Logo branca da iSET | Blog da iSET
Search
Close this search box.

O futuro dos meios de pagamento: 6 tendências para os próximos anos

futuro-dos-meios-de-pagamento-seis-tendencias-para-os-proximos-anos-2500x1440

O dinheiro é uma convenção social que foi criada para facilitar o processo de trocas e aquisições. Com o passar dos anos, novas formas de pagamento surgiram e, com elas, novas tecnologias foram necessárias. 

Logo, os meios de pagamento são o tipo de tecnologia que precisa evoluir junto com os hábitos de consumo e as necessidades e conjunturas do mercado. Nos últimos anos, passamos por grandes transformações nesse âmbito e, sem dúvidas, a pandemia foi uma grande precursora de novidades.  

Vimos, por exemplo, o crescimento das compras online e, junto com elas, a popularização dos pagamentos por QR Code, carteiras digitais, Pix, criptomoedas, entre outros.

E o que nos aguarda pelos próximos anos? Se você quer saber mais sobre o futuro dos meios de pagamento, este artigo é para você! Vamos lá? 

 

1- Cultura data-driven e personalização da experiência de pagamentos 

Nunca se produziu e armazenou tantos dados quanto nos dias atuais – e isso não para por aqui. A conectividade 5G, além de proporcionar agilidade para navegação,  tem a capacidade de coletar uma grande quantidade de dados dos usuários.  

Isso significa que players de pagamento, e-commerces e todo e qualquer tipo de serviço terão uma gama de informações ao seu dispor, o que é fundamental para criar experiências cada vez mais personalizadas e próximas do que o consumidor  precisa. 

Junto com o ouro, que é o grande volume de dados, vem a responsabilidade de armazenar  e gerir essas informações com ética e segurança. Por isso, são esperadas novas iniciativas no mesmo sentido da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) das entidades e órgãos reguladores.

Ainda assim, a cultura data-driven chega para ficar e modificar a forma com a qual novos produtos financeiros são desenvolvidos, tornando-os cada vez mais refinados. 

 

2- Pagamento omnichannel 

Falar em omnicanalidade como futuro dos meios de pagamento pode parecer redundante, já que essa é uma pauta recorrente, considerando, sobretudo, a evolução de produtos como a Prateleira Infinita e o uso de Pix e QR Code em larga escala nos últimos anos.

No entanto, é preciso lembrar que o mercado como um todo ainda está engatinhando para criar de fato uma experiência omnichannel fluida e orgânica. Por isso, ainda vale mencionar a integração entre os mais diversos canais de pagamento como uma tendência de longo prazo.  

 

futuro-dos-meios-de-pagamento-seis-tendencias-para-proximos-anos-2500x1440

 

3- Social payments 

As redes sociais já fazem parte dos hábitos de compra dos usuários, não apenas para pesquisa de resenhas e avaliações de outros usuários, como para navegar nos catálogos das marcas e, até mesmo, finalizar a compra na própria rede social. 

Isso torna o ato de comprar orgânico e integrado ao seu fluxo de busca. Nesse sentido, o link de pagamento já é uma solução que possibilita aos negócios que vendem online oferecerem uma experiência de compra condizente com a jornada do cliente. 

Ainda assim, é esperado para o futuro dos meios de pagamento soluções nativas das redes sociais, como o WhatsApp Pay, que já está sendo aprimorado. Pode-se dizer, inclusive, que essa tendência está em atraso. 

Afinal, os consumidores já têm toda uma jornada de compra dentro das redes sociais, sendo mais do que natural levar a finalização do carrinho de compra para esse espaço e eliminar barreiras e redirecionamentos.

Portanto, é esperado para um futuro bem próximo a oferta de ferramentas de pagamento integradas às redes sociais. 

 

4- Tokenização 

Uma das maiores preocupações de todos os agentes envolvidos em vendas no ambiente virtual é a segurança. Isso porque as fraudes são um problema recorrente que acomete empreendimentos em transações digitais. 

Nesse sentido, a tokenização é uma tecnologia que já vem sendo empregada como uma camada a mais de segurança para dados no ambiente online e que desponta como uma forte tendência nos pagamentos. 

O token é uma espécie de código alfanumérico que substitui informações reais e dados sensíveis, evitando que eles transitem no ambiente virtual e se tornem suscetíveis a roubo ou vazamento de dados.

No âmbito dos meios de pagamento, a tokenização está começando a ser empregada no fluxo de transações por cartão de crédito, por meio da bandeira do cartão. 

Em termos práticos, isso significa que, quando um cliente realiza uma compra online com seu cartão de crédito, o meio de pagamento pode solicitar à bandeira de cartão que os dados sensíveis do titular sejam protegidos via token. 

Atualmente, a compra por cartão de crédito é a mais suscetível ao roubo de dados, seja por invasão de sistemas ou por engenharia social através do phishing. Sendo assim, a tokenização de bandeira já chega para agregar de maneira efetiva mais segurança no ambiente online.  

Mas, no longo prazo, a sua eficácia não se limitará ao cartão de crédito, podendo se estender a todo tipo de transação que envolva dados sensíveis dos usuários. Trata-se portanto, de uma forte tendência para o futuro dos meios de pagamento a curto e longo prazo.

 

5- Moedas Digitais 

Criptomoedas e metaverso já se tornaram o assunto do momento. Nesse sentido, uma forte tendência para os próximos anos é o crescimento de moedas digitais e desenvolvimento de novas formas de pagamento voltadas para o ambiente virtual, atendendo a essa nova realidade e tornando também os pagamentos imersivos e sem fricção. 

 

6- Pagamento como serviço 

O Payment as a Service é outra tendência que já está começando a ser colocada em prática e que tem um lugar garantido no futuro dos meios de pagamento. 

O PaaS é um serviço que conta com tecnologias pré-desenvolvidas para que empresas possam ofertar soluções de pagamento próprias.

Isso é feito por meio de tecnologia whitelabel e é uma maneira de abrir o leque da oferta de produtos financeiros para empresas que não são desse setor ou que não têm tecnologia própria para desenvolver certas funcionalidades. 

Tem crescido o número de negócios como marketplaces e plataformas de e-commerce que oferecem meios de pagamento próprios

 

futuro-dos-meios-de-pagamento-seis-tendencias-para-os-proximos-anos-2500x1440

 

O PaaS é uma solução que chega para tornar esse processo mais fácil, barato e sem fricção, sendo uma resposta para negócios de diferentes naturezas e portes aumentarem o lifetime value de seus clientes e rentabilizarem seus negócios de novas formas. 

Você já tinha familiaridade com alguma dessas novidades? Esses são apenas alguns dos recursos que estarão presentes no futuro dos meios de pagamento. 

Afinal, a cada dia que passa, novas ferramentas surgem para incrementar a experiência de compra e a segurança do usuário, e cabe aos players do ecossistema de e-commerce se manterem atualizados para ofertar o melhor para os empreendedores. 

Falando em atualização, é importante que você, empreendedor, tenha sempre atenção às novidades de mercado, para isso, continue acompanhando o blog da iSET. Periodicamente são lançados artigos com conteúdos de alto nível que você não vai querer perder. 

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, tecnologia de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo., que viabiliza soluções de pagamento para e-commerces e marketplaces, como Split de Pagamento, Compra Com Um Clique, Retentativa de Pagamento e todas as formas de pagamento necessárias para o aumento da conversão de venda dos negócios. 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!


Autor convidado

Autor convidado

Os autores convidados do blog iSET são aqueles fazem parceria de Guest Post!
Autor convidado

Autor convidado

Os autores convidados do blog iSET são aqueles fazem parceria de Guest Post!

Compartilhe em suas redes

CONTEÚDOS

Conteúdos Relacionados

GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO?

Inscreva-se Em Nossa Newsletter

Ao inscrever-se em nossa newsletter, você terá acesso em primeira mão de todos os nossos conteúdos, das mais diversas área de um negócio online, e nas mais diversas plataformas.