Você sabe o que é e para que serve uma CTA no Instagram?

O Instagram é uma rede social gigante com milhares de usuários por todo o mundo. Isso por si só, se usado da forma correta, pode trazer muitos benefícios para o seu negócio online. 

Nesse artigo, você vai descobrir um pouco sobre o que é uma CTA, qual sua funcionalidade e como criar uma para o Instagram.

 

O que é uma CTA?

CTA é uma sigla que representa “call to action”, em português, quer dizer “chamada para ação”. Em outras palavras, é uma técnica aplicada com o intuito de despertar no outro o desejo de tomar uma atitude.

Por exemplo, quando assistimos um vídeo no YouTube e o apresentador sempre fala “Deixa o like no vídeo, se inscreva no canal e ative o sininho”. 

Isso é uma chamada de ação, você está chamando a pessoa para tomar uma atitude, no caso, curtir seu conteúdo e se inscrever no canal.

Essa técnica não é nova, já acompanhamos as CTAs na TV, quando o apresentador fala “Para comprar o produto, basta ligar agora para o número X”.

 

CTA no Instagram

Produzir uma call to action pode parecer uma tarefa simples, mas criar sua CTA no Instagram deve ser visto como uma estratégia.

Muitos proprietários não dão a atenção necessária que a CTA merece. 

Para fazer uma CTA para o Instagram, primeiro você deve analisar suas métricas, pois elas representam o fluxo de suas postagens, por isso, serão fundamentais na montagem de suas estratégias.

Quantas vezes você termina o post pedindo para que aquela pessoa realize uma ação com aquele conteúdo?

Isso pode fazer toda a diferença para aumentar o engajamento de suas publicações, tanto para seus stories, quanto para o feed.

Você precisa compreender que, em uma rede social como o Instagram, existem diversas maneiras de o seu público reproduzir uma ação. 

Em um post de feed, por exemplo, existem 5 ações diferentes que podem ser feitas: 

  • Curtir;
  • Comentar;
  • Salvar;
  • Compartilhar nos stories;
  • Mandar para amigos.

 

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Um dos erros mais comuns é quando você pede ao público para fazer tudo isso em simultâneo. 

A pessoa se cansa só de ler a sua chamada de ação, pode acreditar!

Compreender as diferentes ações fazem toda a diferença para criar um CTA com uma estratégia que realmente funciona.

Portanto, para fazer um CTA eficiente, a primeira coisa a se pensar é: que espécie de conteúdo você está compartilhando? 

O segundo passo é pensar em quais ações conseguem ajudar seu perfil.

Já sabemos que salvar e comentar são as ações que mais aumentam o alcance das  publicações no feed. 

Entretanto, para reels, por exemplo, comentários e compartilhamentos em stories conseguem fazer toda a diferença!

De forma resumida, é indispensável entender sobre a plataforma e quais ações são mais vantajosas para você ganhar mais alcance e não desperdiçar sua CTA no Instagram com ações que não tem relevância, como pedir para a pessoa curtir o post.

 

 

CTA para Instagram: Stories

Os stories são ótimos meios de divulgação para suas call to actions no Instagram.

Entretanto, você deve prestar muita atenção em como eles serão criados, pois, tudo nos stories é muito rápido e agitado.

Dessa forma, nenhum assunto deve se estender muito dentro dos stories, ele deve acompanhar o tempo de duração padrão, que no caso, são de pontualmente 15 segundos. 

Uma gravação extensa em um storie tem duração máxima de 45 segundos, o que dá uma quantidade de 3 stories.

É recomendado que para uma CTA no Instagram, você não se prolongue muito, pois como já foi dito, os stories são ferramentas dinâmicas e ligeiras. 

 

Exemplos de CTA para Instagram story:

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CTA para Instagram: Bio

A Bio de seu perfil é basicamente sua mensagem de Boas-vindas para seus consumidores, visitantes e clientes em potencial. 

É fundamental ter uma Bio organizada, caso você esteja criando alguma campanha, ou tenha um site, é legal ter esse link em sua Bio no Instagram.

Dessa forma, as pessoas não perderão tempo buscando sobre o link pelo seu Feed e nem abrindo outras abas de pesquisas fora do Instagram. 

Por isso, é importante que sua Bio esteja organizada em: o nome da sua loja acompanhado de um tema forte, o serviço que você está oferecendo e por fim a sua call to action.

 

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Exemplos de CTA para Instagram bio:

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Dicas básicas de CTAs para Instagram

“Compartilhe esse post nos stories”

Essa é uma ótima CTA para ser usada principalmente em postagens informativas, que agregam valor. 

Neste caso, é possível utilizar frases como “Gostou de saber disso? Compartilhe nos stories para que mais pessoas possam descobrir também”.

Essa CTA no Instagram também é excelente para publicações inspiradoras, capazes de fazer as pessoas mostrarem para os outros e criar uma rede do bem. 

E, nessa altura, você pode usar uma CTA com “Cative outras pessoas hoje e compartilhe esse post no seu storie”.

 

“Salve esse post”

Entre muitos intelectuais sobre o algoritmo do Instagram, existem diversas teorias de que a função que consegue gerar mais relevância para um perfil é a de salvar. 

Quanto mais vezes seu conteúdo for salvo, mais a rede social entende que seu post é relevante e dessa forma, aumenta seu alcance.

Portanto, utilizar a função salvar em uma CTA é sempre muito significativo.

Lembrando que o CTA de salvar só age de verdade quando seu post é algo que aquele visitante quer ver outras vezes. 

Por exemplo, quando você informa algo sobre um assunto complexo, ou fornece uma informação útil a qual a pessoa deseja ler mais vezes.

 

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Instagram e vendas online

O Instagram é sem dúvidas uma rede social muito popular no mundo inteiro, capaz de expandir de forma absurda o alcance da sua marca se usado da maneira correta.

Entretanto, mesmo o aplicativo multiplicando o alcance do seu negócio, ele não lhe oferece todas as ferramentas e o suporte necessários para vender online.  

Existem algumas estratégias como a de e-mail marketing, por exemplo, capazes de proporcionar um ótimo resultado para o seu negócio.

Entretanto, para utilizar essa estratégia é preciso ter acesso a certos dados do consumidor que não estão disponíveis no Instagram.

Uma plataforma de e-commerce completa consegue ajudar você nas vendas, visto que, ela te entrega dados valiosos sobre seus clientes e potenciais clientes. 

Você pôde acompanhar um pouco mais sobre o que é uma Call To Action e como é possível utilizar uma CTA no Instagram, espero que você tenha gostado!

Agora resta a você analisar a melhor opção de CTA para o seu negócio!

 

Sabia que criar uma loja virtual é muito mais fácil que você imagina?

 

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