Com a modernização e o passar dos anos, o número de pessoas comprando de forma online vem crescendo de maneira acelerada.
Para você lojista que está buscando formas de vender mais e melhorar o desempenho do e-commerce, você está no lugar certo!
Leia o artigo até o fim e descubra agora como melhorar o desempenho do e-commerce através de diversas ações.
Crescimento do e-commerce
Conforme os dados da 44º edição do Webshoppers (pesquisa sobre o e-commerce) realizada pela Ebit|Nielsen, constatou que o e-commerce brasileiro cresceu 31% no primeiro semestre de 2021.
Esse crescimento foi alimentado pelo aumento de 22% no ticket médio.
Além da ampliação, os números mostram que o setor de vendas online está amadurecendo, principalmente com relação à adoção de meios eletrônicos de pagamento, como é o exemplo do nosso querido Pix.
Dessa forma, as organizações precisam criar maneiras de atender às novas necessidades do cliente, que já está mais maduro, mais exigente e espera ter uma série de opções não apenas de produtos, mas também em formas de pagamento.
Melhorando o desempenho do e-commerce
Prepare bons anúncios
Uma ótima estratégia para aumentar o desempenho do e-commerce é priorizar os anúncios da sua loja virtual.
A página do produto deve estar completa e bem convincente, visto que, em uma loja virtual não existe vendedor para auxiliar o cliente durante sua compra.
Isso engloba ter boas fotos, tiradas de diferentes ângulos e que exibam o produto como se o cliente tivesse ele em mãos.
Outra dica interessante é, humanizar as imagens do seu e-commerce.
Utilizar imagens de pessoas usando o produto que está sendo vendido é uma ótima maneira de fazer isso.
Assim, o cliente consegue visualizar detalhes como, por exemplo, o tamanho do item.
Além disso, a descrição dos produtos também exerce um papel fundamental.
Ela é responsável por informar o consumidor sobre o item, contribui para o SEO da loja, ajudando o cliente a encontrar seu anúncio através dos sites de pesquisa.
Uma descrição bem feita e humanizada consegue incentivar o cliente a comprar e melhora o desempenho do e-commerce.
Otimize a experiência de compra
A conclusão da compra é a etapa em que todos querem chegar, portanto, ela deve ser muito bem desenvolvida.
Você também pode aprimorar sua loja virtual fazendo ajustes nessa etapa. Dessa forma, é possível evitar frustrações e abandonos de carrinhos por parte dos clientes.
Partindo do ponto de que o cliente está com a clara intenção de comprar, você deve auxiliá-lo para que a venda aconteça de forma simples e rápida.
No caso dos clientes que já compraram em sua loja antes, você pode ajudá-los na realização de novas compras, completando previamente os dados de entrega e cobrança recorrendo ao cadastro deles.
Quanto menos informações o consumidor precisar preencher nessa hora, melhor.
Também é interessante oferecer aos potenciais clientes facilidades, sendo possível associar suas contas ao e-mail ou a alguma rede social, agilizando o cadastro e melhorando o desempenho do e-commerce.
Observe o tempo de carregamento da sua loja virtual
Sua loja virtual pode até ser chamativa e oferecer produtos bons com preços acessíveis, mas se as páginas do seu e-commerce demoram para carregar, o possível consumidor pode acabar desistindo.
A velocidade de carregamento das páginas do seu e-commerce cria impacto direto no SEO, além de ser determinante para a concretização da compra.
Em sua loja virtual, as imagens em formatos e tamanhos adequados, código fonte limpo e bem escrito com banco de dados dedicados são aspectos capazes de melhorar o tempo de carregamento.
Um bom tempo de carregamento é fator decisivo para promover uma experiência de compra agradável ao consumidor.
Ofereça promoções e condições especiais
Entre as opções mais chamativas para os clientes, estão o frete grátis, descontos para quem recomendar sua loja virtual para amigos que fecharem negócio e para o cliente que realizar uma compra acima de determinado valor.
Oferecer condições especiais em datas sazonais também é uma ótima estratégia para aumentar o desempenho do e-commerce.
Basta analisar com calma todas as possibilidades para evitar prejuízo e manter uma boa taxa de lucro.
Trabalhe na responsividade da sua loja virtual
Cresce a cada dia o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis, e é por esse motivo que adequar sua loja virtual ao modelo de navegação responsivo é tão importante!
O ideal é pensar em um layout que favoreça a navegação, considerando que na compra online por um dispositivo móvel, o consumidor busca pela mesma eficiência e facilidade de seu e-commerce em um computador.
Perante isso, os serviços, conteúdos e itens da sua loja virtual devem ser adaptados para melhorar a experiência na plataforma mobile e consequentemente aumentar o desempenho do e-commerce.
Melhorar o ranqueamento orgânico
Um e-commerce que não aparece nos resultados dos mecanismos de buscas terá suas vendas afetadas.
Por esse motivo que investir na otimização do site com técnicas de SEO é fundamental para melhorar o desempenho do e-commerce.
Mas você sabe o que é SEO? Search Engine Optimization, traduzindo, otimização para motores de busca.
O tráfego gerado de maneira orgânica, em geral, é qualificado, pois surge de uma necessidade do visitante de saber mais sobre determinado assunto, e o melhor, é grátis!
Garantir um posicionamento nas primeiras páginas de busca consegue melhorar as suas vendas.
Ter uma persona bem definida
Você sabe o que é uma persona? Uma persona é, de forma resumida, o perfil do seu consumidor ideal.
Na hora de criar uma persona para o seu negócio, você deve pesquisar e examinar seus clientes atuais e futuros, respondendo às seguintes perguntas:
- Qual o tipo favorito de conteúdo?
- Qual a faixa etária?
- O que gostam e o que não gostam?
- Quais os interesses, necessidades e problemas?
- Quais as redes sociais que mais usa?
- Entre outras.
A partir das respostas, você pode montar um mapa sobre os seus consumidores e poderá criar a partir dele, estratégias de venda mais voltadas para determinado público.
A criação da persona busca ajudar sua empresa a vender mais e melhor, pois, faz com que seu negócio trabalhe da forma correta para aquele público específico.
Nesse artigo você pode acompanhar um pouco sobre algumas atitudes capazes de te ajudar a melhorar o desempenho do seu e-commerce.
Agora resta a você lojista, escolher qual delas se encaixa melhor no seu modelo de negócio e colocar a mão na massa! Vamos lá?
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