Um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos foi o e-commerce. Em dezembro de 2020, as vendas deste segmento registraram alta de 53,83% em relação ao mesmo período de 2019.
Somente na América Latina o e-commerce cresceu mais de 50%, tendo alta no faturamento em 55%, considerando a mesma base comparativa. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, e nos mostra que o favorecimento do mercado para a venda de produtos físicos e digitais é evidente.
No entanto, para ter sucesso nessa área, é preciso criar estratégias que atendam o seu consumidor final e o marketing digital já se consagrou como uma das formas mais eficazes para impulsionar as vendas nesse sentido.
Quando bem executado, ele auxilia na divulgação das ofertas, promove a imagem da marca, atrai novos clientes e desenvolve um relacionamento duradouro com eles. Mas, como isso funciona na prática? A resposta para essa pergunta você confere a seguir!
Continue a leitura e descubra 7 estratégias de como começar a vender no marketing digital para produtos físicos e digitais.
1. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta de divulgação fundamental para vender produtos físicos e digitais pela internet. Por este canal, é possível investir em comunicações orgânicas e patrocinadas.
Por meio de plataformas como o Facebook e Instagram Ads, além de integrar o seu e-commerce, é possível criar anúncios e postagens com a capacidade de atingir milhares de usuários e atrair novos clientes para conhecer a sua marca, os seus diferenciais, ofertas e produtos.
Ter uma estratégia de marketing digital com foco nas redes sociais é essencial para quem quer vender mais e se destacar frente à concorrência. Entre os principais motivos para isso, destaca-se o fato de que é nesse espaço que os consumidores fazem as suas pesquisas sobre os produtos que desejam comprar, pedem recomendações, fazem a leitura de comentários de outros consumidores satisfeitos ou insatisfeitos com a marca, entre outros aspectos.
Além disso, as redes sociais são ferramentas que dão visibilidade para o seu produto e geram engajamento com a sua audiência. Através delas, você pode, por exemplo, divulgar os conteúdos do seu blog, fazer promoções, oferecer cupons de desconto, dar dicas de uso de um determinado produto ou até mesmo mostrar o processo de fabricação e como ele é disponibilizado para venda.
O conteúdo dos posts realizados por meio destes canais, a linguagem adotada, bem como os melhores horários de postagem vai depender do perfil do público para o qual a sua marca se direciona e busca se relacionar.
2. Aposte no e-mail marketing
Se ainda não trabalha com o e-mail marketing ou tem dificuldades de entender como ele pode fazer parte da sua estratégia de vendas, este tópico é para você.
É por meio do e-mail marketing que são feitos disparos de e-mails para uma lista de contatos — que pode ser geral ou segmentada por diferentes critérios — visando a divulgação de alguma promoção, conteúdo, material rico, campanhas ou, até mesmo, incentivar o usuário a executar ações que o façam avançar na jornada de compra. Dessa forma, é possível disparar o e-mail certo, para o usuário ideal e no momento mais adequado.
A partir do momento em que o usuário disponibiliza o seu endereço eletrônico, ele se mostra disposto a receber novas comunicações sobre o seu negócio.
Portanto, utilizar esta ferramenta para anunciar o lançamento de um novo produto físico ou digital pode ser bastante efetivo
3. Invista em marketing de conteúdo
É praticamente impossível falar das estratégias de como começar a vender no marketing digital sem mencionar o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo se refere à produção e publicação de conteúdos relevantes para a sua persona e que tenham relação com os produtos que o seu e-commerce disponibiliza.
Eles podem ser trabalhados em diferentes formatos, como:
- blogposts;
- vídeos;
- e-books;
- infográficos;
- whitepapers;
- podcasts;
- E muito mais!
Em resumo, o marketing de conteúdo busca, por meio desses conteúdos, atrair, nutrir e converter novos clientes. Ele também é uma excelente forma de posicionar a sua marca como autoridade no assunto e no mercado.
4. Invista no marketing de afiliados
Trabalhar com o marketing de afiliados é uma excelente alternativa para quem busca ajuda na divulgação de seus produtos físicos ou digitais. Nele, você conta com o auxílio de pessoas que serão promotoras dos seus produtos. Isso quer dizer que elas — Afiliadas —, ficam responsáveis pela própria estratégia de divulgação.
Funciona da seguinte maneira: uma pessoa com experiência ou facilidade em negócios e vendas, ajuda a divulgar os produtos de terceiros — Produtores. Essa divulgação pode ser feita por meio de campanhas online e sempre que esse Afiliado fechar um negócio, ele recebe uma comissão.
Para que esse processo aconteça, é necessário contar com uma plataforma que disponibiliza os produtos, gera os links de divulgação, entregue às comissões, além de outras funcionalidades que ajudam tanto o Produtor quanto o Afiliado a alavancarem as suas vendas.
De forma resumida:
- Você disponibiliza os seus produtos para afiliação;
- O Afiliado recebe um link para promover o produto;
- O consumidor compra através do link de afiliado;
- A Monetizze recebe o pagamento e divide entre todos que participaram na venda.
Esse é um excelente caminho para alavancar as suas vendas de forma escalável. Ou seja, você vende muito mais e sem necessariamente investir muito tempo e dinheiro nessa empreitada. Sabemos que isso pode ser trabalhoso e demandar muito do seu esforço. Então, já pensou em poder ter um exército de especialistas, prontos para promover os seus produtos na internet?
Na Monetizze, você tem a sua inteira disposição os melhores afiliados do mercado. Você pode cadastrar os produtos do seu e-commerce e deixar que os Afiliados façam o trabalho de divulgação por você!
5. Trabalhe com campanhas de tráfego pago
Tráfego pago é uma das estratégias de como começar a vender no marketing digital mais utilizadas para atrair visitantes e cliques em um site, e-commerce, blog e etc.. Isso porque as ferramentas disponíveis oferecem a oportunidade de segmentar campanhas através de recortes, como localização, idade, gênero, interesses e até mesmo renda.
Como o próprio nome já diz, não é possível gerar tráfego a partir desta modalidade sem colocar a mão no bolso. Diferentemente do tráfego orgânico, em que você espera que o cliente chegue até você, no tráfego pago é você quem vai até o cliente.
As duas principais ferramentas do mercado hoje são o Google Ads e o Facebook Ads, mas é possível anunciar nas mais diversas redes sociais e o Taboola. Outra estratégia que é bastante utilizada é o remarketing.
O remarketing nada mais é que impactar mais de uma vez o usuário que já demonstrou interesse pelo seu produto, marca ou serviço. Hoje, qualquer campanha veiculada exclusivamente para usuários que acessaram um site ou determinada página desse site, é considerada remarketing.
6. Utilize aplicativos de mensagens instantâneas
Tanto o WhatsApp quanto o Telegram são ferramentas de mensagens instantâneas utilizadas por muitos como uma maneira de se atualizar e buscar novos conteúdos.
Por meio dessas ferramentas, é possível criar grupos fechados, listas de transmissões, mensagens automáticas de atendimento, catálogos virtuais, entre outras opções.
Vender requer um bom atendimento onde quer que esteja. Entretanto, vender por meio desses aplicativos de mensagens instantâneas é uma das modalidades que mais requer atenção. Não basta apenas utilizar recursos multimídias e estar presente nestes canais.
Quem busca atendimento por meio do WhatsApp ou Telegram, não apenas tem dúvidas como também tem urgência. Por isso, é fundamental contar com um atendimento interativo que preze pela excelência, agilidade e atenção.
De forma geral, a venda por meio do WhatsApp e Telegram é uma excelente alternativa de como começar a vender no marketing digital, ela deve ser trabalhada nos times de vendas devido a sua facilidade de criar uma relação mais próxima com a audiência.
7. Diversifique os seus meios de pagamento
A forma de pagamento também é um ponto que merece destaque nas estratégias de vendas, afinal o consumidor está cada vez mais exigente e o mercado mais competitivo.
As empresas precisam encontrar formas de se reinventar, apostando em novas estratégias para atrair e fidelizar os seus clientes e, entre essas estratégias, está a diversificação dos meios de pagamentos.
De acordo com um estudo da Federação Brasileira de Bancos em parceria com a consultoria americana Deloitte, o Pix já representa 30% do total de transações bancárias feitas por pessoas físicas e jurídicas em 2021. Além disso, já ultrapassou o total de transações bancárias feitas com TED e DOC.
Isso reforça a importância de investir em maneiras de pagamento que não exijam apenas o contato com o dinheiro ou cartão. Ao ampliar a gama de serviços, aproximando-se dos novos hábitos dos consumidores, as empresas ganham a confiança e a preferência de compra de seus clientes.
Estar preparado para atendê-los no que diz respeito às formas de pagamento é imprescindível para não perder vendas e manter os consumidores engajados e comprando diretamente da sua marca. Então, se você ainda não está preparado para aceitar todos os meios de pagamento eletrônicos, é bom começar a se planejar.
Essas foram as nossas 7 dicas essenciais de marketing digital para vender produtos físicos e digitais. Agora que você já sabe o que fazer, que tal implementar as práticas que citamos aqui para alavancar as suas vendas?
Ao utilizar a Monetizze, você tem à disposição um combo perfeito de ferramentas para impulsionar as vendas do seu negócio, além de ter acesso a uma série de funcionalidades para fazer a gestão das vendas, dos leads, de logística, atendimento e muito mais!
Conteúdo desenvolvimento pela Monetizze
A Monetizze é a solução definitiva para pagamentos online, para produtos físicos e digitais. Além disso, possui uma estrutura para que você comece as suas vendas assim que quiser. Possuímos uma ferramenta que possibilita a criação das suas páginas de vendas integradas aos nossos checkouts de alta conversão.
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,
Leia também:
- Passo a passo completo para sua empresa se proteger de fraudes na Black Friday;
- Tendências de consumo para a Black Friday de 2021;
- Saiba como está o crescimento do e-commerce no Brasil.