A Black Friday é uma das datas mais especiais do ano para o comércio, seja físico ou virtual, pois ela representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. O evento teve origem no varejo norte-americano e foi importado para vários outros países.

A primeira edição do evento no Brasil aconteceu no ano de 2010 e foi realizada no dia 28 de novembro completamente online.

De lá pra cá muita coisa mudou, desde a forma em que as pessoas lidam com o comércio até a forma das empresas venderem e divulgarem seus produtos. 

Leia o artigo até o fim para descobrir todas as tendências de consumo para a Black Friday de 2021. 

 

Sobre a Black Friday

Segundo dados levantados pela Neotrust/Compre&Confie referentes a Black Friday do ano de 2020, as vendas passaram de 5,1 bilhões, trata-se de um valor 31% maior quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

Além disso, o ticket médio também aumentou mais de 22% comparado aos dados do ano de 2019.

Devido a pandemia, muitos consumidores não tiveram opção a não ser se adaptar ao ambiente de compras online. O comércio eletrônico soube aproveitar bem a oportunidade de mostrar serviço, as empresas conseguiram entregar uma experiência positiva de compra online para os clientes.

Isso tudo se reflete nos números do evento em 2020.

 

Tendências para a Black Friday 2021

A Black Friday de cada ano tem suas tendências em particular, se usadas da maneira certa são capazes de trazer resultados incríveis para os lojistas. Veja agora as principais tendências para o ano de 2021:

 

Qualidade no atendimento

Os consumidores sempre vão valorizar um atendimento humanizado, educado e com boa comunicação. Sabendo disso, é indispensável que você invista em sua equipe de atendimento, garantindo que todas as mensagens recebidas nas redes sociais, e-mail e marketplaces sejam respondidas da melhor forma possível. 

O cuidado com a gramática e o tom de voz ameno sem dúvidas são diferenciais, também vale a pena ficar atento ao tempo de resposta e buscar sempre manter a maior agilidade possível.

Opte também por utilizar a mesma forma de comunicação do seu público-alvo, com o intuito de criar contatos mais positivos.

Em alguns casos, o uso de chatbots é bem vindo.

 

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Aquecimento para a Black Friday

Os esquentas para a Black Friday são populares no nosso país desde que o evento ganhou força aqui. Eles consistem em começar as ofertas antes do dia do evento em si, seja com antecipação de um mês, uma semana ou de poucos dias.

É bom se lembrar de guardar as melhores promoções para a sexta-feira, entretanto oferecer produtos com descontos antes da data do evento também é uma ótima estratégia para vender por mais tempo.

Só não se esqueça de garantir que seu estoque está preparado para conseguir atender a demanda do aquecimento e da Black Friday.

 

Entrega e Frete

Os consumidores estão buscando cada vez mais agilidade na entrega, o que torna a entrega expressa uma das maiores tendências para a Black Friday do ano de 2021.

A velocidade de entrega com certeza é um fator importante, entretanto, o preço e as condições de frete também precisam ser pensados e ofertados de forma competitiva para os consumidores.

Dados de uma pesquisa realizada pela Moosend mostram que 60% dos carrinhos abandonados sofrem influência direta das condições de envio e do preço oferecidos pela loja.

Também vale a pena garantir que sua organização conseguirá atender a demanda de entrega, produtos entregues com atraso deixam o consumidor insatisfeito e atrapalham a credibilidade da sua marca.

Outro fator que os consumidores valorizam é o rastreamento do produto, mantenha sempre o cliente informado sobre as etapas da sua entrega.

 

Meios de pagamento

Oferecer ao consumidor várias opções de pagamento é outra ótima estratégia para garantir uma boa taxa de conversão durante a Black Friday.

Com o surgimento do PIX, a forma com que as pessoas podem realizar transações vem mudando o jeito dos consumidores de realizarem compras.

Várias empresas já estão se adaptando a essa nova realidade e sem dúvidas elas estão saindo na frente de suas concorrentes que ainda não oferecem o recurso.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

Sanar a dor dos consumidores

As empresas de nicho que conseguirem focar suas campanhas de anúncio no público que realmente tenha interesse por seus produtos, terão ótimos resultados na Black Friday do ano de 2021, levando em consideração que uma das principais características da data é o foco completo no consumidor.   

Os clientes procuram por produtos diferenciados, que sejam capazes de sanar suas dores. 

Portanto, busque focar na divulgação das vantagens apresentadas pelo seu produto e tente sempre trabalhar a segmentação dos seus anúncios de forma objetiva. 

 

Experiência de compra

Atualmente os clientes dão muito valor para as experiências de compras bem preparadas. Por isso é importante criar uma ação repleta de benefícios para o consumidor, isso estimula muito a compra. 

Oferecer cupons de desconto para os clientes é outra excelente dica.

Quando o assunto é e-commerce, vale a pena investir em um site funcional que seja rápido e responsivo. Não podemos nos esquecer que um site seguro proporciona uma experiência de compra bem interessante e gera credibilidade para sua marca.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Site funcionando durante todo o evento

Para que sua empresa tenha uma Black Friday tranquila e muito rentável, é de suma importância se atentar a dois fatores fundamentais:

 

Escalabilidade e disponibilidade.

Escalabilidade e disponibilidade se referem a capacidade da sua empresa em manter seus serviços disponíveis e com um nível de qualidade satisfatório, mesmo recebendo um número várias vezes maior do que o normal de acessos e de utilização.

Com isso, diante do maior evento de promoções do ano e uma das maiores oportunidades da sua marca lucrar muito mais, sua infraestrutura não pode ser um impeditivo para o triunfo do seu negócio.

É necessário que os empresários que queiram aproveitar ao máximo esse evento tão especial, não economizem em investimentos para garantir a eficiência total da sua loja virtual.  

Como podemos acompanhar, a Black Friday é um evento extremamente importante para todo o mercado, seja físico ou eletrônico. É preciso se preparar da melhor forma possível para garantir a satisfação dos seus clientes e consequentemente aumentar a credibilidade da sua marca com o público. Além de potencializar suas vendas durante todo o mês.

Gostou das dicas desse post? Utilize todas elas para escalar sua empresa da melhor maneira possível e gerar boas vendas na data mais importante do ano!

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Lançamento Jornada Black Friday iSET 2021