O mês de novembro é ótimo tanto para os consumidores quanto para os lojistas, seja para o comércio de eletrônicos, roupas ou qualquer outra coisa. Durante esse mês existem eventos especiais com descontos incríveis.
Depois da tão popular Black Friday, de origem americana, chegou o momento da Cyber Monday, outra data de descontos no comércio varejista.
A data também foi criada nos Estados Unidos, no ano de 2005, o evento acontece na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças.
O nome do evento traduzido para o português, Cyber Monday quer dizer “segunda-feira cibernética”.
Continue lendo e descubra mais sobre a Cyber Monday, como criar boas promoções e continuar lucrando.
Cyber Monday
A Cyber Monday está cada vez maior, e os números validam essa evolução!
Conforme o levantamento realizado pela empresa Neotrust/Compre&Confie, o evento de Cyber Monday 2020 registrou R$ 702,7 milhões de vendas, um aumento de 41,8% em relação à Cyber Monday 2019.
A quantidade de pedidos é responsável pelo crescimento da data, foram registradas 1,5 milhão de compras, o número 37,6% maior do que o registrado em 2019. O ticket médio também aumentou em 3%, alcançando R$ 462,13.
A diferença da Cyber Monday para a Black Friday (principalmente nos Estados Unidos), é que, a data é destinada aos grandes descontos nas lojas online.
A “sexta-feira negra”, por outro lado, concentra os melhores descontos nas lojas físicas do varejo.
Nos últimos 10 anos, de acordo com dados da pesquisa feita pela CyberMonday.Global, o interesse nas vendas nesse período se manteve estável no Brasil.
No nosso país, os clientes estão em busca principalmente por itens para presentear amigos e parentes, graças tanto as celebrações de fim de ano quanto pela proximidade com o 13° salário.
Podemos dizer que a data é mais uma oportunidade para quem perdeu as ofertas da Black Friday.
Cyber Monday e suas oportunidades
Por mais que a Black Friday seja muito esperada, tanto por nós empreendedores quanto pelos consumidores, não podemos deixar passar as outras grandes oportunidades de venda no mercado.
A Cyber Monday está cada vez mais ganhando espaço no e-commerce brasileiro e pode ser a sua oportunidade para dar um jeito no seu estoque parado.
A grande sacada dessa data é, assim como as outras, pensar e agir de forma estratégica, sempre analisando o seu e-commerce e o mercado do seu nicho.
Cyber Monday: como criar boas promoções e continuar lucrando
Verifique sua loja no celular
Conforme a pesquisa da Ebit|Nielsen, as vendas por mobiles na Cyber Monday de 2019 alcançaram 51% do total. Isso mostra que, cerca de 496,8 mil pedidos foram feitos usando os dispositivos móveis.
Portanto, é crucial que você analise se a sua loja virtual é responsiva e se está pronta para oferecer uma experiência agradável para esses acessos via celulares e tablets.
Quando falamos em responsividade, existem alguns pontos essenciais para ter uma página responsiva.
Evite imagens pesadas: o tamanho das imagens é um dos principais motivos que resultam em um carregamento lento de páginas. Nada é tão ruim para um visitante quanto esperar uma página carregar e ainda consumir seus dados móveis.
As imagens são fundamentais para uma boa comunicação, porém, precisamos lembrar que é essencial pensar no tamanho delas.
Existem até ferramentas gratuitas e pagas para aprimorar o tamanho das imagens sem perder a qualidade.
Experiência do usuário: a usabilidade da loja deve ser simples e intuitiva o bastante para criar uma experiência agradável ao visitante. Quando falamos da versão mobile, isso se torna ainda mais importante.
A localização de todas as informações, como menus e botões, será ajustado para diversos tamanhos de tela pensando na ergonomia.
Não se esqueça que, o usuário não está em um desktop, por tanto, serão usadas as pontas dos dedos na navegação. Dessa forma, menus e links devem estar bem posicionados para facilitar o toque.
Otimize os canais de comunicação
Escolher diversos canais de venda ajuda a aumentar a visibilidade e o tráfego da sua loja virtual.
Como o evento de Cyber Monday acontece só no varejo digital, é importante que você busque entender o comportamento do seu público-alvo para oferecê-lo as melhores opções de atendimento.
São várias alternativas à disposição, como marketplaces, redes sociais, e-mail marketing, programas de afiliados e links patrocinados.
Além disso, você também pode apostar em parcerias com influenciadores digitais e lives de venda para potencializar ainda mais suas promoções.
Tenha seu objetivo claro
Por que você quer participar? Está atrás de mais popularidade ou queimar os produtos parados no estoque? As duas opções?
É importante que você escolha seu objetivo e crie estratégias eficientes para conquistá-los.
Se você começou a atuar recentemente no marketplace e precisa de mais vendas e avaliações para melhorar a reputação, ou ainda deseja fazer uma queima de estoque, participar da Cyber Monday pode ser o que falta.
Verifique os itens que podem receber maiores descontos e abra mão de uma porcentagem um pouco maior do lucro.
Analise o seu mercado
O que você acha de reservar um tempinho para estudar sobre o e-commerce e o desempenho da Cyber Monday nos anos anteriores?
Um ótimo exemplo é o portal E-commerce Brasil, uma ótima fonte de informação, pois reúne notícias, relatórios e artigos bastante relevantes sobre o varejo online.
Outra ótima fonte sobre e-commerce é o blog da iSET, com diversos artigos sobre os temas mais importantes para você lojista.
Além de consultar dados sobre Black Friday e Cyber Monday no Brasil, avalie o seu próprio mercado de atuação!
Se faça algumas perguntas:
- Como têm sido suas vendas online?
- Onde pode melhorar?
- O que está dando certo? O que não está?
- Quais as maiores tendências?
- Quanto você consegue investir em inovação?
Para criar boas promoções e continuar lucrando é fundamental examinar o mercado e estudar sobre sua empresa!
Utilize o senso de urgência
A maioria dos lojistas já sabe que o senso de urgência é um grande parceiro do e-commerce.
Portanto, aproveite que as promoções da Cyber Monday acontecem apenas um dia e utilize essa informação a seu favor.
Você pode, por exemplo, utilizar cronômetros com contagens regressivas em seu site, Stories do Instagram e e-mails marketing.
Quando falamos em escassez, estamos nos referindo a um gatilho mental que incentiva a decisão de compra dos clientes, aumentando a sensação de que eles podem perder uma oportunidade única.
Na prática, o gatilho da escassez é baseado no uso de frases que podem ser colocadas em banners como “restam poucos itens no estoque” e “últimas unidades”, capazes de estimular o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.
Procure melhorar o frete da sua loja
Conforme a Clearsale, 57% das compras feitas na Black Friday e na Cyber Monday foram com frete grátis.
Por isso, devemos fazer uma análise e verificar a partir de qual valor compensa para o e-commerce oferecer esse bônus, devemos considerar a margem de lucro, peso dos produtos enviados, localização do cliente, entre outros aspectos.
É fundamental desenvolver técnicas de redução ou frete grátis, pois se trata de uma prática que incentiva e instiga o cliente a querer aproveitar a oportunidade.
Essa estratégia, inclusive, pode ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja virtual, pois os consumidores acabam comprando um valor maior buscando ganhar o frete grátis como presente.
Ofereça promoções atrativas e verdadeiras
Quando falamos em promoções e descontos, você pode oferecer cupons nas redes sociais, em um e-mail marketing ou dentro da embalagem de um produto enviado.
Uma excelente prática é a promoção de combos de produtos, os conhecidos “leve 2 pague 1”. Criar kits também é interessante, além de aumentar o ticket médio da loja.
Independentemente da promoção aplicada, é essencial que ela seja transparente, detalhe qual desconto está oferecendo e também forneça informações completas sobre cada produto.
De forma alguma tente enganar seus clientes, porque a chance deles descobrirem a fraude é grande.
A Cyber Monday é mais uma oportunidade que você não pode perder para aumentar suas vendas e aproveitar as compras para o Natal.
Todas as dicas desse post não só garantem boas vendas durante o período, como garantem também mais clientes satisfeitos que tendem a voltar para compras futuras.
Nesse artigo, falamos um pouco sobre como criar boas promoções e continuar lucrando na Cyber Monday.
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