O e-commerce hoje não é só mais uma aposta para empreendedores. São inúmeros os cases de sucesso em plataformas e-commerce e, para quem quer fazer parte dessa estatística, a análise de risco do negócio é item indispensável. 

A popularização desse setor tem trazido, além de acirrada concorrência, desafios atrelados à segurança das empresas e dos seus clientes. Para se destacar no mercado, a análise de risco é a forma pela qual o seu negócio estará preparado contra ataques e fará a diferença no seu nicho. 

 

O que é análise de risco e como se aplica ao e-commerce?

Análise de risco é um exercício de reflexão sobre quais os riscos inerentes a um negócio. Em outras palavras, é enumerar quais os possíveis problemas que a empresa poderá enfrentar

Ao entender quais as vulnerabilidades de uma empresa, o gestor é capaz de desenvolver estratégias que evitem que tais problemas ocorram.

A análise de risco no e-commerce tem a mesma lógica: os https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistradores a usam para prevenção contra tentativas de fraude nas lojas virtuais. Não são raras as vezes que usuários utilizam-se da má-fé em plataformas de e-commerce, praticando condutas ilegais, tais como:

  • uso de informações falsas ou roubadas;
  • pagamento por meio de cartão de crédito ou débito clonado ou roubado;
  • ataque de hackers e vazamento de dados sensíveis. 

 

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Os principais riscos de um e-commerce

Para ter sucesso em uma loja virtual, é essencial ter uma boa gestão de risco. Vender online é uma realidade que facilita o acesso a produtos e serviços e aumenta o volume de vendas de um negócio. 

Os gestores, contudo, se veem diante de novos desafios quando o assunto é https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar uma loja virtual: concorrência acirrada e aplicação de golpes.

 

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O número de tentativas de fraude no e-commerce aumentou mais de 20% no 1º trimestre de 2022; isso representa quase 785 mil aplicações de golpe. 

A análise de risco do e-commerce pode evitar a prática de golpes, tais como: 

 

Chargeback 

Fazendo uma tradução literal, é o mesmo que a reversão do pagamento. O golpista entra em contato com a operadora do cartão de crédito e relata um falso problema com o pagamento de uma compra virtual.

Em seguida, caso o e-commerce não consiga comprovar a legitimidade da compra, o valor é estornado. 

Resultado: a mercadoria é entregue, o valor da compra não é creditado e, ainda, a operadora cobrará a despesa. Ou seja, golpes em chargeback ocasionam um triplo prejuízo. 

 

Falso positivo 

O falso positivo acontece quando um pedido é cancelado em razão de suspeita de fraude, mas, na verdade, a compra é legítima. Para não perder conversões e a credibilidade da sua loja virtual, é necessária uma boa gestão de riscos para evitar alarmes falsos

 

Fraude zero

Cautela em excesso pode ser um risco ao e-commerce. Alguns gestores, por investir em muitas ferramentas contra tentativas de fraudes, acabam por confundir golpes com uma compra legítima. 

É preciso, sim, ter sistemas antifraude, mas desde que haja um equilíbrio entre os índices de chargeback e os alertas de fraude. 

 

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Outros exemplos

Nunca se pode subestimar a criatividade dos golpistas, especialmente em um ambiente virtual. Diante disso, outros exemplos de riscos a que está exposto o e-commerce são: 

  • problemas de estoque;
  • falsas avaliações negativas;
  • equívocos em fretes e entregas;
  • ataques cibernéticos e no servidor;
  • inadimplência nos pagamentos;
  • queda da taxa de conversão.

 

Vantagens de investir na gestão de riscos

Sem dúvidas investir na análise de riscos apresenta vantagens para os e-commerces, mesmo que seja uma empresa de pequeno porte

É um meio de se destacar diante da concorrência, oferecendo plataformas mais seguras e oferecendo ao mercado inovação, garantindo também:

  • Mais segurança aos dados dos seus clientes, principalmente em razão dos pagamentos online;
  • Fluxo de caixa correto e estabilidade financeira;
  • Implementação de medidas protetivas contra golpes; 
  • Credibilidade da marca; 
  • Destaque no mercado em relação à concorrência. 

 

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Como proteger seu negócio dos riscos de um e-commerce?

Investir em soluções e ter boas práticas de análise de risco vão proteger o seu negócio. Este passo a passo pode te guiar: 

 

Identificação e classificação dos riscos 

É o momento de analisar números, resgatar o histórico de tentativas de golpes da empresa e mapear quais as fragilidades do e-commerce. 

 

Avaliação dos riscos 

Aqui, o gestor deve determinar os efeitos que os riscos podem causar no negócio, como uma espécie de antecipação dos possíveis danos

 

Mensuração dos riscos 

Sabendo-se dos riscos atrelados a uma operação, é importante atribuir peso aos danos. Isso significa classificar quais riscos são mais severos ou não

 

Elaboração de um plano de ação e monitoramento  

Trata-se da criação de mecanismos que mitiguem os riscos, isto é, diminuam a incidência de fragilidades e aliviem as suas consequências.

Mas é importante relembrar que a mitigação dos riscos só é possível se, antes, forem analisados e mapeados quais são tais riscos. 

Por mais que a análise de risco possa parecer uma estratégia complexa, acredite, todo e qualquer negócio pode (e deve!) investir em boas práticas de prevenção de fraudes. 

Alguns exemplos de práticas simples que diminuem a exposição a riscos são: 

  • Consultar o score do CPF dos clientes para uma boa análise de crédito; 
  • Usar meios de pagamento seguros;
  • Utilizar certificados digitais;
  • Checar o histórico de compras dos clientes; 
  • Observar as transações anormais;
  • Controlar e oferecer diferentes meios de pagamento, tais como boleto, cartão de crédito, transferência e depósito bancário.

 

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A gestão e prevenção de risco serve para que um negócio se prepare para conter, controlar e reverter qualquer entrave que prejudique a saúde de seus processos, além de evitar fraudes e perdas irreparáveis. 

Para isso, a tecnologia está à disposição para auxiliar: é indispensável o uso de soluções digitais que auxiliem no processo de desenvolvimento de plataformas mais seguras. 

 

Breve biografia Assertiva

A Assertiva surgiu da união entre visão de negócios, inteligência de dados e segurança da informação.  A nossa missão é ajudar as empresas a criar relações comerciais mais saudáveis e transparentes.

Nosso maior objetivo é deixar o processo mais simples e seguro, para as empresas e os consumidores, desde a prospecção até a cobrança.

Para isso, oferecemos soluções que diminuam os riscos das transações e aumentem as chances de sucesso, gerando lucro e bom posicionamento diante da concorrência. 

Independentemente do seu nicho ou do tamanho da sua empresa, pode ter a certeza que a Assertiva tem a solução tecnológica que vai alavancar os resultados do seu negócio!

 

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