Aprender a gerar vendas recorrentes no e-commerce é uma das estratégias mais atuais e práticas para aumentar suas vendas online, além de ampliar a fidelização dos consumidores com a sua loja virtual.
Mas você sabe oque são vendas recorrentes?
Recorrência é um modelo de pagamento que acontece com certa periodicidade. Um exemplo simples é o aluguel de uma casa, a pessoa paga ele todos os meses; a mesma coisa com a mensalidade da sua academia ou seu condomínio.
Quando o assunto é o e-commerce, a ideia é quase a mesma, fazer com que seu cliente compre de forma periódica o mesmo modelo de produto ou kit de produtos que você tem para vender.
Dessa forma, podemos observar que os clubes de assinatura são um ótimo exemplo de como gerar recorrência no e-commerce, eles estimulam esse tipo de consumo.
O consumidor paga periodicamente de forma mensal, um valor determinado para que, sua empresa forneça-lhe um produto ou serviço.
Outro exemplo são clubes de assinatura de livros, vinhos e cerveja, é um serviço que o cliente paga mensalmente através de uma assinatura em que, geralmente o consumidor cadastra seu cartão de crédito, assim a cobrança será feita através da fatura dele.
Em troca, a sua empresa fornece ao consumidor o produto ou serviço acordado na hora de realizar a assinatura do plano.
O mesmo vale para quem contrata uma solução de CRM, por exemplo, se o pagamento mensal parar de ser realizado, o acesso é cortado. Há casos em que esse modelo de cobrança é feito anualmente, podendo ser cancelado se não houver renovação.
Continue lendo e descubra agora como gerar vendas online de maneira recorrente, durante e depois da Black Friday.
Vantagens das vendas online recorrentes
Agora que você já entendeu o que é recorrência no e-commerce, vamos descobrir quais as vantagens desse tipo de negócio para suas vendas online.
Fidelização
Além de tornar o cliente fiel, você mantém ele comprando da sua loja, pagando pelos serviços e produtos que você oferece.
Dessa forma, você consegue aumentar a receita da sua loja virtual, aproveitando melhor o potencial de cada consumidor que acessa sua empresa, e conhece seu negócio.
Fidelizar os clientes é um dos principais desafios dos empresários. Isso acontece por conta da abundância de concorrentes, fica difícil se destacar constantemente para cativá-los.
Nessa modalidade essa tarefa se torna bem mais fácil. Isso porque, desde o primeiro pagamento o cliente já é condicionado a se tornar um assinante, se tornando um seguidor da marca.
É importante se lembrar que, mesmo quando você conquista um cliente, fazendo com que ele participe do seu programa de recorrência, não existe a garantia de que esse cliente será seu para sempre. Portanto, é fundamental que você invista em ações de relacionamento.
Previsibilidade
Quando você trabalha com um sistema de vendas online recorrentes, é mais prático monitorar a procura por produtos e serviços. Com isso, você saberá exatamente quantos consumidores é preciso atender mensalmente.
Dessa maneira, é possível conter o desperdício de produtos e otimizar o tempo. Essa previsibilidade ajuda a manter a eficiência do seu planejamento.
Antecipação
Da mesma forma que é possível verificar a demanda, o lojista também consegue antecipar de forma mais assertiva os seus lucros.
Portanto, ele saberá aplicar os rendimentos das suas vendas online de forma mais eficaz.
Praticidade
Visto que o consumidor pode planejar o pagamento de forma recorrente, alcançando mais simplicidade no seu dia a dia.
Dessa maneira, seu cliente pode adquirir aquilo que ele quer, sem se preocupar em esquecer de pagar ou refazer a compra todos os meses.
Essa é uma vantagem procurada principalmente por clientes mais jovens, pois muitos fazem pagamentos pela internet.
Por isso, se a sua empresa oferece esse tipo de solução, seus clientes ficarão mais propensos a continuar pagando pelo serviço
Upgrades
Ao realizar uma cobrança recorrente sobre suas vendas online, fica mais fácil oferecer upgrades, cupons de desconto e outros benefícios que proporcionam maior valor ao produto ou serviço prestado pela sua empresa.
É importante lembrar que essa oferta depende do tipo de serviço e da proposta oferecida, no caso de uma empresa que recebe pagamentos regulares dos clientes é possível conceder bônus a eles sem correr riscos.
Como gerar vendas online recorrentes?
Oferecer uma experiência de compra suave, simplificada e eficiente é um bom começo, seja para compras realizadas dentro ou fora do período de Black Friday.
Realizar as entregas no prazo previsto e garantir que os produtos e serviços tem qualidade, já são suficientes para iniciar uma relação de confiança entre o cliente e o e-commerce.
Conheça seu público
Conhecer seu público é essencial para vender online de forma recorrente, portanto você precisa descobrir o que ele quer, do que ele gosta porque ele pagaria de forma recorrente pelo produto ou serviço que você oferece.
Você pode montar um kit de produtos básicos, aqueles mais usados pelos seus clientes, ou quem sabe um kit só com produtos que são lançamentos, coisas que despertam a curiosidade do consumidor.
Na hora de escolher a melhor estratégia para o seu negócio, é preciso que você conheça as personas do seu e-commerce, isso vai fazer com que suas atitudes sejam voltadas para o que seu público mais deseja.
Gere valor para o consumidor
O cliente que participa de um programa de recorrência está buscando algo além do produto em si.
Dessa forma, quando estamos falando de recorrência, só oferecer os produtos sem ter uma proposta de valor por trás não é recomendado, principalmente quando o objetivo é gerar valor para o seu negócio e aumentar suas vendas online.
Portanto, pense no valor que seu cliente está recebendo se é a comodidade, a praticidade, se é a novidade ou a exclusividade, etc.
Existem inúmeros valores que podem estar por trás do recebimento da compra através de um clube de assinatura.
Tenha um preço competitivo
Tem que ser mais barato o consumidor participar do seu clube e receber os produtos em casa, do que, dentro da sua loja virtual ele conseguir comprar os produtos de forma separada por um preço menor.
O cliente precisa ser recompensado financeiramente pela fidelidade dele a você.
É importante trazer valor para o cliente, mas sem se esquecer do preço!
Crie um relacionamento com o seu cliente
É importante apostar no relacionamento com seus clientes depois que ele se tornar parte do seu programa de recorrência.
O relacionamento envolve tudo, desde o e-mail que você irá mandar, a forma que você vai enviar os produtos mensalmente para ele, se junto dos produtos vai algum brinde, uma carta. Algo capaz de surpreender o consumidor e gerar valor para seu produto.
Em clubes de vinho, por exemplo, existem cartilhas que acompanham o produto, nelas estão informações sobre o vinho e sugestões de como consumi-lo.
Além disso, também é preciso oferecer aos clientes um suporte de qualidade, oferecer facilidade para que seu consumidor consiga fazer um upgrade ou downgrade em seu plano.
Tudo isso faz parte do relacionamento que sua empresa tem com o consumidor.
A forma com que ele é tratado nas redes sociais, os conteúdos que você oferece nelas, tudo isso impacta na forma como seu cliente irá se relacionar com a empresa.
É essencial que você tenha muita atenção nessa parte, para que o cliente realmente tenha interesse em continuar com seu plano de recorrência e você consiga continuar fazendo suas vendas online.
Nesse artigo nós separamos algumas dicas importantes para você que busca gerar vendas online de forma recorrente, essas recomendações podem ser usadas tanto durante quanto após o evento de Black Friday.
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