Como você apresenta os produtos da sua loja virtual? Entre tantos procedimentos que envolvem o dia a dia de um e-commerce, a maneira como a mercadoria é mostrada pode parecer um mero detalhe, mas não é. Uma apresentação profissional ajuda na conversão de mais vendas.
E tem mais! Dado de um estudo recente do FecomercioSP aponta o quanto é importante impactar os internautas – principalmente os que visitam a loja pela primeira vez – não só com um layout bonito, mas com todas as informações necessárias sobre os produtos. Isso porque 57% dos consumidores que participaram da pesquisa avaliaram que as lojas virtuais não oferecem informações claras e objetivas.
Ou seja, aliar o design à usabilidade na hora de apresentar seus produtos é essencial. Veja as dicas que preparamos para garantir a visibilidade do que o seu negócio oferece.
Coloque-se no lugar do cliente
Antes de ter a sua loja virtual, você já comprava pela internet, certo? Então comece a pensar na apresentação dos seus produtos como cliente. Considere as informações que você gostaria de encontrar com facilidade e nos caminhos necessários para concluir a compra sem dificuldades e com agilidade.
Vale também perguntar para parentes e amigos – a sua mãe que ainda está dando os primeiros passos no mundo virtual e aquele amigo heavy user de internet e tecnologia – sobre quais informações eles gostariam de encontrar em uma loja virtual.
Desta forma, você verifica como diferentes grupos de consumidores se comportam ao fazer compras online.
Descreva os produtos com criatividade
Na hora de descrever seus produtos, seja criativo. Deixe de lado termos técnicos, pois estas informações podem ser encontradas no site do fabricante.
Caso você mesmo fabrique os produtos à venda no seu e-commerce, coloque o link do manual de instruções no espaço da descrição, porém, descreva a mercadoria – destacando suas vantagens, dicas de utilização dos itens, detalhes, curiosidades e benefícios – com uma linguagem objetiva e que tenha a ver com os valores da sua empresa e com o público que você quer atingir.
É muito importante não usar descrições de outros sites. Assim, você cria vantagem para o seu negócio nos mecanismos de busca. Outra medida que ajuda o consumidor a encontrar sua loja com mais facilidade é definir as palavras-chave ligadas ao seu produto, utilizando o nome do fabricante ou marca.
Tenha em mente que uma boa descrição aproxima o comprador da sua loja, aumentando assim a conversão de vendas.
Invista em imagens de qualidade
Para transmitir a credibilidade, o profissionalismo e a seriedade do seu negócio, trabalhe sempre com imagens de alta qualidade. Quanto mais fotos, que mostrem o produto de vários ângulos, suas variações de cores e tamanhos, melhor. Isso ajuda o cliente a conhecer a mercadoria e, consequentemente, a fechar negócio.
Além disso, ele não correrá o risco de comprar um produto na dúvida ou achando que era outro, o que evita trocas. Sem contar que boas imagens dão força à sua marca e aumentam o diferencial da empresa em relação à concorrência.
Tenha uma apresentação bonita, porém organizada
Já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Nestes casos, a página principal da sua loja virtual conta muito, mas de nada adianta ter um layout bonito se ele não for bem planejado, harmonioso e fácil de navegar ou não comunicar a organização do seu negócio.
O consumidor deve navegar com facilidade pelas seções do seu site para encontrar os produtos que lhe interessam. Para proporcionar uma experiência bacana ao cliente, influenciar em sua decisão de compra e fazer com que ele volte nas próximas compras, sua loja virtual precisa de uma navegação simples, fácil, intuitiva e rápida.
Para isso, deixe as informações úteis à vista, coloque o campo de busca na parte superior do site à direita e tenha seus contatos no rodapé, mesmo que eles também estejam em outro local. Se você tiver uma loja “desorganizada”, o consumidor não vai pensar duas vezes em procurar a concorrência, que no ambiente virtual está a um clique.
Seguindo estes passos, você vai melhorar a apresentação dos produtos e, consequentemente, gerar tráfego e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Pronto para colocar as dicas em prática? Ficou alguma dúvida? Fale conosco, nos comentários!
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