muitas oportunidades dentro do Instagram, e uma delas é fazer parcerias com influenciadores.

Essas parcerias funcionam para que a sua loja no Instagram ou seu produto ganhe uma maior visibilidade dentro da rede social, elas também funcionam como prova social para os seus clientes.

Ao ver que o seu produto está sendo divulgado por alguém que eles consideram confiável permite que seus clientes sintam-se mais seguros para efetuar uma compra, facilitando o processo de compra.

É bem provável que esses clientes tenham menos dúvidas na hora de realizar uma compra. 

Por isso, descubra quais são os influenciadores mais pesquisados dentro do seu nicho e peça a eles o media kit, para avaliar o alcance das publicações e também o engajamento com o público para melhorar suas chances de vender no Instagram.

 

Aproveite as dicas para vender no Instagram

Nesse artigo foi possível observar que para vender no Instagram você precisa utilizar estratégias de marketing, e também oferecer um bom atendimento para os seus clientes.

E que esse atendimento está interligado com diversas ações dentro da plataforma, pois apenas assim é possível que você consiga estabelecer um relacionamento a longo prazo com os seus clientes.

Para manter a qualidade do atendimento e responder seus clientes com mais rapidez, prefira utilizar um serviço de chat online, como o JivoChat, pois através dele você pode definir mensagens rápidas, e utilizar os serviços de integração com outras redes sociais.

Mantenha, também, a interação com os seus seguidores, pois além de reforçar o relacionamento melhora a sua comunicação com eles.

E para que eles permaneçam engajados com os produtos que você vende, conheça mais sobre o seu público e invista na experiência do usuário dentro das redes sociais para ter um bom retorno, e fidelizar seus clientes.

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