As estratégias e ações digitais que você desenvolve têm o objetivo de gerar tráfego para o seu site estimulando as vendas.
O domínio da sua loja online é o endereço dela e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível.
Se o domínio registrado for complexo, não tiver semelhança com sua marca ou associação ao segmento, suas chances de ser encontrado podem ser prejudicadas.
Não se esqueça que o site é o endereço da sua loja.
Por isso, a escolha deste endereço requer muita atenção!
Tipos de extensão de domínios
O habitual “.com” é utilizado para fins comerciais. Quando isolado trata-se de um domínio global. Acompanhado por “.br” remete a um endereço brasileiro.
Contudo, você já deve ter visto domínios diferentes do tradicional www.meusite.com.br e se questionado qual o critério de escolha ou o que significa, certo?
- -.org: para organizações sem fins lucrativos;
- -.info: sugere que sejam sites com grande volume de informações, seja para assuntos específicos ou não;
- -.biz: voltado para negócios, remete ao significado da palavra em inglês business;
- -.net: indicado para empresas envolvidas em negócios na Internet.
Existem também extensões de domínios para segmentos específicos e profissionais liberais como:
- -edu.br: para entidades de ensino superior;
- -gov.br: voltado para entidades governamentais;
- -med.br: para profissionais liberais de medicina;
- -mus.br: indicado para músicos.
Dicas para escolher o melhor endereço para a sua loja
O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca.
Por isto ele deve ser simples, curto e de fácil compreensão para ser gravado. Para a melhor escolha fique atento a questões que possam dificultar a memorização como:
- Escrita diferente da pronúncia;
- Excesso de consoantes;
- Nomes extensos;
- Acentos que dificultem a pronúncia, logo a memorização;
- Nenhuma associação ao nome da marca, produto ou segmento.
Como registrar um domínio no Brasil
Após a escolha do endereço, o próximo passo para registrar seu domínio é validar se ele está disponível. Desta forma, é sempre bom ter algumas cartas na manga.
Para fazer esta verificação separe os domínios de interesse e acesse http://www.registro.br/.
Se preferir você pode fazer isto aqui em nosso site. É simples! Basta inserir o endereço e escolher a extensão. Caso o endereço esteja livre basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquiri-lo.
Considere o registro de endereços alternativos
Seja para redirecioná-lo ao domínio em que seu site for hospedado ou apenas como estratégia para que a concorrência não os utilize, considere a compra de domínios que possam causar dúvidas ao cliente como nomes similares em extensões diferentes ou endereços com termos mais genéricos que remetam ao seu segmento e tenham alto volume de buscas.
Os custos para registrar seu domínio são baixos e podem ajudar a cercar o cliente que busca por sua marca ou mercadoria.
Muita atenção com as junções de palavras
Na hora de registrar seu domínio é preciso se manter atento caso for necessário utilizar duas palavras, pense como elas vão ficar quando forem digitadas juntas.
Por exemplo, se você escolher o domínio www.abelhaamarela.com.br é bem possível que o consumidor se confunda por um momento com a letra “a”.
Além disso, esse modelo de domínio também consegue fazer com que você precise sempre deixar claro qual é o nome certo do seu site, isso pode se tornar bem cansativo com o tempo.
Portanto, é melhor prestar atenção nas junções de palavras antes de registrar seu domínio.
Erros e variações
Existem algumas palavras cuja grafia consegue confundir as pessoas, como, por exemplo, viajem ou viagem, conserto ou concerto?
Por isso, é preciso pensar muito antes de utilizar esse tipo de palavra, pois elas conseguem confundir as pessoas com facilidade e isso vai dificultar o acesso ao seu site.
Outro ponto importante que você precisa se atentar na hora de registrar seu domínio são as variações, como, por exemplo, masculino e feminino, plural e singular.
Uma única letra errada pode levar seu cliente diretamente para um domínio que não é o seu, ou até pior, pode ser o site de um concorrente.
Opte por não utilizar caracteres especiais
Números, traços, underlines, pontos e outros caracteres especiais não precisam ser utilizados na hora de registrar seu domínio.
Isso por esses elementos conseguirem confundir a cabeça do usuário, além disso, a maioria dos sites, principalmente empresas, não têm o costume de utilizar esses caracteres.
Palavras com Ç também precisam ser evitadas, pois, o sistema de domínios não suporta esse caractere, dessa forma ele será identificado apenas como C.
Agora que você já tem todas as dicas para escolher um domínio avalie as possibilidades e registre a melhor opção para a sua estratégia.
Se ainda restaram dúvidas, não se esqueça de compartilhá-las aqui nos comentários!
Leia também:
- Um passo a passo simples: como criar uma loja virtual;
- Como tirar fotos de produto de qualidade para a loja virtual;
- As 10 transportadoras que podem impulsionar seu negócio.
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,