Com o crescimento acelerado do e-commerce existem grandes chances de que esse modelo de venda online se torne cada vez mais lucrativo.
Entretanto, com o disparo do uso da Internet e das ferramentas virtuais, as fraudes no e-commerce também cresceram de forma considerável nos últimos anos.
As ocorrências de tentativas fraudulentas se tornam mais frequentes e complexas.
Veja agora, algumas das inovações tecnológicas para evitar as tão indesejadas fraudes no e-commerce.
Aumento nas tentativas de fraudes no Brasil
Segundo dados do E-commerce Brasil, os ataques fraudulentos contra brasileiros chegaram a 1,9 milhão, isso apenas no primeiro semestre de 2021, esse número corresponde a um crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o crescimento das tentativas de fraudes no e-commerce ocorridas em 2021 é um reflexo da aceleração da digitalização relacionada a pandemia.
Devido à mudança no comportamento dos brasileiros, que começaram a adquirir produtos e serviços online, graças às regras de distanciamento social impostas pela pandemia.
Os golpistas passaram a ter mais transações para tentar acessar dados e recursos dos consumidores. Por isso, é essencial possuir plataformas robustas que identifiquem essas tentativas e inibam a ação dos fraudadores
Entre as principais tentativas de fraudes no e-commerce verificadas pela Serasa Experian utilizando documentos falsos ou roubados, onde o prejuízo fica para a vítima, estão:
- Compra de celulares;
- Compra de automóveis;
- Abertura de empresas;
- Emissão de cartões de crédito;
- Abertura de conta em banco;
- Financiamento de eletrônicos no varejo.
Fraudes no e-commerce
Perante esse cenário, as empresas que necessitam de segurança estão frente a novos desafios.
Conforme o surgimento de novas tecnologias para evitar fraudes no e-commerce, surgem também novas maneiras de ultrapassar as barreiras de proteção. Dessa forma, os ataques coordenados se tornam mais assertivos e técnicos, o que torna mais difícil combater e evitar esse tipo de ataque,
É necessário entregar resultados rápidos, combater impactos negativos antes que se espalhem e manter uma proteção eficaz.
Por isso, é indispensável conhecer as novas tecnologias de prevenção a fraudes do e-commerce, que visam a mecanizar o controle e a fiscalização.
Inovações tecnológicas
Existem inúmeros modelos de fraudes. Algumas das mais comuns estão ligadas a:
- Operações financeiras fraudulentas;
- Desvios, roubos de produtos do estoque;
- Clonagem;
- Falsificação de documentos;
- Uso indevido de dados sigilosos de terceiros.
Um pouco sobre as inovações tecnológicas para evitar fraudes no e-commerce:
Biometria
Quando falamos de biometria estamos falando de reconhecimento facial, ocular e análise de impressões digitais, elas auxiliam na verificação da identidade da pessoa, antes de conceder acesso a informações sigilosas, ambientes físicos e sistemas ou da concessão de crédito.
Esse modelo de solução apresenta uma porcentagem de eficácia que pode chegar a 99%.
Além disso, também existe a biometria passiva, ela pode envolver monitoramento visual ou sensor para ver como a pessoa se move, como ela segura o dispositivo e como ela fala. Ela também consegue identificar informações ambientais como temperatura corporal e contornos faciais ou anatômicos.
Já a biometria ativa, funciona como, forma de autenticação mais tradicional, requer alguma ação direta do usuário.
A biometria passiva tem a vantagem de poder autenticar sem nenhum evento gerado diretamente pelo usuário, o maior desafio para essa modalidade é tornar o processo completamente à prova de falhas, o que geralmente é mais complexo do que com a biometria ativa.
Big Data
A partir do histórico de compras de um cliente é possível criar um padrão de consumo.
Pense em uma enorme base de dados, com um grande volume de informações. Isso é o Big Data!
A comparação entre esses dados permite estruturar e diferenciar casos que fogem do padrão, suspeitando de fraudes ou golpes antes mesmo que aconteçam.
Dessa forma, é possível encaminhar o caso para uma análise mais detalhada e, caso a tentativa de golpe seja provada, proceder com o bloqueio da transação.
Inteligência artificial
De forma resumida, podemos dizer que a Inteligência Artificial é a capacidade das máquinas de aprender, escolher e perceber quais caminhos seguir, de forma racional e parecida com os humanos.
Os braços mais conhecidos da inteligência artificial são o machine learning e o deep learning, a IA constrói modelos que aprendem sobre os padrões de fraudes no e-commerce e de atitudes ilegais para conseguirem identificar essas situações de forma preventiva com certo grau probabilístico.
O Machine Learning é a prática de usar algoritmos para coletar dados, em união com o Big Data, essa ferramenta usa algoritmos para reconhecer padrões em golpes e fraudes.
Dessa forma, esses sistemas conseguem identificar com maior facilidade qualquer atividade considerada suspeita em uma transação.
Dessa forma, fornecem a ela a habilidade de aprender como executar tarefas.
Um ótimo exemplo de Machine Learning são as sugestões da Netflix, que indicam séries e filmes baseados no conteúdo que o usuário assiste.
O Deep Learning, enquanto o Machine Learning geralmente funciona de forma linear, o Deep Learning trabalha em classes encadeadas de maneira hierárquica — o que torna suas análises ainda mais complexas.
O Deep Learning tem diversas aplicações e pode ser aplicado para praticamente qualquer atividade que demande processamento de dados.
Geolocalização
O sistema antifraude para e-commerce que funciona com base em geolocalização, consegue rastrear o local onde a compra foi feita, comparando com o histórico de localização do usuário.
Assim, é possível identificar se a movimentação está conforme os padrões apresentados pelo consumidor, se o endereço é suspeito, ou até mesmo se é falso.
Perguntas Pessoais
Em operações suspeitas, o usuário pode ter que responder uma pequena série de perguntas pessoais baseadas em dados cadastrais já obtidos sobre o visitante anteriormente, para comprovar a sua identidade e a autenticidade da transação.
As perguntas podem variar entre “qual endereço lhe parece mais familiar?” e “qual é a cor do seu animal de estimação?”. A ideia é que a pessoa responda questões que de fato apenas ela saiba responder, isso com o intuito de proteger o usuário de fraudes no e-commerce.
Código de verificação
Para confirmar sua identidade durante uma transação, pode ser necessário que o usuário forneça um código que foi enviado para seu e-mail ou celular, por exemplo.
Como a tecnologia ajuda a combater operações fraudulentas
As possibilidades de fraude são sempre reinventadas pelos fraudadores, e o papel da tecnologia é estar sempre à frente delas para evitar transtornos.
Ou seja, com elas, é possível precipitar as ações dos fraudadores, oferecendo uma boa experiência de compra aos clientes e segurança para as empresas e aos lojistas. O resultado disso consiste em melhores resultados!
É essencial modernizar os processos que ainda são feitos manualmente, utilizando a tecnologia a nosso favor.
Dessa forma, podemos acelerar a tomada de decisões, tornando-a padronizada, reduzindo os erros e diminuindo a probabilidade da ocorrência de fraudes no e-commerce.
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